Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Leftovers

Por: em 14 de julho de 2014

The Leftovers

Por: em

A nova série da HBO, que estreou em 29 de julho, deixou até agora um público completamente dividido sobre sua qualidade.
Baseado no livro de Tom Pelota, traduzido para o português como Os Deixados Para Trás e dirigido por Peter Berg (Friday Night Lights),  The Leftovers é o primeiro projeto do produtor Damon Lindelof após Lost.

The Leftovers trata sobre vida de homens e mulheres depois que o mundo inteiro teve que encarar o desaparecimento repentino de 2% de sua população total. É numa cidadezinha chamada Mapleton que encontramos a história de como as pessoas enfrentam o momento em que a Terra se encontra após o chamado arrebatamento – momento em que Jesus voltou para resgatar seus semelhantes, deixando quem não o aceitou como salvador: os deixados para trás.

intense-trailer-for-hbos-new-series-the-leftovers

Pra quem ficou, as perguntas mais frequentes são:
Porque isso aconteceu? O que aconteceu? Foi algo bíblico, intervenção divina? Mas como tantos pecadores também foram levados? Porque não eu?

A série acompanha Kevin Garvey (Justin Theroux), chefe de polícia de Mapleton e sua família, ainda em crise pelo que aconteceu e na qual, aparentemente, nem todos foram deixados para trás.
A trama convence nesses primeiros 60 minutos, não pelo mistério do que aconteceu, mas pelas pessoas que ainda estão aqui. Os sentimentos envolvidos, como a crença por parte de Tom, a raiva por parte de Jill e a desorientação de Meg são exemplos da importância dos personagens, até então desconexos. Me sinto segura até aqui para afirmar que essa é uma série sobre pessoas (não parem de ler aqui, por favor).

new-trailer-for-hbos-the-leftovers-five-stages

A abordagem sobre perda é mais uma qualidade da série. Mostrar como a perda de um ente querido para o desconhecido, ou seja, seu desaparecimento, pode chegar a ser pequena diante da situação em que a família Garvey se encontra, mostra o quão despreparadas as pessoas estão em relação a esse sentimento e mais, o quão cada um pode reagir de formas completamente opostas ao mesmo anseio.

O fato de a história começar a tomar forma três anos após os acontecimentos dá um respiro no que pode ter sido angustiante e cheio de desespero. Estar a três anos, deixa a série numa posição onde o mistério do desaparecimento em si, pode confortavelmente ficar em segundo plano sem prejudicar o andamento da narrativa, ainda que seja necessário para sua construção.

The Leftovers não é a melhor estreia da HBO esse ano e certamente possui pontos a melhorar, mas se eu vou continuar acompanhando? Com certeza.
E você, leitor?

Se você se interessou pela premissa, confira o trailer:


Aline Pavani

Estudante de jornalismo esperando pelo dia em que descubram um universo paralelo e possa finalmente trabalhar na Fringe Division.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Smallville

×