Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dia da Consciência Negra: o mundo de Shonda Rhimes

Por: em 20 de novembro de 2014

Dia da Consciência Negra: o mundo de Shonda Rhimes

Por: em

Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra, dia dedicado a reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira.

Mas esse é um blog de séries. O que tem uma coisa a ver com a outra?

O racismo, infelizmente, ainda é um problema que afeta toda a sociedade, não só brasileira como no mundo. E por que não falar de racismo em um blog de séries? Considerando que a televisão é um meio de comunicação de massa, que atinge uma parcela enorme da população mundial, com informação e entretenimento, acho que esses dois temas estão ligados sim.

Shonda Rhymes é a melhor personagem para falarmos sobre esse assunto. Mulher e afro-descendente, ela é uma das pessoas mais bem sucedidas da televisão atualmente. O horário nobre de quinta-feira nos EUA é dominado por séries criadas por ela, Grey’s Anatomy, Scandal e How To Get Away With Murder. E não tem concorrência que dê conta, Shonda é imbatível e tem um toque de Midas.

“Eu não fico pensando ‘nossa que momento histórico duas mulheres negras na televisão’. Eu não acho estranho duas mulheres negras em um mesmo lugar, até porque isso acontece na minha casa. Pra mim, é como se fosse uma terça-feira qualquer.”

Shonda Rhimes

No mês passado, o NY Times publicou um artigo em que Shonda era chamada de angry black woman (mulher negra e brava), e que seus personagens eram caricaturas de disso. Mil perdões NY Times, mas Olivia Pope, Miranda Bailey e Annalise Keating não são caricaturas de pessoas bravas. São personagens que mesmo fortes, são vulneráveis, erram, batem-cabeça, tomam decisões erradas, misturam vida profissional e pessoal como todo bom ser humano. Quer um personagem bravo? Shonda tem uma lista: Karev, Mellie, Cyrus… O artigo teve uma repercussão enorme, boa parte do elenco de Shondaland se manifestou e foi mais um triste capítulo de como ainda tem gente que gosta de taxar tudo pela cor da pele da pessoa.

Deixando Shonda um pouco de lado, seria impossível não mencionar Viola Davis, Kerry Washington e Chandra Wilson nesse post, três atrizes negras, que são verdadeiras forças nos programas de Shonda.

Chandra Wilson é a mais antiga do time Shonda, ela é integrante do elenco de Grey´s Anatomy, desde a primeira temporada.Sua personagem, pode não ser a protagonista, mas tem papel relevante e de Nazi temida dos internos, é querida por todos do hospital. Por seu papel, Chandra já foi indicada quatro vezes ao Emmy.

Kerry, é Olivia Pope, protagonista de Scandal. Seu personagem é nada mais do que a amante do presidente dos Estados Unidos. Scandal foi um verdadeiro divisor de águas na carreira de Kerry, que já foi indicada duas vezes ao Emmy.

Viola é a novata do time Shonda e é protagonista de How To Get Away With Murder. Em uma matéria também do NY Times, ela falou como foi, e ainda é, difícil se estabelecer nesse meio. Ela sempre fez papel de escada (sem muito destaque) e finalmente pode mostrar o que sabe, no papel de uma professora e advogada capaz de tudo.

“É um papel que eu queria há muito tempo. Chegou a hora de verem a gente, pessoas de cor, como nós realmente somos: complicadas.”

Vemos um avanço nas produções televisas, com mais produções miscigenadas, com atores negros, latinos e asiáticos. Porém, somente 13% dos papeis da TV americana são interpretado por negros. Por aqui, o maior exemplo que temos é Thais Araújo que foi a primeira protagonista negra de uma novela no horário nobre (Viver a Vida, em 2009). Mas ainda temos que comer muito arroz e feijão nesse quesito para falarmos sobre igualdade.



Joanna Saldanha

Carioca, curiosa e apaixonada por novelas e séries desde sempre.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Friday Night Lights

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×