Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Bromance: Por esse cara, eu desligaria até o video game…

Por: em 27 de maio de 2013

Bromance: Por esse cara, eu desligaria até o video game…

Por: em

Todo cara tem um amigo homem – isso é quase um fato. Um amigo para curtir uma farra junto, para conversar sobre besteiras ou coisas sérias, aquele que te bota na real quando você está perdendo o foco e por aí vai. Só que de alguma maneira a sociedade ainda machista que vivemos diz que essa relação tem que ser superficial, sem demonstração de sentimentos ou qualquer coisa do gênero. Com a mudança dos costumes gerais, os homens passaram a mostrar um pouco mais suas emoções, especialmente uns com os outros – mesmo que não diretamente (mas isso não importa, o que importa é saber o que elas existem). Esse tipo de envolvimento entre dois caras, completamente não sexual, porém íntimo vem sendo denominado Bromance (“amor entre caras”, traduzindo livremente).

E apesar de (infelizmente) ainda soar estranho a muita gente, esse tipo de relacionamento é bastante recorrente e anda aparecendo cada vez mais na nossa sociedade. Recentemente, os garotos do  One Direction andaram protagonizando inúmeras brincadeiras entre eles que geraram comentários polêmicos sobre sua sexualidade – comentários estes em vão, já que o jeito deles de lidarem com toda fama do grupo continua o mesmo e divertindo muita gente ao redor do mundo. Nem precisamos nos esforçar muito para ver esse tipo de relação crescente nos nossos seriados preferidos. Então, aproveitando essa onda de amizade, amor ou seja lá o que for, vamos dar uma conferida nos caras que fariam qualquer coisa uns pelos outros?

 

Dean e Castiel (Supernatural)

Dean e Castiel Supernatural

Uma relação que se inicia quando um salva o outro do inferno (literalmente) tinha como dar errado? Obviamente que não. Desde quando deu as caras na 4ª temporada, Castiel se tornou uma das melhores coisas de Supernatural e seu relacionamento com Dean é um dos grandes motivos para tanto. Aqui, pouco importa que um seja anjo (caído, renascido, nem dá mais pra dizer direito) e o outro humano e caçador. Entre os dois, surgiu um sentimento de amizade e camaradagem sincero, o que chegou até mesmo ao ponto de complicar a vida de Castiel com seus superiores celestiais. A despeito de alguns casos de força maior, um nunca abandonou o outro e mesmo quando Cass estava dado como morto, Dean não deixou a memória do amigo de lado. É claro que a parceria entre Dean e Sam é imbatível, mas a tirar pelas vezes em que os dois brigaram e Cass ajudou o amigo a resolver os “casos do dia”, dá pra dizer com folga que ele seria um ótimo substituto do mais novo dos Winchester.

 

Damon e Ric (Vampire Diaries)

damon e ric vampire diaries

Uísque e sinceridade, as bases dessa relação. Damon sempre foi um bad boy assumido, já Alaric sempre tentou manter tudo no seu devido lugar, para que as coisas corressem da melhor maneira possível. Mas, de alguma maneira doida e inexplicável, a trama de The Vampire Diariesos aproximou e, de repente, eles se tornaram uma das melhores duplas que a televisão já mostrou. A capacidade de Damon de sempre salvar Alaric, quando este era sua consciência funcionaram de maneira estratégica para os principais problemas que os dois passavam juntos. Como não lembrar das inúmeras vezes que os dois compartilharam suas lamúrias no balcão do bar do Mystic Grill ou tiveram que lutar juntos contra Klaus em mais um de seus muitos planos? Essa relação acabou se tornando uma grande base da série e, infelizmente, veio a ser quebrada com a morte de Alaric. Depois disso, tudo que temos são momentos especiais de reencontro dos dois, como no season finale da 4ª temporada, onde Alaric mostra que Damon pode ser um cara melhor e precisa fazer isso, ainda mais quando quer Elena ao seu lado. Uma grande amizade, sem dúvidas.

 

Seth e Ryan (The OC)

Seth e Ryan The OC

Se você definir opostos, talvez encontre exatamente as personalidades de Seth Cohen e Ryan Atwood aparecendo em cada uma das pontas. Eles foram unidos por um acaso do destino, se tornaram amigos e depois irmãos, o que é fundamental para entender essa relação dos dois. Ryan sempre foi mais fechado por conta dos traumas da sua vida, porém nunca demonstrou medo de encarar nenhum desafio. Já Seth era aparentemente mais frágil a determinadas situações, porém mais afetivo, mais ligado as pessoas. E quando o santo bate, simplesmente a amizade funciona. A convivência forçada passou a um coleguismo, que virou amizade e acabou com os dois tendo uma relação mais forte do que a de muitos irmãos de verdade.  Todas as confusões que se meteram juntos, as brigas, as zoações – quem não lembra a primeira festa que Seth vai ou quando Ryan é salvo lá na casa modelo  e mais inúmeras coisas -, tornando os episódios e essa amizade inesquecíveis para todos os fãs de The OC.

 

Mark e Jackson (Grey’s Anatomy)

GREY'S ANATOMY - "Have You Seen Me Lately?" - In a final attempt to save Erica's life, Amelia arrives at Seattle Grace to beg Derek for help with the gliosarcoma case; Cristina and Owen engage in heated arguments during marriage counseling; Alex realizes that in order to be a good doctor, he'll need to improve his people skills; and Meredith is given a chance to shine when a man enters the ER after getting his hand stuck in meat grinder. Meanwhile, the residents continue to study for their upcoming oral boards, on Grey's Anatomy, THURSDAY, FEBRUARY 16 (9:00-10:02 p.m., ET) on the ABC Television Network. (ABC/RANDY HOLMES) ERIC DANE, JESSE WILLIAMS, ELLEN CRAWFORD

Muita gente pode parar para pensar: por que o par de caras de Grey’s é esse e não Sloan e Shepard? Apesar da amizade entre esses dois últimos ser um dos alicerces da série por muito tempo, não temos como desperdiçar os momentos impagáveis que Sloan e Avery passaram juntos como mestre e aprendiz. Eles tiveram um bromance pleno, com ciúmes e tudo. As cenas dos dois juntos eram sempre muito boas e, mesmo quando compartilhavam do afeto por uma mesma mulher, os dois permaneceram focados nessa relação de amizade que acabou se tornando algo bastante marcante na série. Com toda certeza, muito da personalidade de Jackson hoje vem desses tempo de aprendizado intensivo com Mark– que por mais cabeça solta que parecesse, sempre lutava pelo que acreditava, alcançando seus objetivos. Deixou saudades.

 

Teddy, Liam, Navid e Dixon (90210)

Teddy, Liam, Navid e Dixon

Aqui não dá pra escolher uma dupla, até porque o que chama a atenção no quarteto de garotos de 90210 é exatamente como, apesar de todas as (muitas) diferenças, eles sempre conseguiam se apoiar e estar ali uns pros outros no final do dia. Seja com o problema das drogas de Dixon, as complicações de Navid na faculdade, a homossexualidade de Teddy e as muitas encrencar por causa de mulhes que Liam se metia, os quatro se ajudavam, mutualmente, mesmo que da maneira estranha deles: Pegando uma onda na praia, fazendo pirraça e saindo para beber e conversar sobre qualquer que fosse o problema. E, afinal, para que servem os amigos se não para isso?

 

Ted e Barney (How I Met Your Mother)

Ted e Barney How I met your mother

Esses realmente são bons representantes do típico Bromance. Barney acredita tanto nisso e no potencial de Ted como seu parceiro nas noites que criou inclusive o Bro Code, um código que diz tudo que amigos precisam fazer uns pelos outros – é uma das coisas mais geniais da série e foi inclusive postado na internet. Apesar da busca incessante de Ted pela mãe do título da série, ele nunca deixou seu amigo Barney na mão na hora das maiores aventuras que os dois passaram juntos. E quando falamos inúmeras, são realmente muitas coisas ao longo dessas oito temporadas. Talvez a questão mais crítica entre eles, tirando a falta de noção do Barney, seja o amor compartilhado por Robin. Mas acabou que, mesmo com isso em comum, eles passaram por cima e mantiveram-se unidos em nome da amizade. E que o Bro Code continue valendo para os dois por muito tempo.

 

Joey e Chandler (Friends)

Joey_and_Chandler

Friends sempre será a comédia que inspirou todas as comédias da nova geração. E como falar dessa série, sem falar de uma das amizades mais marcantes do mundo das séries? Chandler e Joey são quase que uma pessoa só. Rommies desde o início da série, a cumplicidade entre os personagens foi uma das coisas mais exploradas. Joey com seu jeito galanteador e crianção, enquanto Chandler partia mais para a ironia com seu jeito atrapalhado. E durante dez temporadas, não faltaram situações embaraçosas e engraçadas entre esses dois. Só que o mais importante disso é que, durante todos os momentos, eles permaneceram lado a lado. Acho que uma das cenas mais marcantes é quando Chandler conta a Joey que vai se mudar. Vai dizer que você não se emocionou com isso? No final, Chandler, além de melhor amigo, era quase que um pai para Joey, cuidando do amigo e fazendo com que ele criasse um pouco de juízo.

 

Nathan e Clay (One Tree Hill)

Nathan e Clay OTH

Depois que Lucas foi embora, no fim da 6ª temporada, muita gente se perguntou quem seria o novo parceiro de Nathan. Afinal, mesmo que os irmãos Scott nunca tivessem protagonizado exatamente muitos momentos de irmandade, Luke sempre esteve ali para Nate e vice-versa. Quando o Clay chegou, alguns até torceram o nariz, mas por pouco tempo, tamanha a química que se estabeleceu entre ele e Nathan. Em pouco tempo, a relação já não era mais apenas profissional e as cenas dos dois eram sempre deliciosas de se ver, cheias de piadinhas, sejam elas engraçadas ou não. E, claro, quem não se emocionou quando viu o Nathan praticamente destruído do lado de uma cama de hospital quando o Clay foi baleado e estava entre a vida e a morte? Emoção parecida com a que Clay viveu, quando Nathan foi sequestrado. Entre bolas de basquete, risos e lágrimas, os dois acabaram, em 3 temporadas, se tornando o maior símbolo de amizade masculina em One Tree Hill.

 

House e Wilson (House)

House e Wilson

Nem House e Cuddy, nem Chase e Cameron, nem Wilson e Amber. O grande casal das oito temporadas de House foi mesmo House e Wilson. Poucas vezes se viu tamanha sintonia numa amizade como aqui. Todos (até mesmo quem nunca viu a série) sabem como o House tem um humor peculiar, que afasta os desavisados e o Wilson provavelmente merece um prêmio por ter ficado firme ao lado do amigo sempre que ele precisou. Wilson conhecia House como ninguém (talvez a única pessoa que o conhecia de verdade) e nunca hesitou momento algum em defender o médico para quem quer fosse. E a belíssima cena final da série apenas coroou a amizade entre os dois.

 

Oliver e Diggle (Arrow)

Legacies

Já essa é uma das relações mais recentes e ainda com muito a se explorar, até porque os dois são extremamente fechados, o que dificulta bastante em se estabelecer uma confiança mútua. Oliver passou por tudo que passou na ilha, longe de sua família e isso o fechou a tal maneira, que fica bem complicado alguém entendê-lo de verdade. Só que Diggle vem também de um grande trauma, que só o fez ganhar experiência de vida e lutar para que a justiça fosse feita, assim como seu amigo. Os dois começaram um fugindo do outro e agora já se tornaram dependentes, tiveram a primeira crise, brigaram por causa de mulher: tudo sintomas de um bromance a explodir! Sabemos que Arrow terá uma longa vida, então veremos muito mais desses dois juntos, se ajudando e fazendo dessa amizade uma peça fundamental da série.

 

Troy e Abbed (Community)

Community

Dizem que só mesmo um nerd para aguentar a conversa de outro nerd. Será? Troy não é tão nerd quanto Abed (e alguém em Community é?), mas isso nunca impediu que a amizade dos dois se desenvolvesse a todo vapor, pelo contrário. Troy embarca em todas as loucuras de Abed, mesmo quando não entende muito qual a intenção do melhor amigo – coisa que nós sabemos que nem mesmo o próprio Abed deve entender. Os dois não se desgrudam em momento algum e são apenas um dos muitos detalhes que fazem de Community a série deliciosa que ela é (ou já foi um dia).

 

Hurley e Charlie (Lost)

charlie_hurley_aaron

Nem tudo foram flores desde o começo, isso é uma certeza. Afinal os dois viraram amigos na pior situação que uma pessoa pode passar na vida: o avião que está viajando cai no meio de uma ilha “deserta”. E, pelo menos de início, houve um estranhamento entre os dois, pelos costumes diferentes, pelas personalidades diferentes e, principalmente, pelo jeito revoltado de Charlie encarar as situações por conta do consumo de drogas. Mas ligeiramente essa situação foi se alterando e deu lugar a uma preocupação mútua entre eles. Eles viraram irmãos no meio de todo aquele caos, o que se torna um ligeiro alívio. Foram inúmeras situações adversas, como caçadas e expedições a mata, até o desespero de estar entre a vida e a morte. E mesmo depois da grande fatalidade assolar a vida de Charlie, era ele quem vinha como fantasma para auxiliar Hurley em seus piores momentos. Com certeza, uma amizade que foi além da vida.

 

Peter e Neal (White Collar)

White Collar Peter e Neal

Um dos bromances mais inusitados e, também, um dos melhores. Quem imaginaria que um agente do FBI e um famoso golpista poderiam ser dar tão bem? Pois é. Quando Peter e Neal começaram o estranho acordo que envolvia Neal ajudar Peter a capturar criminosos em troca de uma liberdade condicional, ninguém imaginava a relação que iria se estabelecer entre os dois. Peter sabe que Neal é uma boa pessoa e Neal sabe que Peter é mais que o agente engomadinho que aparenta. Os dois construíram uma relação de confiança um no outro que é linda de se ver. Neal é praticamente da família de Peter, se dá muito bem com sua esposa Elizabeth e, mais do que parceiro, se tornou melhor amigo de Peter que, mesmo sabendo do passado de Caffrey, tenta não julgá-lo e faz tudo que estiver ao seu alcance para que ele tenha uma vida tranquila e justa – mesmo que isso coloque até mesmo sua carreira em risco.

 

Steve e Danno (Hawaii Five-0)

Steve e Danno Hawaii Five-0

A maioria das amizades acaba surgindo de uma convivência forçada, seja na escola ou no trabalho, como no caso de Steve e Danno. Mas, aqui, a coisa acabou fluindo tão naturalmente que a gente até esquece que, um dia, eles não se conheciam. A química entre os dois policiais da Five-0 é maior do que qualquer outra no seriado e isso faz com qualquer cena que os dois dividam se torne, na maioria absoluta das vezes, sensacional, seja pra que linha ela siga. A sintonia é tanta que eles podem nos fazer rir em uma cena e, em minutos depois, mudar tudo e arrancar lágrimas. Sem dúvida, uma das melhores duplas da atualidade.

 

Plus

Adam e Blake (The Voice)

Adam e Blake The Voice

E se todos os nossos bromances foram fictícios até agora, chegamos ao nosso relacionamento da vida real. Quando começou o programa The Voice, os jurados ainda estavam se acostumando com a competição, se conhecendo e tudo mais. Já na segunda temporada, com a amizade, pudemos ver uma das melhores químicas que o reality já mostrou. Adam e Blake, praticamente opostos, um pop e o outro country, simplesmente se tornaram como irmãos, que se provocam a todo momento, brincam e tornam a atração uma das melhores coisas no ar hoje em dia. Ver o Blake tirando onda das blusas apertadas de Adam, enquanto este busca roubar os artistas country de seu amigo é super divertido. E mesmo nessa quarta temporada, com Usher entrando no meio do jogo dos dois, eles ainda continuam o melhor par do show.

 

PS. Sabemos que não assistimos a todas as séries do mundo e a lista não poderia ser gigantesca, então é claro que alguns bromances eventualmente ficaram de fora (como Sam/Blaine, Nate/Chuck, Nate/Dan, Jake/Matty, Casey/Morgan, Sherlock/Watson ou Derek/Stilles), o que, em momento nenhum, quer dizer que estamos desmerecendo-os ou coisa do tipo. Se você acha que não colocamos algum que não poderia faltar, conta pra gente na caixa de comentários.

PS². Durante a confecção do post, acabamos percebendo que nós mesmos poderíamos estar inclusos nessa lista.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×