Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The X-Factor

Por: em 14 de setembro de 2011

The X-Factor

Por: em

Na próxima semana, dia 21 de setembro, a FOX estréia mais um reality show musical em sua grade, o X-Factor! O programa marcará não somente a volta de Simon Cowell as telas norte americanas, como também a parceria com Paula Abdul. Além da dupla, Nicole Scherzinger, vocalista do grupo Pussycat Dolls e L.A. Reid, produtor musical que já trabalhou com nomes como Avril Lavigne, Mariah Carey, J. Lo., Ne-Yo, Justin Bieber, Kanye West entre muitos outros, serão os jurados. A apresentação do programa, ficará por conta Steve Jones, apresentador galês.

Nicole Scherzinger, Steve Jones, Simon Cowell, Paula Abdul e L.A. Reid

O reality é originário da Inglaterra, onde o seu sucesso é absoluto, e a criação do formato ficou por conta de Cowell. A franquia está presente em mais de 20 países e estima-se que até junho do atual ano houveram 53 vencedores ao redor do mundo, incluindo além da Inglaterra, países como Bélgica, França, Espanha, Austrália, Argentina, Chile entre outros. A vencedora de maior sucesso da história do programa, veio da terra da rainha, Leona Lewis, venceu a terceira temporada do programa, já vendeu mais de 9 milhões de discos e se tornou mundialmente conhecida.

O programa difere um pouco do principal concorrente, o programa mais assistido da televisão america, o American Idol, também da FOX. No X-Factor, as diferenças começam nos próprios candidatos, ao contrário do Idol, são permitidos além dos cantores solos, grupos e é possível participar com mais de 25 anos. Os jurados, na franquia britânica, participam mais ativamente do programa, já que também são mentores dos participantes, algo parecido com o que foi visto em outro reality musical, o The Voice.

O programa começa com as audições, feitas anteriormente ao início na TV, depois é a vez da etapa chamade de judge´s house, onde os jurados levam os participantes para casa e para observar melhoras e então escolher os finalistas, e após a escolha do TOP 12, os participantes serão sub-divididos em 4 grupos com 3 integrantes: mulheres, homens (ambos com menos de 25 anos), grupos e maiores de 25 anos. Para as apresentações ao vivo, eles serão coordenados pelos mentores, que ajudaram na escolha da música e auxiliaram na apresentação dos candidatos. Ao final do programa, teremos também o jurado vencedor.

O verdadeiro vencedor do programa, que a partir das apresentações ao vivo, será escolhido pelo voto do público, terá como prêmio um contrato de 5 milhões de dólares com a gravadora de Cowell, Syco Music, associada a Sony Music Enterteinment. De acordo com o próprio Simon, este será o maior prêmio da televisão no mundo.

Fato é, que mesmo depois de saída de Cheryl Cole que seria jurada antes do início do programa, processos judiciais envolvendo Simon Fuller, criador do American Idol e do Pop Idol (programa que inspirou todos os sucessores), que acusou Cowell de plágio, o The X-Factor chega enfim ao país dos realities musicais. A FOX tratou logo de comprar os direitos e monopolizar as maiores franquias do gênero, deixando apenas o The Voice, que tinha menor expresão mundialmente falando, com a NBC.

Mesmo que sendo transmitidos em épocas diferentes, será inevitável a comparação dos fãs com o já consagrado Idol. Assim como ele, o The X-Factor será transmitido as quartas e quintas, sendo que o segundo dia serão os resultados. É esperar para conferir se a franquia conseguirá manter o sucesso, também nos Estado Unidos.

O The X-Factor estréia dia 21 de setembro na FOX com 2 horas de duração e já terá seu segundo episódio no dia seguinte. No Brasil, a estréia está prevista para o dia 10 de outubro na Sony.


Mayara Costa

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×