Ah, a summer season. Não existe época melhor para se descobrir novas séries. Quase todas as nossas favoritas estão de férias e o que nos resta de inédito é apelar para produções que não conhecíamos. Eu sempre ouvi muita gente falando de como White Collar (do canal USA) era uma boa série, mas relutava demais em começar a ver. O motivo? Eu e séries investigativas não temos um bom histórico. Não acho que sejam séries ruins, longe disso. Mas já foram várias tentativas (Criminal Minds, Cold Case, CSI) e nenhuma delas conseguiu me fisgar, me deixar curioso pelos próximos episódios, me fazer querer ver sempre mais e mais. Porém, depois de muita insistência de amigos, resolvi então saltar White Collar para frente na minha lista de séries a ver. O resultado? Descobri uma série maravilhosa que, como diz o título da coluna, vale cada minuto!
Neal Caffrey (Matthew Bomer, o Bryce de Chuck) é um golpista de fama mundial, mestre no crime do colarinho branco. E daí deriva o título da série. Para quem não sabe, aí vai a definição:
“Um crime cometido por uma pessoa respeitável, e de alta posição (status) social, no exercício de suas ocupações.”
Quando a série se inicia, Caffrey foge do lugar onde está preso, faltando poucos meses para a conclusão de sua pena de quatro anos, com o intuito (inicial) de encontrar um antigo amor, Kate. Contudo, é recapturado por Peter Burke (Tim Dekay), o mesmo agente responsável por sua prisão anterior. Então, Neal sugere algo que, a primeira vista, parece surreal: Em troca de liberdade condicional, utilizar suas habilidades criminais para ajudar Burke a capturar outros criminosos como ele. A partir disso, a série se desenrola.
Mas o que destaca White Collar das outras produções do gênero? Primeiro, a força de seus personagens que fez com que eu fosse conquistado, de cara, no piloto. Neal é refinado, elegante, charmoso, engraçado e inteligente. É impossível não gostar do personagem, seja por suas habilidades criminais ou pelo seu desejo desenfreado de encontrar Kate. Ele é decidido e não mede esforços para conseguir o que quer (e geralmente acaba conseguindo). A química que possui com Peter é simplesmente fantástica. Trabalhando juntos e tentando confiar um no outro, os dois desenvolvem uma amizade não-declarada e acabam salvando a vida um do outro por diversas vezes. Sem contar, claro, os momentos cômicos proporcionados por Neal e seu senso de humor único.
Os outros personagens também não decepcionam e, acima disso, são importantes para que a dinâmica da série se desenvolva de uma forma tão boa. Elizabeth, esposa de Peter e interpretada pela famosa Tiffani Thiessen(deBeverly Hills 90210), é uma personagem absurdamente cativante que acaba mostrando uma face caseira de Peter que não podemos ver durante seu trabalho com Neal. A personagem também é, ao lado do fiel escudeiro de Neal, Mozzie (Willie Garson), um alívio cômico maior para a série. Todos os personagens são detentores de um entrosamento bem bacana e que faz com que eles sejam mais do que aquelas simples figuras: É possível sentí-los como nossos amigos. A gente consegue se importar com eles a ponto de torcer para que tudo corra bem e que nada de mal aconteça.
Outro trunfo da série – e aqui eu acho que é o maior dela – é conseguir fazer um excelente balanço entre sua trama central (conspiração, a busca de Neal por sua amada e todas as ramificações que isso acaba por trazer) e os chamados “casos da semana”. Na maioria absoluta e esmagadora dos episódios, as duas coisas se desenvolvem paralelamente. E o melhor: Sem parecer algo corrido ou forçado. Os casos que Neal e Peter resolvem são interessantes, pra lá de legais e conseguem despertar tensão, dúvida e curiosidade. Além de servir para desenvolver lentamente e de forma gradativa a relação de confiança e amizade entre o agente do FBI e seu consultor.
Outro jogo bem bacana que a série faz com a gente é aquela velha coisa de que nada é o que parece ser. E aqui, isso funciona MUITO bem. Ela nos faz acreditar que ninguém é completamente inocente e que todos têm alguma coisa a esconder. E isso não acontece apenas uma vez. A solução dos casos semanais se destaca por muitas vezes fugir ao óbvio, mas na trama central isso também acontece. White Collar nos faz duvidar da índole de tal personagem em um episódio e nos deixa com a pulga atrás da orelha, para explicar toda a situação logo no episódio seguinte. Mas até que apareça algo que prove o contrário, todos sãos suspeitos.
Atualmente, a série está no 8º episódio de sua segunda temporada (a primeira consta de 14) e próxima de um hiatus. Terça feira, dia 07/09, será exibida a summer finale e White Collar só retornará com episódios inéditos entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011.
E aí, que tal aproveitar esse tempo para conferir a série? Mesmo com a fall season batendo na porta, ela é daquelas que vale a pena encaixar entre uma e outra e dar uma conferida.
Eu também tô nessa odisseia de encontrar uma série de férias (na fall season já acompanho 4, e ainda tenho que terminar Monk). Já tentei Life Unexpected, Community, Mad Men, e nada. O piloto de White Collar tá no pc há uma semana, e nada de eu parar pra ver. Agora vc me deu uma esperança….
Olaaa!! Bem eu fui uma das pessoas que enviou um e-mail pedindo algum comentário sobre White Collar.
Alexandre, queria dizer que adorei sua descrição sobre a série, concordo em genero, numero e grau com você!! Como voce também não me dou muito bem com as séries investigativas, mas acho WC simplismente sensacional. Uma hora da minha semana onde tiro para esquecer o estresse!!
Muito obrigada pelo comentário.
eu ja acabei a segunda temporada e não consigo relazar enquanto não descolbrir o segredo todo …. (rs) estou ancioso pela 3ª Temporada.
Ressaltando seu comentário vale muito a pena assistir sim.
Essa série realmente é uma baita surpresa. Eu provavelmente não teria baixado o piloto se não fossem umas reviews falando super bem da série. Mesmo com essa mania um pouco irritante da USA de fazer seus pilotos de 1 hora de duração, o que acaba ficando um pouco cansativo, o piloto de WC foi um dos melhores piltos de séries assim que eu assisti, porque cumpre exatamente o que propõe, é engraçada, inteligente e prende a atenção. Honestamente, não sei porque alguém precisa de mais numa série.
Alexandre,
Eu não poderia acrescentar nada à sua matéria, excetuando-se o fato de que assisto White Collar desde o seu primeiro episódio, e o que mais me agrada nessa série é que ela abordou um universo investigativo não muito explorado, que é exatamente a área liagada aos crimes de “colarinho branco”. A princípio a similaridade com “Catch me if you can” com o DiCaprio funcionou como um atrativo, mas com o decorrer dos episódios, a série mostra que tem vida própria por muito tempo.
Recomendo a qualquer um que goste de boas séries.
Eu nem soube da série assim que ela lançou… Me indicaram faz poucos meses. Me arrependo de não ter visto antes.
E já me falaram muito dessa semelhança com Prenda-me se for capaz… Eu nunca vi esse filme, mas fiquei curioso. Eu vou procurar qlqr dia desses pra ver se é msm tão parecido como dizem!
Já me falaram sobre Castle msm! O problema é que a fall season tá vindo e eu tô com uma penca de séries nela… Mas assim que eu tiver uma brecha, vou conferir. Valeu pela indicação!
Voltei pra fazer um update: White Collar VALE CADA MINUTO! Incrível mesmo, me pegou de jeito desde o piloto. Já vi 8 episódios, e quase não consigo parar!
ahh nao acredito q a segunda temporada só volta em dezembro ou janeiro o.0 aff meu…odeio essas coisas, ainda mais depois do episodio 9 só deixa ainda mais a curiosidade da gnt aguçada…aff….viciei nessa série e agora vo te q esperar pra ver a cont.. meu pai…recomendo essa série..muito bouaaa
Alexandre,
Concordo muito com você! No começo fiquei com receio de que a série fosse como as outras… mas ADOREI!!! Viciei! Já quero a terceira temporada e me dói o coração pensar que vai demorar… meu Deus…que pena… E o ultimo episódio foi para nos deixar mais aguçados ainda… Valeu pelo comentário, sou fã dessa série! Bjão!
White Collar é o maximo!!! Desde que comecei a assistir nao consegui mais parar estou ansiosa com os proximos episodios e muito feliz por ter a terceira temporada!!!
Essa série é mto massa…adoro séries que abordam crimes e investigaçoes….e White Collar trata desses assuntos de forma bem humorada e bakana….
eu perdi os primeiro episódios de WC , mas pretendo recuperar o tempo perdido, rs’ Tô acompanhando pela FOX mesmo, mas tô muito ansiosa e vou acabar vendo em inglês mesmo. A série é maravilhosa. Parabéns pelo post, ficou ótimo ! beeijos :**
Apesar de estar atrasado com a série, acho realmente ótima! Neal é ótimo e toda a série é excelente. Preciso colocar em dia, mas essa correria interminável não deixa… Mas que “Vale cada Minuto” eu tenho certeza!
a serie crimes do colarinho branco,
foi e sempre sera uns dos melhores e indicados para todos ate mesmo para quem e fora da lei.
E apesar de todo e muito inteligente,e para quem tambem.
e isso nao vale cada minuto,cada segundo do episodia.
hey malta, esta serie é optima e voce conseguiu dscrever tudo na perfeiçao, parabens.
tou ansioso pelos novos episodios como toda a gente. deviam antecipar os episodios hahahaha
abraço para todos
Alexandre.
Adorei seus comentários sobre a série pois sou fã. Os detalhes que me deixaram apaixonada foram o bom humor refinado de Neal, os personagens secundários Mozzie, June e Elizabeth e, principalmente, as referências clássicas literárias e artísticas. Algumas referências são autênticas e me deram curiosidade para pesquisar as demais. Acaso você sabe de um site que esmiúce, que cite a origem dessas referências?
Sobre Mozzie, Elizabeth e June, observou como são cultos mesmo sendo cada um deles de origens diferentes?
Acredito que trata-se de uma série que fisga telespectadores que se identificam com os personagens, cultos e despretenciosos.
Beijos,
Paty.
Oi Paty, obrigado :) Fico feliz que você tenha gostado do texto. Eu tbm sou apaixonado pelas referências, mas pelo que procurei, não tem nenhum site que mostre a origem das mesmas não. :(
Sim, já tinha notado msm isso de Mozzie e Elizabeth haha São particularides da série. :d
Beijos.
Concordo em gênero, número e grau com suas palavras. Seu post está ótimo.
Estou adorando e me divertindo muito com White Collar, faltam 2 eps da segunda temporada, e já estou roendo as unhas pela continuação que, espero, não demore.
Matt Bommer me conquistou como Neal Cafrey, ele está mandando muito bem. Espero q a série tenha ainda muitos eps. pq é realmente ótima.
Gostaria de saber o nome da musica que toca no intervalo de WC, é uma musica bem movimentada e toca dentro de uma propaganda de várias outras programações da Fox
Gostei do que vc disse sobre a série, deu até vontade de começar a assistir.
Vou baixar o piloto e nas férias vejo se realmente é tudo que vc disse rs
Já baixei o piloto de Dexter e Rookie Blues.
Faz tempo que tô criando coragem pra assistir White Collar por causa do ator principal que fez o Bryce em Chuck, adorei a participação dele na série.
Realmente, comecei assistir a série no começo do mês, e já assistir todos os episódios e esperando pelo próximo, que aliás, tá demorando muitooo….Adoro a série, maravilhosa. O Neal e o Peter são dois personagens incríveis e com um entrosamento perfeito. NUNCA ME ARREPENDI DE COMEÇAR A ASSISTI-LA.
White collar é, realmente, a melhor série que já vi. Fui uma das pessoas sortudas que começaram a ver desde o piloto. E amei! Eu me pego desde a quinta esperando o domingo, desde o domingo esperando a segunda e desde a segunda esperando a quinta para vê-los. Por favor, postem mais e mais informações sobre a serie e o elenco.
Com amor, uma fã.
Como um viciado em séries (vejo em média 9 ao mesmo tempo!!) não aguentei esperar pelos episódios da FOX e fui atrás de todos os capítulos da segunda temporada.
Quando terminou a primeira, já fiquei esperando o começo da segunda com ansiedade, agora quero ver a terceira logo, que começam a produzir em junho pelo que fiquei sabendo!!!
WC é uma série completa, ela te prende com os casos, com os diálogos inteligentes entre o Neal e o Peter e o Mozie rouba a cena com seu personagem pitoresco!
assisti ao piloto quando estreiou na globo, na verdade a sabia da existencia da série mas tava meio com preguiça de baixar mas depois que assisti mesmo dublado me apaixonei pela série e mau posso esperar a 3º temporada to contando os dias.
assisto WC a meses, acho tudo muito bom… a trama central, os casos semanais, a manias do Neal, é tudo muuuito boooom… mas alguém sabe me falar quando volta a 3 temporada… to dando tiros no escuro aki procurando todos os dias!!! =(
a melhor serie de todas, mas eu gostaria de saber quando volta a terceira temporada afinal eu ja assisti até o episodio 10 e estou mto curioso pra saber se o Moz realmente vai deixaro Neal sozinho nessa…