Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

20 anos de Friends: Nossas Primeiras Impressões

Por: em 22 de setembro de 2014

20 anos de Friends: Nossas Primeiras Impressões

Por: em

Hoje faz 20 anos que Monica, Chandler, Ross, Joey e Phoebe recebiam Rachel fugindo de um casamento em uma cafeteira. Friends foi um marco para todos nós apaixonados por séries, nos fez parar para ver uma sitcom mesmo com as risadas enlatadas, nos fez pensar em vários assuntos que ainda iam acontecer conosco num futuro, como um novo emprego, casamento, falta de dinheiro e aprendemos muita coisa com a série; temos muito em comum com Friends. Hoje faz 20 anos que o episódio piloto foi ao ar, o que nos leva a perguntar:
Qual foi a primeira impressão de cada um ao assistir ao piloto? Quando foi?

Bianca:

Apesar de hoje eu ser aquelas fãs fervorosas de Friends, daquelas que usa citações em conversas normais e fica brava quando algum amigo diz que não gosta, a série não me pegou de primeira. Tanto que o piloto nunca me chamou tanta atenção e até hoje é um dos episódios que eu menos gosto. Porém, eu era bem mais nova (talvez um pouco nova demais para assistir a esta série) e minha visão de séries era diferente. Hoje, se o piloto não me agrada, raramente eu continuo vendo. Mas Friends, como passava na TV e eu não tinha outra coisa para assistir na hora, continuei vendo e terminei amando. Aquele tipo de amizade é o que eu desejo ter em toda a minha vida e eu ainda espero morar tão perto dos meus melhores amigos como na série. Uma das coisas que eu ainda mais gosto é a forma como os personagens cresceram e se transformaram, mas sem perderem suas essências. Sempre que assisto, choro na series finale.

friends-6

Marina:

Me lembro bem da primeira vez que vi o episódio piloto de Friends: eu tinha apenas 13 anos de idade. E apesar de parecer muito nova para assistir a uma série que já estava há 5 anos no ar (e que tratava de temas que não eram tão próximos da minha realidade de adolescente), algo me fez parar para ver aquela menina entrando de noiva no Central Perk. Piadas irônias (“Oh, I wish I could, but I don’t want to”) , temas pouco abordados na TV (Ross e sua ex-mulher lésbica), chance de romance já no primeiro capítulo (oi Ross e Rachel!) e a rotina de cinco amigos em uma vida comum em Nova York. Tinha como não começar a gostar de Friends? Do piloto para as 10 temporadas que topei encarar dai pra frente as histórias, e os amigos, mudaram muito, mas e daí? Foi no piloto que aprendemos a amar cada um deles com todas as características que nos apresentaram!

friends-3

Janaina:

Falar de Friends é fazer uma leitura da minha própria vida. O episódio piloto se inicia com uma conversa trivial entre cinco amigos comuns. Mônica falando sobre um encontro que iria ter, Chandler contando um estranho sonho, Ross deprimido em virtude do término de casamento, Phoebe sendo Phoebe e Joey fazendo piada de tudo isso, quando então entra Rachel (que viria a compor a turma) vestida de noiva, desesperada por ter abandonado o noivo. A durabilidade de Friends pode ser creditada ao fato da gente se enxergar um pouco em cada personagem. Quem nunca tomou uma decisão drástica? fez piada com amigos? Entrou em uma roubada amorosa ou levou um fora de alguém? Friends é o retrato de nós! Durante todas temporadas foi perceptível a mensagem de que amigos são a família que a gente escolhe e a música I will be there for you retrata bem essa verdade!

friends-2

Gabriela:

Como resumir Friends em apenas algumas linhas? Como abreviar as lições de dez temporadas em um parágrafo? Lembro até hoje quando resolvi dar uma chance àquela série mais velha que eu. No primeira episódio somos apresentados à um diálogo tão banal quanto aos que temos com nossos amigos. Mas é ai onde mora a beleza de Friends, a série consegue dar um alívio cômico à banalidades do dia a dia tornando-as distintas e dramas de uma casamento no fim, uma noiva em fuga, tensões de um primeiro encontro, e nos fazer rir do início ao fim – não apenas durante o pilot – e faz magnificamente a cada episódio que se passa no decorrer da série. Não se trata apenas risos, mas das lições desse grupo de amigos. Friends remete aquele íntima afinidade às nossas vidas, quer tenha assistido em 1994, 2014 ou assistirá mesmo em 2024, a atemporalidade do dia a dia entre esses seis amigos será eternizada nos corações de quem a vê.

friends-4

Joanna:

Em 1994, quando o episódio piloto de Friends foi ao ar eu tinha apenas 4 anos, eu só fui mesmo acompanhar nosso amigos preferidos muito tempo depois. Quando via Friends eu pensava que queria me tornar uma “jovem adulta” igual a Monica, Chandler, Rachel e cia. Mas como bem dizia a música de abertura “no one told you life was gonna be this way”, ou seja, nem tudo é o que parece. E já no episódio piloto vemos isso, Rachel pensa que vai casar e não casa, Ross achou que tinha um casamento legal, mas não tinha, Mônica acha que teve um encontro incrível, mas o cara não prestava. Com tantas situações cotidianas e atemporais a série era o próprio exemplo de que a união faz a força, o programa não seria o mesmo se não tivéssemos todos os amigos juntos. Friends é um retrato das dores e das delicias de se tornar um adulto e por isso que gostamos tanto de acompanhar até hoje Rachel, Monica, Phoebe, Chandler, Ross e Joey.

friends-1

Camila:

A primeira vez que vi Friends tinha por volta de 15 anos,  vi alguns episódios de um DVD alugado na casa de uma amiga, depois da escola. Não acompanhei Friends enquanto passava na TV, mas depois que vi aqueles primeiros episódios foi difícil não parar tudo para ver o restante. Era cheio de piadas, algumas mais adultas do que conseguiria entender, mas tudo era desenvolvido tão tranquilamente e suave que nos fazia rir de qualquer forma. Muitas coisas ainda estavam por vir, mas parte de mim queria ser como aquele grupo de amigos, que já moravam sozinhos, não dependiam de ninguém e ainda assim tinham todo o suporte de amigos próximos, que estavam ali pra todo momento (as vezes de uma maneira até inconveniente), era tudo que eu queria na época e também hoje; amizade para toda a vida.

 


E a sua primeira impressão, qual foi? Como foi sua primeira experiência com Friends?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×