Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

18 Curiosidades de Orphan Black

Por: em 26 de agosto de 2014

18 Curiosidades de Orphan Black

Por: em

Orphan Black é uma série de ficção científica que todos os apaixonados por séries deveriam assistir. Já fizemos um Vale cada minuto sobre a série e se você ainda não conhece a série, dê um pause aqui e faça uma maratona, são poucos episódios e será recompensador de diversas formas.

Mas se você já é fã da série, deve estar em crise de abstinência depois da season finale. Então para você coletamos algumas curiosidades que você talvez não saiba sobre Orphan Balck (contém spoilers das duas temporadas):

clones-orphan-black

1 – Quando  fez o teste para estar na série, ela interpretou 5 clones: Sarah, Beth, Cosima, Alison e a alemã. Os óculos que Cosima usa foi uma adição sua ao teste e assim que os produtores viram, o acessório passou a fazer parte da personagem.

2 – Ellen Page estava na disputa para interpretar as clones. No final, os produtores estavam divididos entre as duas atrizes. Eles fizeram mais testes, o trabalho era muito complexo e precisavam ter certeza de que era a pessoa certa, não podiam simplesmente dar à alguém. Maslany no final venceu todas as competidoras.

3 – Evelyne Brochu também fez o teste interpretar as clones e os produtores gostaram muito dela, tanto que Delphine inicialmente era para ser asiática, Graene Manson (produtor e escritor da série) propôs alterarem para uma pesquisadora francesa somente para tê-la na série.

4 –  ficou sabendo por um amigo um dia antes do seu teste que não seria escolhido, eles o achavam muito jovem. Ficou acordo a noite toda pensando no que poderia oferecer a mais para não ser excluído do processo até que viu um vídeo de Mick Jagger e David Bowie – Dancing in the Street – e pensou que era isso, Jagger tinha aquele jeito ambíguo de ser, foi a inspiração para sua interpretação.

5 – Tatiana Maslany leva aproximadamente uma hora e meia para ir de uma personagem para outra, o que aumenta o tempo de filmagem, já que ela está em quase todas as cenas, seja como uma clone ou outra. Este é um dos motivos pelos quais os coadjuvantes cresceram na segunda temporada, para ter mais cenas com eles e mais tempo para Tatiana.

6 – A série é filmada em Toronto no Canadá, mas os produtores fazem questão de deixar isso mais vago, para dar um ar universal à Orphan Black, sem dizer que é americana ou canadense ou de qualquer outra parte do mundo onde a série poderia acontecer facilmente.

7 – Quando a BBC América apoiou o projeto perguntou se um dos personagens poderia ser Britânico. Então os produtores pensaram na Sarah, já que isso a tornaria ainda mais uma “de fora”.

8 – Tudo na série é mantido em segredo. Mesmo os atores só sabem o mínimo necessário para interpretarem seus personagens. Na primeira temporada chegaram a receber os roteiros somente um dia antes da filmagem acontecer, para manterem a surpresa da série. Jordan Gavaris também acredita que grande parte do sucesso da série é descobrirmos coisas todos os dias.

9 – Grande parte do sucesso de Orphan Black é somente pela maravilha interpretação de Tatiana Maslany. Não é fácil interpretar personagens tão distintos e fazer todos eles tão bem. Mas os efeitos especiais também impressionam. Vejam como é possível Tatiana aparecer atuando com ela mesma nas cenas:

10 – Neste segundo vídeo Tatiana aparece três vezes, e veja como foi filmado. Primeiro ela atua com duas dublês, depois regrava a cena sem mais ninguém tres vezes. É muito trabalho e o resultado ficou muito bom.

11- A cena no final da segunda temporada, a divertida dança clone era uma cena longa, foi mais de 3 minutos de cena, cortada porque o episódio é curto, mas mantiveram o máximo possível, não para criar uma tensão, mas para ser algo divertido.

12 – Desde a primeira temporada os produtores já sabiam que Dr. Leekie iria morrer, depois foi a discussão de quem seria o assassino. Durante o desenvolvimento da segunda temporada ficou claro que o Donnie deveria ser esta pessoa.

13 – A ideia do clone trans, Tony, surgiu de dois lados ao mesmo tempo. Da parte dos produtores e escritores, e da parte da Tatiana e dos maquiadores. Eles decidiram então dar vida à ideia, já que ela se encaixava muito bem em toda a temática de diversidade trabalhada na série.

14 – Cosima é inspirada em uma pessoa da vida real, consultora científica da série que se chama (pasmem) Cosima Herter. Ela é uma doutoranda que estuda justamente a evolução da biologia e a história e filosofia da ciência. Ela já era amiga do produtor Graene Manson antes da série surgir.

15 – Os títulos de episódios são importantes para qualquer série. Em Orphan Black os títulos da 1ª temporada foram retirados de citações de Chales Darwin, mais especificamente de On The Origin Of Species.

16 – Os títulos dos episódios da 2ª temporada são partes de citações de Francis Bacon, considerado o pai da ciência moderna. Por exemplo o episódio 10, By Means Which Have Never Yet Been Tried foi retirado do livro The New Organon or True Directions Concerning the Interpretation of Nature, livro que sugere novos métodos e ferramentas para se investigar a natureza.

17 – Os produtores Graeme Manson e  John Fawcett tem uma boa ideia de como a série deveria acabar (depois de 8 temporadas, dizem) masque estão bem tranquilos e isso poderia mudar com o andamento da série.

18 – Tatiana foi bailarina, Kate Melville que a dirigiu em um filme diz que isso é facilmente visto quando ela está filmando, seus movimentos são muito precisos.

_________

Gostou de saber destas curiosidades sobre a série? 


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×