Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Top 12 Episódios de Dexter

Por: em 14 de junho de 2013

Top 12 Episódios de Dexter

Por: em

Para dar início a despedida do nosso serial killer favorito começamos nosso mês de Dexter, que foi introduzido a vocês no post do Countdown para a nova temporada, montamos um TOP 12 episódios da série. Escolhemos aqui não só os melhores, mas os 12 episódios chave para todo fã da polêmica série da Showtime. E porque TOP 12?  Este é o tamanho de uma temporada de Dexter, que tem 12 episódios de uma hora cada. Se você não quer ver spoilers, por favor, não siga adiante, e corra para assistir esta premiada série!

1 – “Dexter” – S01E01 – Transmissão: 01/10/06 – Marina

Dexter-episodio-1

O episódio piloto é talvez um dos mais importantes da história da série. É nele que conhecemos o personagem e suas características pessoais, além de entendermos muito bem como ele executa seus assassinatos (e porque). Aqui Dexter é descrito como privado de sentimentos e se auto-intitula um neat monster (algo como monstro asseado), por embalar suas vítimas em plástico para evitar espalhar sangue nos locais onde está “trabalhando”. Conhecemos aqui também Debra (e sua relação com o irmão), Rita (sua primeira namorada), Harry (pai de Dexter) e seus colegas de trabalho Batista, LaGuerta, Massuka e Doakes. E a cena final nos prende para o resto da temporada, afinal o Ice Truck Killer mostra que quer se aproximar do personagem título da série.

2-  Seeing Red – S01E10 – Transmissão: 3/10/06 – Douglas

Dexter-Seeing-Red

Durante a 1ª temporada de Dexter, enquanto o mistério em torno do ITK ia se revelando aos poucos, Dexter descobria cada vez mais sobre seu obscuro passado. Depois de uma “visita” a um psicólogo no episódio passado (1×09), o serial killer conseguiu visualizar lembranças de sua infância, mas tudo foi muito confuso. Em Seeing Red, o ITK faz uma cena de crime inteira para Dexter, para o personagem finalmente entender suas origens. O lugar era um quarto cheio de sangue, e no fim, o objetivo funcionou: Dexter se lembrou de quando sua mãe foi assassinada na sua frente. A cena chega a ser um tanto emocionante, e a frase “Mommy loves you, Dexter” ficou gravada na minha cabeça após assistir o episódio. Paralelamente a isso, Paul aparecia para atormentar a vida de sua ex-esposa, Rita, e Dexter teve que cuidar da situação, fazendo todos acreditar que Paul teve uma overdose.

3- “It’s Alive! – S02E01 – Transmissão: 30/09/07 – Aline

dexter-bay-harbor-butcher

Definitivamente tonight it’s not the night para Dexter. Quando o Sargento Doakes passa a desconfiar de que há algo errado com ele, tudo o que Dexter pode fazer é tentar agir normalmente enquanto sua sede de matar novamente só aumenta. Quando falha depois de uma tentativa de saciar seu desejo, procura uma explicação na morte de seu irmão ilegítimo, morto por ele mesmo, noites atrás e passa o episódio distraído, procurando outra vítima, um novo desafio para provar que ele ainda é capaz. Mas acaba por acreditar estar amaldiçoada, por falhar outra vez.

Entre a morte do ex-marido de Rita, Paul, sua incapacidade temporária de matar e Deb vivendo em seu apartamento, sua maior provação começa quando a TV anuncia a descoberta de um cemitério submarino, secretamente cultivado por ele mesmo, e então terá que provar, contra todas as evidências, não ser o próximo assassino em série na vida de sua irmã, The Bay Harbor Butcher.

4- Resistance is Futile – S02E09 – Transmissão: 25/11/07 – Isabela

Dexter-2x09

Um dos momentos mais tensos de todos os tempos! Em um só episódio Dexter tem que: lidar com o corpo de Jimenez, o ex-marido de Rita, a instabilidade de Lila, a astúcia de Lundy, o desaparecimento de suas lâminas e as descobertas do sargento James ‘motherfucker’ Doakes. Ah, e para piorar, Dexter ainda leva um tiro! Foi o fechamento de vários plots importantes. Depois disso Dexter foi descartado de vez como suspeito de ser o Bay Harbor Butcher, deixando o legado para Doakes. Cenas do próximo episódio! Nos últimos minutos, temos uma das sequencias mais aguardadas da temporada. O sargento confronta nosso serial killer preferido e sofre as consequencias de seus atos. Saudades dessa época!

5 – “The Damage a Man Can Do – S03E08 – Transmissão: 16/11/08 – Marina

dexter-damage

Este é o primeiro episódio onde Dexter realiza seus “trabalhos” em conjunto com alguém. A pedido de Miguel, Dexter pesquisa e persegue um homem que mata pessoas que lhe devem dinheiro. Apesar dos vários avisos de Harry (nunca sabemos se é uma visão dele ou se é simplesmente a consciência de Dexter falando mais alto) o protagonista segue em frente para ensinar o melhor amigo a matar alguém. O episódio vale pela hilária cena de Miguel com sua “roupa para matar”, que envergonha até o próprio serial killer, e pela cena do assassinato em conjunto. Para fechar o bom plot, Miguel vai até a casa de Ellen Wolfe, a advogada que é sua inimiga mortal, sozinho.

6 – “Hungry Man – S04E09 – Transmissão: 22/11/09 – Douglas

Dexter-4x09

O Dia de Ação de Graças mais creepy de todos…

Enquanto estava tentando aprender mais sobre Trinity, Dexter foi convidado para passar esta famosa data com a família do assassino, e isso gerou “apenas” um dos melhores episódios da série. Finalmente pudemos conhecer melhor a família Mitchell e todo o controle exercido por Arthur. O dia foi um desastre, com tudo saindo fora do planejado e terminando com Dexter, de certa forma, revelando seu Dark Passenger para Trinity. Para fechar o episódio com chave de ouro, temos uma enorme revelação: Christine, a repórter e namoradinha do Quinn, é filha de Trinity, o que praticamente diz que ela assassinou Lundy (ao fim do 4×04).

 

7 – “The Gateway – S04E12 – Transmissão: 13/12/09 – Aline

Dexter_the_getaway

Após Dexter perceber que seu inimigo é também seu semelhante, se aproxima dele e sofre o maior arrependimento de sua vida por não tê-lo matado antes. Trinity, que acaba por descobrir a verdadeira identidade do serial killer, corre atrás para saber tudo sobre sua vida pessoal e ameaça ele e toda a sua família, o bem mais precioso de Dexter, que perde a cabeça e passa o episódio todo, ultrapassando os limites do racional para tentar matá-lo a todo o custo. Quando o momento finalmente chega, ele completa seu ritual acabando com o seu pesadelo mais recente, dando a morte, como gataway para Arthur Mitchell. Mas nem tudo está acabado. Ao partir para os braços de sua amada Rita, ele a encontra morta na banheira de sua própria casa, como num ritual de Trinity, com seu filho ao lado, “nascido no sangue” de sua mãe, como ele mesmo há muito tempo atrás. É nesse momento que Dexter percebe que não pode mudar quem ele é, e que jamais poderá deixar sua família segura enquanto estiver na presença do dark passenger.

8 – “Take it – S05E08 – Transmissão: 14/11/10 – Douglas

dexter-5-08

“Tic, Tic, Tic. That is the sound of your life running out” – Jordan Chase

Ao contrário de muitos, eu gosto bastante da 5ª temporada (até mais que a 2ª). Acho a personagem de Lumen cativante e um belo exemplo de que sua parceria com Dexter poderia funcionar ocorre nesse episódio, onde pela primeira vez na série, o serial killer mostra o seu “ritual” para alguém. Lumen, apesar de surpresa, aceitou Dexter por completo.

O foco do episódio foi Jordan Chase e um de seus seguranças, que participavam do grupo que estuprava e matava garotas. A cena da morte do segurança foi excelente, transmitindo certa emoção desejada. Também foi em “Take It” que o final de temporada passou a ser centrado em Jordan Chase, e apesar de não ser um vilão tão memorável como Trinity, deixou suas marcas, como a frase citada pouco acima.

9 – This is The Way The world Ends– S06E12 – Transmissão: 18/12/11 – Marina

Dexter-The-Way-World-Ends

Muitos concordam que, talvez, a sexta temporada de Dexter não seja tão boa quanto as anteriores, mas é inegável o poder de choque desta season finale. Apesar de um plot fraco para Travis durante os 12 episódios do ano, é interessante ver como ele chega até Harrison e como pretende dar fim ao filho de Dexter, de acordo com suas conclusões religiosas. Dexter só não imaginava que este não era o pior momento do seu dia, mas sim, quando é encontrado por Deb, na igreja onde deveria estar realizando análises forenses, assassinando um embalado Travis. O episódio termina em um sonoro “Oh God“, que nos deixou boquiabertos até o início da sétima temporada.

10 – “Are You…?” -S07E01 – Transmissão: 30/09/12 – Alexandre

Dexter-7x1-Dex

O primeiro episódio após Deb descobrir que Dexter era um assassino foi não apenas uma das mais angustiantes season premieres da série, mas também uma das mais bem construídas. Começando exatamente de onde o 6×12 se encerra, podemos ver Jennifer Carpenter dando um show de atuação. Todo o nojo, repulsa e, ainda assim, pena, amor e confusão que Deb estava sentindo naquele momento eram tão reais que poderiam ser apalpados. O uso de flashbacks foi um recurso extremamente positivo, por contrastar o passado de Deb e Dex com a realidade presente. Em paralelo a isso, ainda vemos LaGuerta ressurgir como personagem ao encontrar a lâmina que Dexter deixa para trás após Deb flagrá-lo na cena do assassinato do Travis e uma cena final pra lá de épica, quando, depois de sete anos, Debra finalmente se vê diante do maior segredo do seu irmão e lhe faz a pergunta que ele nunca quis ouvir: Are you a serial killer?

11 –  “Argentina” – S07E08 – Transmissão: 18/11/10 – Laís

Dexter-Argentina

Argentina é um episódio que revela muito sobre os personagens e faz refletir sobre as razões pelas quais cada um deles está onde está, e qual é o norte que os guia. O título é uma alegoria aos desejos e motivações de Hannah, que acredita que encontraria liberdade e poderia ser quem ela realmente é se chegasse ao país. Dexter, apesar de negar ou até mesmo desconhecer a existência dos seus sentimentos, sempre buscou sua Argentina ao tentar conectar-se a Brian, Lila, Miguel, Rita, Arthur, Lumen e Hannah.

O episódio teve um dos roteiros mais bem construídos de toda a série e certamente Debra Morgan foi o grande destaque. Argentina, embora faça referência a uma fala de Hannah, foi, na verdade, um presente para Jennifer Carpenter. A atriz sempre esteve brilhante no papel de Deb, mas o nível de interpretação que ela entregou aqui foi acima de qualquer expectativa. A cena em que ela, completamente despedaçada ao descobrir sobre o caso do irmão com Hannah, confessa seus sentimentos a Dexter ainda me faz chorar e ter vontade de ir lá abraça-la todas as vezes que assisto. Este é um daqueles episódios que provam que embora a série seja ótima em cenas de ação e matanças, ela consegue ser muito melhor quando foca no desenvolvimento daquilo que tem de mais interessante: seus personagens.

12 – “Surprise Motherfucker!”– S07E12 – Transmissão: 16/12/12 – Alexandre

dexter-7-12-debra-laguerta

Muitos consideram a sétima temporada a melhor de Dexter e eu estou entre esses. Surprise, Motherfucker é, assim, a cereja no bolo desta que é uma leva de episódios quase impecável, onde a série renegou o formato que ela própria se impôs anos atrás de um big bad por ano e trouxe para o centro da história o relacionamento entre Deb e Dexter e todas as suas novas camadas, graças não apenas a descoberta por parte de Deb do que o irmão faz nas suas horas vagas, mas também ao sentimento mal resolvido que ela descobriu nutrir por ele. O season finale foca-se exatamente na nova configuração de relacionamento que se estabeleceu entre eles, onde Deb assume um papel de quase cúmplice, ao fazer de tudo para que LaGuerta, que estava totalmente convencida de que Dex era o Bay Harbor Butcher, acredite na inocência do irmão. Nós só não imaginávamos que Deb, em um rompante, romperia a barreira de tudo que acreditava até então e mataria a colega de trabalho para que Dex não fosse preso. A cena é forte, arrepiante e provavelmente a melhor atuação de Jennifer Carpenter na série. Juntando o estrago que isso fez no psicológico de Debra a emblemática fuga de Hannah e ao fato de que a 8ª será a última temporada, não resta dúvidas: Dexter tem tudo para encerrar sua trajetória com chave de diamante.

E você querido leitor? Concorda com nossa lista? Discorda? Acrescentaria qual ou retiraria qual?


Marina Sousa

Mineira radicada em SP. Pão de queijo + séries + música. É fã de listas, maratonas e, claro, trilhas sonoras.

São Paulo/SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×