Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 2×21/2×22 S.O.S. (Season Finale)

Por: em 14 de maio de 2015

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 2×21/2×22 S.O.S. (Season Finale)

Por: em

Fantástico. É o que eu posso dizer tanto sobre S.O.S. (parte 1 e 2) e o restante da 2ª temporada. Impressionante como Agent’s of S.H.I.E.L.D. se encontrou e construiu um caminho maravilhoso, sendo sem sombra de dúvida uma das melhores da atualidade. (óbvio, se você gosta do gênero). Poderia ficar aqui por parágrafos pagando pau, mas foram tantas coisas que aconteceram que é melhor eu não enrolar muito.

Captura de tela inteira 14052015 202441.bmp

Jiyaing, que a princípio foi apresentada como a serena líder dos inumanos, pronta para ser mãe e mentora de Skye, dando a entender que o seu maior desejo sempre foi esse. Mas não, se semana passada ela mostrou-se completamente dissimulada, em S.O.S. sua verdadeira face é revelada. Em dois episódios, ela se transformou por completo em uma vilã maquiavélica. Todas suas manipulações dentro e fora da comunidade inumana emergiram, inclusive a fonte que agiliza sua capacidade de recuperação – sugando a vida de outras pessoas. Aliás, Cal revelou que a vila dizimada na China (Com estilo, é claro) serviu de fonte para trazer Jiyaing de volta a vida depois dela ter sido quase que esquartejada por Whitehall.

As motivações de Jiyaing não são incompreensíveis, mas ela deixou que isso a cegasse, levando-a ao extremo. Quando Skye confronta sua mãe do deck do porta aviões, ela não mais vê a jovem como filha, mas sim como um obstáculo para o seu plano de supremacia inumana. Aliás toda essa sequencia foi muito bonita eu diria, a dor de Skye em ver a mãe que ela sempre buscou ter virado um monstro e mesmo com sua vida sendo tirada dela, ela ainda usa seus poderes para evitar que o jato cheio de cristais terrígenos decolasse.  O fato de Cal ter aparecido quando parecia que não havia mais chances para sua filha fez a cena ser muito bonita e melancólica, onde ele aceita definitivamente que seu sonho de ter sua família nunca poderia se realizar.

AoS_Cal051315

Por mais que pareça estranho, os momentos mais emocionais do episódio envolveram Cal. O pai da Skye estava convencido que ele deveria ser um monstro para proteger sua família que ele tanto lutou para reunir. Mesmo assim, Coulson não desistiu dele pois ele teve a sensibilidade de perceber que o homem tinha sido apenas uma peça no jogo de Jiyaing. Phil teve mais de uma oportunidade de meter uma bala na cabeça dele, mas o fato dele colocar seu sentimentos acima dos deveres fez com que tudo acabasse de uma forma diferente. Foi uma atitude muito humana de Phil, conseguir convencer que a sua filha estaria bem cuidada com a S.H.I.E.L.D..

Kyle MacLachlan foi uma das melhores coisas dessa temporada, e é triste ver ele partir resignado e aceitando seu destino. Seus últimos momentos com Skye foram bem tocantes e ali ficou mais do que claro que apesar de tudo, o amor entre pai e filha aconteceu entre os dois – ““You know, you’re better than I imagined. I imagined you perfect. You’re way more interesting than that.” – A decisão de fazê-lo passar pelo T.A.H.I.T.I. foi a melhor saída para um personagem que já havia se degradado ao máximo, mas que no final encontrou a redenção, mesmo que tenha sido triste. Quando Skye visita seu pai no final, ela vê o homem que ele deveria ter sido, dando um vislumbre do que seria a família Johnson se a HYDRA não a tivesse despedaçado. Eu me pergunto se Jiaying estivesse morta mesmo, seria possível que Cal e Skye reconstruíssem esse ambiente familiar, pois deu para sentir a ligação entre eles. O presente para nós foi ter alguns momentos para assistir sua transformação em Mr. Hyde, o monstro que ele é nos quadrinhos.

Captura de tela inteira 14052015 203411.bmp

Enquanto todo confronto Inumanos x S.H.I.E.L.D. acontecia, nós descobrimos as motivações que levaram Ward e Kara a armarem aquela emboscada para Bobbi no final do episódio passado. O disfarce da Harpia dentro da HYDRA é trazido a tona e ficamos sabendo que ela quem teve de tomar a decisão de entregar o esconderijo da agente 33 à dissidência nazista. Isso então explica o motivo dela ter se mostrado tão incomodada quando interrogou Bakshi, acreditando que ele também havia passado por uma lavagem cerebral.

A tortura que Ward e Kara afligiram em Bobbi foi aflitiva de se ver, fazendo-a de confrontar suas decisões no passado e conseguindo a confissão de que faria tudo de novo. A agente se mostrou durona frente às agressões sofridas e completamente Badass, pois com as mesmas agulhas que estavam enfiadas em suas unhas, ela espeta o pescoço de Ward e temos mais uma maravilhosa sequencia de luta. Morse só não levou a melhor por ter enfrentado dois agentes capacitados. Numa vibe completamente Jogos Mortais, Ward então sabendo que a S.H.I.E.L.D. estava vindo em resgate dela, arma uma armadilha. Qualquer pessoa que abrisse a porta acabaria morto com um tiro na cabeça. Obviamente Hunter estava fadado à isso, a angústia de Bobbi em ouvi-lo se aproximado foi desesperado e seu sacrifício no final, tomando um tiro pelo ex-marido, apaga qualquer ato questionável dela nos últimos tempos. Em estado grave, ela é levada de volta a base e quando recobra a consciência ela finalmente confessa a Hunter que não quer mais essa vida. Eu fiquei esperando eles darem algum tipo de soro de super-soldado para ela, como nos quadrinhos, mas não aconteceu.

Bobbi

Quanto a Ward e Kara, o destino pregou uma bela  uma peça neles. Preparando-se para enfrentar os antigos colegas de agência, Kara assume o rosto de May e acaba morta pelo homem que ela julgava ter salvo sua vida. Ward realmente pareceu ter algum sentimento por ela e mais uma vez ele sai dos acontecimentos completamente avariado pelas suas próprias ações. Para mim, o final dele ficou meio ambíguo, não entendi se ele mesmo vai comandar um time de badguys ou se irá assumir uma posição dentro da HYDRA. Mas é certo de que ele mais uma vez aparecerá como um dos grandes antagonistas na próxima temporada.

Com tudo que aconteceu com Bobbi, May olha para amiga e vê a si própria.  Melinda liga para Andrew, em uma rápida, porém tocante conversa, da mesma forma que fez quando estava em Bahrein. Mas se daquela vez May se distanciou dos seus sentimentos, depois de ver como Bobbi ficou, ela parece tê-los trazido de volta, realizando que a sua vida não pode se resumir somente à S.H.I.E.L.D. Pela primeira vez na história, como bem salientou Coulson, ela pediu licença das suas funções. Adorei ela safadinha arrumando a mala e olhando o biquíni, mas deu para perceber que o distanciamento não será definitivo pelo fato dela ter feito questão de voltar e buscar sua arma.

Mack fodão

Apesar das suas ações e de todo o mimimi nos últimos episódios, Mack merece uma menção honrosa nesta resenha. Ele foi muito fodão nesse season finale. Primeiro ele dispensa a arma e prefere ir atrás dos inumanos com um machado, sério, muito bom! Ele também foi responsável em libertar Skye e fazer com que ela usasse apenas seus velhos e bons dons de Hacker, que a fizeram entrar na S.H.I.E.L.D. lá na primeira temporada, para mandar a mensagem sobre a armadilha armada por Jiyaing. E gente, ele simplesmente teve as melhores falas do episódio! Ao falar da mãe da Skye ele diz: “I thought my mom was bad when she started watching Fox News!”e depois, quando fica cara a cara com Gordon, e o inumano se apresenta, ele me solta um “I’m the guy who kills Gordon”. Eu gritei! Mack, você está definitivamente perdoado por tudo, to te amando! RS.

Até Fitz teve a seu momento de agente badass, também foi sensacional. Quando ele, Coulson e Mack enfrentam Gordon juntos, seu dispositivo consegue impedir que o inumano se teletransporte ele apenas diz “It’s Science Biach”. #Fitzeuteamo. Coulson mostrou seu valor ao se jogar para alcançar o cristal que Gordon deixou cair ao ser morto (mesmo que sem querer) por Fitz. Se ele se espatifasse no chão, criaria aquela nuvem, selando o destino não só de Phil, mas de Mack e Fitz também. Como um soldado que se joga em cima de uma granada para salvar seus companheiros, Coulson estava pronto para se sacrificar pelos seus agentes. Sorte dele que Mack não titubeou e cortou a mão dele fora. Foi de parar a respiração. Com isso o diretor ganha novamente o respeito e o direito de exercer indubitavelmente o cargo de diretor da agência.

Captura de tela inteira 14052015 194434.bmp

As cenas finais também deixaram claro o que a série vai querer construir daqui para frente. Primeiramente, os cristais que caíram na água e viraram comida de peixe que viraram óleo para consumo. Não sei se algo pode sair daí, ou se foi apenas para deixar implícito que nunca dá para se livrar completamente dos perigos, mesmo que eles se esforcem ao máximo para deixar as pessoas seguras. Digo isso porque não sei se o fato de consumir óleo feito com os peixes contaminados vai transformar novos inumanos. A minha impressão foi que essa sequencia foi feita para deixar claro que as pessoas estão sempre sob ameaça e de lugares que elas nem imaginam.

Falando sobre o futuro, Coulson conversa rapidamente com Andrew sobre seu projeto, quando o psicólogo afirma que Skye agora está pronta para tudo. Então, o falar com a jovem, ele apresenta seus planos que sim, incluem pessoas com poderes e que deverão permanecer em segredo, tendo Skye como líder. Para mim ficou clara a semente do arco Secret Warriors dos quadrinhos, no qual Daysy Johnson é a líder (vou falar um pouco mais dele ali em baixo), além de talvez começar a trilhar o caminho para a Guerra Civil que nas HQ’s está intimamente ligada com a questão das identidades secretas dos heróis.

Por ultimo, e não menos importante, quando Jemma finalmente decide dar uma chance para Fitz, ela é engolida pela aquela pedra Kree muito louca. Gente, WTF? A única coisa que nós sabemos dela é que ela teria o poder de destruir inumanos e é isso. Não dá para saber o que vai acontecer com Simmons, mas se ela de certo ela sairá dali uma pessoa completamente diferente da que entrou. Mal posso esperar pela 3ª temporada para descobrir!

shieldscreener

Por agora, a única coisa que posso afirmar com toda a certeza é que Agent’s of S.H.I.E.L.D. fez uma segunda temporada maravilhosa, oferecendo o que de melhor a Marvel não pôde nos dar nos cinemas. Temos personagens complexos e maravilhosos, tramas deliciosas que nos compelem a querer sempre ver mais. Para quem duvidava a série não precisa mais provar a que veio. Basta apenas continuar trilhando esse caminho auspicioso que certamente coisas maravilhosas virão.


Área Reservada Para Marvel Maníacos:

– Ainda sobre o episódio, Skye também teve excelentes cenas de luta. Tanto com May – que ela só prevaleceu por contas dos seus poderes  – quanto com aquela inumana que conseguia se multiplicar. Eu simplesmente adoro o drama criado pelas cenas em slow-motion.

– Eu achei a morte da Raina muito rápida, não? Ela teve tanto destaque ao longo das duas temporadas de Agent’s of S.H.I.E.L.D. para morrer em segundos. Tudo bem que, como ela havia previsto, foi por causa dela que Skye descobriu a verdadeira face da mãe…mas sei lá, achei muito rápido.

– BTW, R.I.P Raina, Kara, Gordon e Jiyaing.

-Mack terminou como responsável pelos cristais: “We’re not opening that damn box in a thousand years.”

– Coulson entrou na lista dos que perderam o braço dentro do MCU. O presidente da Marvel, Kevin Feige, declarou que essa prática é uma homenagem velada à Star Wars em toda a fase 2. Veja: Em Homem de Ferro 3, no final do filme, Aldrich Killian tem o braço cortado quando Tony Stark aquece o traje do Homem de Ferro e o “explode”; Thor: O Mundo Sombrio – Loki corta o braço de Thor só que na verdade era tudo uma ilusão do deus da Mentira para distrair o elfo Malekith; Capitão América 2 – O Soldado Invernal, em uma cena de flashback, vemos que Bucky perdeu o braço quando caiu do trem, Guardiões da Galáxia, durante a perseguição e luta na cidade, no início do filme, Gamora (Z corta fora o braço de Groot e até na Era de Ultron, a Hulkbuster perde o braço no confronto com o gigante esmeralda.

– Galera não usou muito orçamento na transformação do Cal em Mr. Hyde, né? Mas a gente releva!

– Os Guerreiros Secretos (Secret Warriors) são um grupo comandado por Nick Fury nos quadrinhos, tendo em Daisy Johnson sua principal agente. Eles funcionam como uma espécie de Vingadores que agem nas sombras, sem o mundo inteiro saber. Nas HQ’s Daisy é tão próxima de Fury quanto Skye é de Coulson, então imagino que teremos a adaptação feita desta forma, o que já me deixa empolgadíssima!

250px-Secret_warriors

– Quando eu digo que o problema dos peixes terem consumido podem ou não se tornar algo grande dentro da série é que, no filme do Incrível Hulk (2008) um lote de refrigerantes acaba contaminado com o sangue do herói e isso não significou a aparição de vários Hulks – se bem que seria engraçado ver Stan Lee assim. Então como eu disse na resenha, pode ser apenas uma mensagem deixando subentendido que sempre haverá perigou ou isso também pode significar que, mesmo com os esforços de Coulson para manter sua nova iniciativa e os inumanos em segredo, outros podem pipocar por aí.

E vocês? O que acharam do episódio e da temporada? Animados com o futuro da série?

Um beijão e até a próxima temporada!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×