Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 6×08 Fade Into You

Por: em 25 de novembro de 2014

The Vampire Diaries – 6×08 Fade Into You

Por: em

Essa semana em The Vampire Diaries tudo começou a se encaixar e sim, tivemos mais um exemplo que o sexto ano da série ta indo muito bem, obrigada. Fade into You, em termos de construção da narrativa em si, foi o melhor da temporada – me atreveria a dizer que um dos melhores se compararmos com os dois últimos sofríveis anos. Mas para você que acha que já deu, um aviso: No Way, a temporada está até agora de parabéns.

Em pouco mais de 40 minutos não vi nenhuma cena desperdiçada: Tivemos suspense, surpresas, humor e entretenimento, de um nível que nós sempre esperamos da série. As  tramas paralelas foram para frente, mesmo tendo como principal motivo revelar aos espectadores mais sobre a história de Kai e o seu clã Gemini. Mesmo tendo se desenvolvido em três diferentes cenários, a trama do capítulo dessa semana foi bem amarrada e uniu algumas pontas que antes pareciam soltas no roteiro.

Eu tenho esse perfil de me apegar à histórias e com a oportunidade de escrever essa resenha, esmiuçar os acontecimentos para que eu possa entender melhor o que eu assisti.  Em Whitmore, Caroline organizou um jantar de Ação de Graças – FriendsGiven – onde se juntaram Elena, Jo, Liam, Tyler, Liv e Luke. Enquanto isso, Damon, Stefan, Alaric e o fofo Mr. Cuddles caíram na estrada e foram para Oregon atrás de qualquer pista dos Gemini. Quem também foi para o mesmo local, na realidade retrô, foram Kai e Bonnie… Bora lá, que tem muita coisa para falar!

Fade into you flashback

O episódio começa com um flashback ( coisa que sempre cai bem na série). Se em Black Hole Sun nós tivemos a chance de ver o que Damon fez no dia 04 de maio de 1994, agora temos a oportunidade saber sobre os acontecimentos que viraram notícia nos jornais do país naquele dia. Sim, assistimos “em tempo real” o massacre da família de Kai em cenas que fariam jus à qualquer filme de psicopatas. A atuação de  é fantástica, e sim, eu adoro psicopatas carismáticos, vocês não?

A sequencia conseguiu demonstrar bem o terror que o jovem afligiu na sua casa aquela noite. Ele grita por Jo(sette – nome bonito, né?), pedindo para que a irmã apareça. A jovem está simplesmente com um ferimento de faca que nós sabemos ter sido responsável pela eliminação do baço da futura médica de Whitmore. Mesmo gravemente ferida, ela encontra duas pequenas crianças escondidas e se esconde debaixo da cama com eles – pelo fato delas serem loiras, já concluí que seriam Liv e Luke, ou seja, finalmente a adição meio inútil no final da temporada passada, passou a ter alguma relevância. Oremos.

Kai quer passar seu facão nos pequenos e Josette (sério, nomezinho infame), com sua mágica, maneja de torná-los invisíveis. O que foi toda aquela tensão? Adorei a atriz que interpretou Jo jovem, muito parecida com a sua versão mais velha. Ela agarrada às crianças, apenas vendo as botas ensanguentadas do irmão. Eu estava vidrada, desde quando nos foi dada a informação de Kai havia cometido um verdadeiro infanticídio em sua casa, aguardava ansiosamente para ver como ele fez. Fomos poupados das cenas dos outros homicídios, mas de qualquer forma achei super válido.

The-Vampire-Diaries-6x08

Voltando para Whitmore, vemos que Liv não ta na vibe muito boa, por conta da proximidade do seu aniversário de 22 anos, consequentemente também de Luke. Por conta do flashback, nós sabemos que Jo tem algum laço familiar com os gêmeos, mas a reviravolta que veio a seguir eu não havia teorizado em nenhum momento. A médica questiona se não conhecia os irmãos e de pronto eles negaram, mas quando Luke mesmo diante de protestos de Caroline, preocupada com o seu jantar – “Now would be an excellent time to shut down anything with na on/off Button…” – Luke mostra em seu celular imagens dele da irmã quando crianças.

E de quem é a voz falando com os pequenos no filme? Jo imediatamente se reconhece imediatamente e diz ter sido ela quem gravou aquelas imagens. Tia Jo? Não! Ela simplesmente é irmã mais velha de Lukas e Olívia (o verdadeiro nome dos alourados bruxos). Tá, pera, deixa eu entender: Então quer dizer que Kai é irmão de Jo, Luke e Liv? Oi? Alguns de vocês tinha imaginado isso? Pois é, nem eu. Nesse momento a recém reunida família explica tudo aos outros convidados do jantar. Depois do massacre promovido por Kai, a vovó Bennet acolheu a irmã do psicopata, ela ajudou com o feitiço para criar a realidade paralela para prender o psicopata. Essas Bennets tão em todas, né?

Agora temos uma resposta à conexão entre os clãs e como Sheilla manejou de salvar Bonnie, e Damon por tabela, de desaparecerem junto com o outro lado. Além disso, desde semana passada nós sabíamos que Jo era a irmã sem baço de Kai, mas o que ninguém suspeitava é que doutora é também gêmea do aborto. Nesse momento começamos a aprender mais sobre o clã Gemini (é, eu sei, o nome do coven fez sentido agora…). “ Kai killed 4 of our bothers and sisters to make a point, but he was really targeting Lukas and Olivia.”, então Tyler qustiona “Why them?” e Jo responde ”Because in our coven, twins are in line to be leaders .Kai wanted to be the leader, but that wasn’t possible if Lukas and Olivia were alive.”

Nos foi revelado a estrutura desse novo e aparentemente poderoso clã: Sempre ao completarem 22 anos, os gêmeos da geração deveriam fazer uma espécie de fusão – em inglês eles denominam o rito como merge. Com isso, um dos dois, creio que o mais poderoso absorveria o poder do outro e se tornaria o líder do grupo. Tudo começa a fazer sentido correto? A tristeza de Liv durante o episódio é em consequência da proximidade da data em que ela e Luke deverão passar por esse ritual, ou seja, ou ela suga o poder do irmão e o mata, ou morre. Fica claro que os problemas da família Parker não afetaram somente Kai. Essa terrível tradição e a pressão do pai deles, causou danos emocionais em todos. Não deu para entender a tranquilidade de Luke com a proximidade do seu aniversário, pois definitivamente as coisas não vão ser como canta Taylor Swift em 22. A irmã do rapaz, triste, se levanta e sai da mesa.

Mr. Cuddles

Enquanto isso, a caminho de Oregon nós temos a definição perfeita de uma Bromantic Road Trip. Existe como não amar Damon, Alaric e Stefan, juntos, atrás de pistas que possam fazer com eles consigam trazer Bonnie de volta? Stefan logo descobre que foi único a não ter sido convidado para o jantar de Caroline e sua reação me arrancou risadas, ainda mais quando Damon e Alaric literalmente começam a zoar com ele. Até o Mr. Cuddles (manuseado por Damon) deu sua opinião sobre toda situação do vampiro com a amiga – “I saw that from a mile away, and my brain is made of cotton” ou “Oh no. Is Stefan sensitive about ruining his friendship with Caroline? She really liked him, and he broke her heart”. Sério, que nome poderíamos dar se fosse para shippar os 3? Toda dinâmica entre os personagens foi tão gostosa de assistir… Dá para sentir que mesmo com tudo o que aconteceu na vida deles, a amizade ali é mais do que genuína.

Ao chegarem a um campo aberto, Stefan que veio reclamando da viagem o tempo inteiro, joga na cara o fato de não haver mais nada ali. Irritado com a implicância do irmão, ele pega o ursinho de Bonnie e bica para longe. Acontece que Mr. Cuddles é todo poderoso, inundado com a magia da bruxa, quebra um tipo de magia (vou chamar de feitiço da Capa da Invisibilidade, tá?), e uma enorme casa aparece diante dos rapazes – “Ms. Cuddles: one. Invisible, creepy mansion: zero.”- Por ser humano, somente Alaric consegue entrar na casa e fuxicando encontra diversos recortes sobre a sua namora, e uma foto de com Kai. É, agora cai a ficha para eles de que a médica é da família do maluco.

Nessa hora, o pai desse disfuncional núcleo familiar aparece e perguntam se eles conhecem o filho. Ao apertar a mão de Damon, ele lança a capa da invisibilidade sobre o vampiro, deixando Stefan e Alaric perdidinhos da silva. Joshua (interpretado por ) inflige dor ao nosso querido Salvatore, o levando para dentro da casa. Ao voltar a si, ele é questionado se Kai sabe a maneira de escapar da prisão. Diante da assertiva, o pai do aborto revela que caso ele maneje de escapar daquela outra dimensão, tendo em vista os poderes completamente disfuncionais do filho, ele iria atrás de Jo para proceder com a fusão, e assim se tornar o novo líder do clã.

Joshua Parker

Ademais, ficamos sabendo que Jo possui um Ascendente com ela. Ou seja, agora que Damon sabe disso o pai vê como única opção de impedir Kai de assumir o posto de chefe do coven é matar a filha mais velha. Ele dá início aqueles feitiços estilo vudu, colocando fogo em um relicário com a foto da filha. Acontece que por conta das descobertas, calha de no momento em que está tendo seu cérebro fritado por seu próprio pai, Jo também está ao telefone com Alaric e Stefan. Sentindo fortes dores, ela indica um tronco onde escondeu uma faca e nesse objeto, como Bonnie, ela armazenou sua magia. Por telefone também, ela os convida para entrar em sua casa. Jo desmaia de dor, enquanto Rick e Stefan invadem a residência para achar Damon e para o feito que Joshua estava fazendo. Mas ao se ver cercado, ele usa novamente seu trunfo e fica invisível.

Em Whitmore, Elena e Liam fazem de tudo para ajudar a tutora deles. E a vampira se vê obrigada a dar seu sangue para salvar a vida da médica. Nesse momento ela assume para o flerte sua condição sobrenatural e ele, obviamente, fica completamente desnorteado e incrédulo com tudo que presenciou. Acontece que, antes do jantar, Elena liga para Stefan para saber quando ele soube que podia confiar seu vampirismo à ela e eles responde “That’s easy. I was in love with you. I wanted you to know everything. You owe me dinner.”– gostaria de ressaltar aqui o real laço de amizade entre Stefan e Elena, todo sofri emento e culpa entre os dois foi claramente superado e The Vampire Diaries só tem a ganhar com essa nova condição da relação entre seus personagens principais.

Mas voltando a falar sobre Liam, depois de revelar a verdade para o garoto, ficamos um tempo sem saber se Elena iria ou não compelir o rapaz a esquecer de tudo. Caso ela deixasse ele continuar sabendo sobre sua condição de vampira, ficaria bem claro que os sentimentos dela pelo jovem eram mais fortes do que aparentavam, mas não. Elena não está apaixonada por Liam. Ela faz com que ele esqueça que eles tiveram sequer um date. Nossa, como eu queria poder compelir as pessoas, as coisas seriam muito mais fáceis…

Com a viagem dos homens, Caroline e Elena acabam por descobrir que Bonnie está viva e há uma chance de trazê-la e volta. Mais uma vez eu questiono, quantas vezes as pessoas na série vão ficar de luto pela bruxa? Sério, não faz sentido. Por mais que eu esteja amando muito a morena nessa temporada, meu deus, creio que ela nunca vai encontrar a paz. Amolecidas pela informação de que a melhor amiga está viva, Elena e Caroline mudam de atitude em relação aos irmãos Salvatore.

Stefan aparece no final do jantar, e a loira o espera com um marmitex – “Just because I hate you, doesn’t mean I want you to starve to death.” – Stefan então se permite ter uma abertura maior com a amiga. Ele se abre acerca dos motivos que o fizeram afastar a menina durante o tempo que seu irmão estava “morto”. A razão é que Caroline seria a única pessoa com quem ele poderia demonstrar realmente a dor que ele estava sentindo e chorar, e ele conclui “I didn’t want to cry anymore. So I had to push you away the most.”. Acho que a loira ficou satisfeita com a atitude da sua crush, pois ela não deixou mais ele falar, deu um sorrisinho e foi embora. Gente, sobre Steroline (eu odeio usar esses nomes para definir casais, mas eles são práticos para as reviews), vocês realmente acham que deve acontecer? Não sei porque eu acho que ela é tipo uma Lexi pra ele. Só por conta dela não querer mais ser amiga do Stefan, ele precisar dar um passo adiante nessa relação? Sei lá, se for por livre e espontânea pressão da sociedade eu prefiro que ele nem dê um beijinho na loira. Dá para ver que ele está completamente desconfortável…Talvez fosse interessante desenvolver um amor que em tese “não iria dar certo” aqui.

Damon elena 6x08

Elena e Damon também têm o seu momento. Ela vai até o bar e se mostra surpresa pelo fato dele e Bonnie terem passado os últimos meses juntos. Pelas memórias que ainda restaram na cabeça da menina, acho que a possibilidade deles serem amigos, ou ainda formarem o shipper mais amado da temporada – #Bamon – é muito estranha e ao mesmo tempo a faz perceber que seu ex não deve mesmo ser o crápula que ela lembra. Ela parece realmente sincera ao dizer que ainda não tem certeza se vale a pena dar uma nova chance a ele, visto que a mesma deixou um recado dizendo que o reset seria a única forma dela encontrar a felicidade. Ela pega na mão de Damon e diz que com Bonnie de volta ela poderia então pedir conselho a pessoa em quem ela mais confia para saber. Gente, achei a cena fofa, leve, mas me respondam uma coisa: A Elena francamente precisa de uma amiga para saber se um cara vale ou não a pena? É muita falta de tempero mesmo. Olha, eu amo The Vampire Diaries, mas algumas coisas eu não consigo entender.

Outro potencial casal, que eu carinhosamente chamo de LivTyler, também teve seu momento no episódio. Tyler, creio que pela primeira vez em 6 anos disse algo útil: Tradições antigas podem ser deixadas para lá, e darem lugar para novas. Ou seja, porque não mudar o jeito de eleger o chefe do clã sem obrigar um irmão à matar o outro? Enquanto isso, o ex-hibrido e potencial lobisomem garante que, em Mistic Falls ela está segura, já que por uma grata herança dos viajantes a cidade ainda se mantém magic-free. “So if your coven wants to find you, they’ll have to do it the old fashioned way: They’ll have to go through me”. Olha, sei da implicância que todos nós sempre cultivamos pelo rapaz, mas eu estou gostando dele junto com a Liv, tendo em vista ao crescimento exponencial dela na trama. Será que ele vai acabar reativando seu gene de lobisomem para proteger a bruxa de cabelos revoltos?

-the-vampire-diaries (2)

Novamente reservo o final da review para nossas estrelas: Kai e Bonnie. Depois dos acontecimentos da semana passada, o aborto leva a menina – no porta mala – para sua casa em Oregon. Gente, a viagem for pesada mesmo, por o cabelo da bruxa tava ó, um horror quando ela desceu do porta malas. O aborto foi acabou sendo o centro do episódio, ele ficou na boca de todos os personagens que agora estão ciente do seu potencial ofensivo caso ele saia da sua prisão. Ele se mostra meio que orgulhoso do cenário desolador da sua residência, há móveis jogados e manchas de sangue e ele parece querer mostrar para Bonnie que tudo aquilo ali foi obra dele.

Não que justifique o assassinato de 4 crianças, mas os problemas do jovem psicopatas são consequência única e exclusivamente da maneira que a família, creio que principalmente seu pai o tratou por conta de seu poder as avessas. “My family sent me to this prison world. My father, the great coven leader who treated me like crap for 22 years and then locked me here. It’s like his kids didn’t even matter. Coven always came first, no matter what.”. Bonnie até se mostra meio sensibilizada (PORQUE?????) e aceita a proposta dele de um último jantar para que depois, cada um seguisse seu caminho.

Nesse momento a série nos presenteia com o resto do flashback que mostra como Jo enganou o irmão, depois de depositar a sua magia na faca, dizendo que faria o ritual de fusão/merge com ele. Kai se mostra extremamente satisfeito, pois creio que ele sabendo da sua capacidade de sugar poder, tinha ciência de que Jo não acabaria como líder do clã depois do ritual. Sob o eclipse, os irmão proferem as palavras do feitiço e nada acontece. Vários Geminis presenciam a cena e não sei porque, notei uma leve tristeza no rosto de Jo ( Não pelo fato da tragédia que acometeu sua família, mas sim pelo fato de estar enganando seu gêmeo). Nesse momento, Kai estranhando tudo que estava acontecendo, cai no chão, em dor, por conta do feitiço feito pelo seu pai. Ele se utilizou de todo poder do eclipse, do clã e do ritual para aprisionar o filho naquele dia. O dia em que para ele seria de glória.

Merge

Essa questão de incluir na série uma família bruxa, poderosa e completamente disfuncional, pode sim acrescentar muito ao enredo da temporada. Ora, desde que perdemos nossos amados Mikaelsons para a genial The Originals, a série vêm tentando se reencontrar. O peso de Klaus e família ainda não foi compensado por ninguém, concordam? Silas tinha potencial e uma mitologia interessante, mas seu plot foi simplesmente rasgado no meio e resolvido antes mesmo do meio da quinta temporada. Sobre os viajantes e Markos, eu prefiro nem comentar. Mas agora com a família Parker e seu clã Gemini, eu consigo vislumbrar um futuro e talvez mais desdobramentos do que possamos esperar.

Vimos que o pai de Jo não titubeou em matá-la, somente por haver a simples possibilidade de Kai se libertar da prisão. Ele também se insere como peça importante na temporada, pois além de tudo, está claro que ele é um bruxo poderosíssimo e totalmente sem escrúpulos. Talvez ver seus outros filhos chacinados também tenha deixado uma profunda marca que o mudou para sempre. “Do you have any idea what it feels like to come home and find four of your children dead,another one impaled, two running for their lives? Do you think that image has ever left my mind?” – Mas de qualquer forma, ele não parece ser um homem fácil de lidar, vide a atitude de Liv e como Jo, ao sentir as dores, imediatamente soube que era o pai tentando dar cabo em sua vida.

Mas voltando ao Kai e a Bonnie, obviamente a bruxa paga por tanta honradez. Depois de tudo que ela presenciou e soube do cara, ela cai no papo de que ele vai deixar ela solta em 1994 para viver o 4 de maio para sempre? Claro que não! Depois do jantar ele pede que ela o acompanhe até o tronco da arvore. Acontece que o psicopata, ao ver o feitiço feito por Bonnie para transferir sua magia para seu ursinho, concluiu que a irmã deveria ter feito o mesmo há 18 anos. Ele então acha o facão, suga a magia e enfia novamente a lamina em Bonnie. Gente, quantas facadas essa mulher pode levar? Kai diz não precisar mais dela, pois ele já tinha decorado o feitiço e sobre o sangue…bem, ele acabou tendo acesso à muito. Depois de um tempo Bonnie recobra a consciência e encontra o amado Pager de Kai com a mensagem “eu menti”.

Kai Bonnie

É, agora resta saber como Bonnie vai cruzar o país para voltar para Mystic Falls. Talvez ela consiga a motivação necessária para recobrar a magia. Eu só queria que ela tivesse um pouquinho de sorte na vida, sério, ela merece. Então é isso, meus queridos, Fade Into You me deixou bem satisfeita, por trazer algumas verdades à tona e ser capaz de nos deixar intrigados, ansiosos o bastante para o próximo episódio.

Assista agora a provo do episódio I Alone, que vai ao ar dia 4 de dezembro.


– Observações:

– The Vampire Diaries sempre capricha na trilha. O que foram as cenas do Kai ao som de Mr. Jones? Doentio.

– Eu to curtindo a Liv e o Tyler junto, confesso. Penelope Mitchel, agora com mais relevância na historia, pode ter seu potencial bem aproveitado. Achei super genuína a dor e a tristeza dela em ter o destino meio que traçado por fazer parte dos Gemini. “Why do you think I’m trying to get rido f you? When I look ar you… I feel everything I don’t get to have. I either die in the merge or get to live with the fact that I killed my own brother. So tell me Tyler, how can you help with that?”

– Eu quero saber muito mais sobre os Gemini, quando as Bennet nos foram apresentadas, nós vimos que elas faziam parte de uma corrente super natureba. Em The Originals tivemos as bruxas meio destemperadas que tiram seu poder da colheita, e atualmente Esther. Então, sempre as histórias que permeiam esse viés sobrenatural das bruxas podem sim acrescentar muito à série.

– Senti falta do Enzo e do Matt. Jeremy ainda to passando.

– Essa está uma temporada pautada mesmo em reencontros, né? Não só do Damon e futuramente da Bonnie, mas dos irmãos da família Parker também. Ainda temos Sarah e a sua pendente reunião com seus familiares vampiros.

– Ainda não to entendendo até agora porque a Bonnie deu confiança pro Kai.

– O Alaric voltar a ser humano, ok? Mas ele não tá tomando verbena? WTF? Por mais que ele confie nos amigos, estar sempre suscetível a uma compulsão não é muito inteligente da parte dele. Agora quero só ver ele colocando a vida de Jo em risco para obter o Ascendente.

– Será que o Liam vai ter alguma relevância mais pra frente. Basta ele dar uma passadinha em Mystic Falls para lembrar de tudo.

– Quem aqui concorda comigo que Damon, Alaric, Stefan e Mr. Cuddles podiam ganhar um Spin off? “Três Homens e Um Ursinho de Pelúcia”

– A Caroline foi meio idiota durante o jantar, não?

– Acho que desde de Gossip Girl, eu não via um episódio “especial” de Thanksgiving tão bom.

Então é isso, as resenhas tão saindo com um pouco de atraso por conta do final do período, mas tá valendo. Desculpem pelo tamanho, mas foram muitas revelações e informações para um episódio só!

E vocês, o que acharam? Sintam-se em casa para comentar o episódio e complementar a resenha.

Beijos e até o próxima!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×