Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dia Nacional das Artes – Os personagens marcados para sempre

Por: em 12 de agosto de 2010

Dia Nacional das Artes – Os personagens marcados para sempre

Por: em

Dia 12 de Agosto é o dia nacional das artes e para tal, resolvemos homenagear uma das inúmeras formas de arte. Muitos registros apontam que entre 4000 e 2000 A.C. já existiam pessoas tatuadas para fins religiosos. Desde então essa arte vem sido utilizada por milhares de pessoas, cada uma com seu propósito particular. O preconceito ainda existe, mas está diminuindo a cada dia e tornando essa arte especial.

No nosso mundo de séries existem vários personagens tatuados. Alguns deles devido a tribos e grupos que compõe, outros para deixar marcado nomes e rostos de pessoas queridas e outros simplesmente porque gostam e se sentem bem, e que, assim como eu, sabem que aquela dor viciante vai deixar algo marcado para sempre. Dentre os nossos personagens, existem aqueles que fizeram sem querer; em momentos de devaneios ou porque pensaram durante muito tempo antes de marcar seu corpo. Existem até aqueles que se arrependeram e tiraram.

Mudando para os reality shows, os amantes da arte sempre podem acompanhar Miami Ink (já terminado) e LA Ink (4ª temporada ainda esse mês), que seguem a vida de vários tatuadores e as pessoas que eles marcam. Mas o assunto aqui é sobre série e abaixo você confere as diversas tatuagens que os personagens já fizeram, seus motivos e a relevância dela para o episódio ou na série.

Rachel e Phoebe (Friends)

No meio da segunda temporada de Friends, Phoebe convence Rachel de que fazer uma tatuagem era uma boa idéia. Phoebe só fala em tatuar um grande lírio azul, em homenagem a sua mãe, que se chamava Lily. Rachel não sabe exatamente o que fazer, apenas sabe que quer tatuar algo no quadril para agradar Ross. Antes das duas irem ao tatuador, Ross ouve um trecho de conversa sobre tatuagens e diz que não gosta de tatuagens, chega até a dizer que tatuagens são como um corte de cabelo feio pra sempre.

Chegando ao estúdio de tatuagem, Rachel fica na dúvida sobre fazer ou não a tatuagem, então Phoebe lhe dá um sermão, dizendo que ela não pode se submeter as vontades do Ross, e que ela deve fazer o que ela quiser com o próprio corpo. Rachel se convence e decide fazer um coraçãozinho meigo no quadril. Phoebe resolve não fazer mais lírio nenhum e só resta em seu ombro um pequeno ponto azul, onde o tatuador começava a tatuar quando ela teve um chilique por medo da agulha. A explicação maluca dela para o ponto, é que ele representa a terra vista de longe, da forma como sua mãe a vê, lá do céu. Quando Rachel mostra a Ross sua nova tatuagem, ele acha sexy e adora, mesmo tendo falado que não gostava de tatuagens.

(por Bruna Antunes)

Tara e Kate (United States of Tara)

Quando resolveu dar um tempo para sua filha Kate, Tara a levou em um encontro de farmacêuticos que estava acontecendo em um hotel. Kate, é claro, deixou a mãe sozinha para flertar com um homem no tal encontro. Quando Tara viu a filha com o homem em uma banheira e as duas acabaram brigando, ela transitou para T que foi logo aproveitando a banheira com os dois até sair e Kate simplesmente deixá-la sozinha.

Quando resolveu procurar a mãe, Kate encontrou T em um estúdio de tatuagem onde ela iria tatuar a palavra “puta”. Após tentar argumentar com T de que o corpo pertencia a Tara e que ela era apenas um dos alters que não deveria assumir o controle, Tara voltou a sua personalidade normal antes da tatuagem ser feita. Porém, mãe e filha resolveram aproveitar a oportunidade e fizeram tatuagens conjuntas. Infelizmente elas não comentam o significado do caractere kanji que tatuam e mesmo procurando, não consegui encontrar.

(por Caio)

Lucas (One Tree Hill)

Em um dos primeiros episódios da série, Lucas fica sob a responsabilidade de seu tio, Keith, após uma viagem de sua mãe. Desiludido de sua – na época platônica – paixão por Peyton, o rapaz acaba caindo no jogo de sedução armado por Brooke. Com todo o seu charme enlouquecedor e sua lábia, a garota o leva para o bar, onde eles bebem cerveja e jogam sinuca, coisas bem distantes da realidade a que Lucas estava acostumado. E como se não bastasse, a ardilosa ainda convence o jovem a fazer uma tatuagem no seu ombro direito. Um símbolo chinês, que significa diversão. O símbolo gera polêmica com a maioria dos seus amigos, inclusive com Keith, que lhe passa um baita sermão e o põe de castigo até segunda ordem.

Não se sabe bem ao certo quantas tatuagens o ator Chad Michael Murray tem. No lugar da tatuagem de Lucas, o ator possui suas iniciais CMM tatuadas. Segundo comentários e informações, ele também possui a palavra “relax” em seu braço, uma tatuagem na perna direita desconhecida e um símbolo em sua mão. Nenhuma dessas sequer apareceu na série e também não se sabe o que significam.

(por Alexandre)

Jason (Friday Night Lights)

A vida de Jason Street caiu por água abaixo quando perdeu os movimentos das pernas em um jogo dos Dillon Panthers: não era mais a estrela do futebol americano; sua namorada o traiu com o melhor amigo; seus pais queriam processar o Coach Taylor, entre outras coisas. Mas encontrou no rugby em cadeira de rodas (ou quad-rugby) uma nova paixão e quando convocado para os treinos da seleção americana, Jason conhece uma garota tatuadora com a qual se envolve.

Já na mesma noite em companhia da tatuadora, Jason se rendeu a uma tatuagem em seu braço direito em sânscrito que significa paz. Era algo que ele precisava após tantos problemas e negatividades em sua vida. Sua namorada Lyla não gostou muito da novidade, ainda mais percebendo o clima entre ele e a tatuadora, o que mais tarde viria a ser o motivo do rompimento verdadeiro entre eles.

(por Caio)

Seth (The O.C.)

No começo da quarta temporada de The O.C., Ryan só queria saber de ficar longe de tudo e de todos, sofrendo pela Marissa, morrendo de vontade de acabar com o Volchok, tomando porrada num ringue de um beco sujo qualquer… Tá, mas o que isso tem a ver com tatuagens? Tudo. Primeiro porque o lugar era cheio de motoqueiro-chicano-badass-que-se-enche-delas. Mas principalmente por causa de Seth, que quando viajou até lá pra convencê-lo a voltar pra casa e não matar Volchok, entrou num beco sem saída, se embebedou todo, e acabou tendo que fazer uma tatuagem com os ‘novos amigos’ que encontrou por lá.

O mais legal, porém, é que a tatuagem é o resumo perfeito da relação de Seth com a Summer durante toda a série: foi inesperada, só aconteceu por causa do Ryan, é inspirada nas ideias nerds do Seth, e apesar de tudo que possa acontecer, ela nunca irá se apagar (Ok, esse final foi bem brega, mas não deixa de ser verdade). Señorita Vixen, Little Miss Vixen, Summer Roberts… Não importa o nome. A tatuagem representa o romance mais legal da série, e isso sim é o que conta de verdade.

(por Guilherme)

Jessica e Lydia (Heroes)

Quando Niki se transforma em Jessica, uma tatuagem pode ser vista em suas costas, perto do ombro direito. A tatuagem é o famoso símbolo misterioso que aparece na série em diversas ocasiões em suas quatro temporadas. Existem várias teorias quanto ao que esse símbolo representa: alguns dizem que é um caractere kanji significando provedor de habilidade ou enviado de Deus. Outra teoria é que o símbolo lembra uma hélice da estrutura do RNA, o que implicaria uma explicação de mudanças genéticas nas pessoas com poderes.

Já na quarta temporada conhecemos Lydia, uma das moradoras do parque de Samuel que tem o poder de empatia, ou seja, de saber os sentimentos e pensamentos de outras pessoas. A empatia de Lydia acontecia através de tatuagens. Quando Samuel injetava tinta no corpo dela, imagens e rostos de pessoas se formavam para eles descobrirem onde essas pessoas se encontravam. Foi assim que Lydia ajudou Samuel a conhecer vários segredos de Peter, Claire e outros personagens. Além dessas tatuagens que mudavam em seu corpo, Lydia possuía diversas outras, principalmente flores e borboletas espalhadas pelo corpo todo.

(por Caio)

Clay, Gemma, Jax, Juice, Opie e Happy (Sons of Anarchy)

O presidente e co-fundador do Clube lutou na Guerra do Vietnã junto com o falecido primeiro marido de Gemma, John Teller – primeiro presidente dos Sons – e por isso traz o Brasão da Marinha Americana marcado no braço esquerdo. Outra tattoo característica de Clay é uma teia – marca conhecida por ser comumente feita na prisão – no cotovelo esquerdo, logo abaixo do Brasão da Marinha. Quer maior prova de que Clay Morrow faz suas próprias leis?

A matriarca do clube de motoqueiros não fica para trás no quesito arte no corpo e talvez carregue a tattoo mais significativa da série. Gemma sofre de um problema cardíaco que é hereditário. Por conta dele ela precisou passar por uma cirurgia que deixou uma cicatriz enorme no peito e acabou perdendo seu filho mais novo, Thomas, para esta mesma doença. Mesmo sendo muito vaidosa, a personagem prefere nos mostrar toda a sua fibra usando vários decotes que deixam sua cicatriz à mostra e, logo acima dela, podemos ver uma tattoo em homenagem ao filho.

O filho de Gemma e vice-presidente do Clube, assim como a maioria dos membros, ostenta várias tattoos pelo corpo, mas uma delas é especial. Jax tatuou o nome do filho recém nascido, Abel – que bem como ele e sua mãe também sofreu complicações cardíacas ao nascer – do lado esquerdo do peito. Não é à toa que Jax é o marginal mais gente boa de Charming.

Juice é o que poderíamos chamar de nerd do Clube, ele é o hacker responsável pela, errr… Digamos “coleta” de dados sobre possíveis compradores de armas e informações sobre a ficha corrida de amigos e inimigos dos Sons. As tattoos pelas quais é mais conhecido são os dois tribais marcados um de cada lado da cabeça, que estão sempre à mostra devido à outra característica marcante sua, o indefectível corte moicano.

Um dos personagens mais sofridos, e queridos, da série possui marcas do Clube tatuadas pelo corpo inteiro. Além da tattoo enorme nas costas (a Morte e o nome do Clube, que são a marca registrada de todo membro) Opie também tem logos menores dos Sons tatuados no peito e nos braços. E olha que a mãe dele conseguiu levá-lo para longe de Charming e ele só retornou ao Clube quando alcançou a maioridade.

Fechando os principais tatuados de Sons of Anarchy temos Happy, o motoqueiro nomad (que não possui vínculo com nenhuma das filiais dos Sons) que faz as vezes de matador de aluguel para o Clube. Happy tem este apelido porque tatua uma carinha feliz no corpo para cada homem que matou. E ele tem muitas.

(por Iraia)

Nancy (Weeds)

Após U-Turn ser morto pelo próprio comparsa, Nancy sentiu saudades. Ela havia aprendido lições importantes em como se comportar sendo uma criminosa traficante de drogas, como por exemplo, nunca, em hipótese alguma, se desculpar por algo feito. Foi ele que ensinou Nancy a se dar bem em seus negócios, dando dicas de comportamento que a mamãe Botwin usaria tempos depois. Como de costume, Nancy agiu sem pensar e resolveu homenagear seu antigo amigo pensando que isso a deixaria mais forte. Nancy tatuou o símbolo U-Turn usado em placas de trânsito onde essa manobra é permitida.

(por Caio)

Ted (How I Met Your Mother)

No primeiro episódio da 3ª temporada de How I Met Your Mother, Ted resolve sair com uma garota diferente para curar a dor de cotovelo de ver a Robin com um novo namorado. Com ajuda do Barney sai com Amy, que tem um monte de tatuagem. Ele resolve fazer uma tatuagem, mas na hora mesmo ele desiste, mas as coisas não dão certo e acaba ganhando uma embaraçosa tattoo de borboleta sem se lembrar de nada. E claro que não era uma coisa boa uma tattoo feita por alguém magoado, com isso a sua rendeu muitas piadas no grupo.

Mas foi assim que Ted conheceu Stella, uma das suas namoradas mais importantes (e também a mais odiada). Ela é a dermatologista que Ted procura para remover a tatuagem. A principio ela não queria se envolver, porque ele era um cliente, mas acaba gostando dele e no final das 10 consultas para terminar o tratamento, Ted faz um lindo encontro de 2 minutos com ela, já que a médica não tem tempo.

(por Camila)

Jack (Lost)

Em um dos episódios mais odiados pelos fãs de Lost, as tatuagens de Jack, vistas desde o piloto da série, foram explicadas, sendo preciso usar um episódio inteiro para elas. Em seu antebraço esquerdo Jack possui um número 5 e quatro caracteres chineses logo abaixo do número. Quando passou férias na Tailândia, o médico conheceu Achara, uma tatuadora que dizia conhecer o interior das pessoas, sabendo quem elas são e Jack a forçou fazer a tatuagem. Já na ilha, a xerife dos Outros, Isabel, leu a tatuagem como “Ele anda entre nós, mas não é um de nós”, ao que Jack responde que não significam exatamente isso, já que Achara havia dito que ele era “um líder, um grande homem” mas que isso o deixava sozinho, bravo e assustado.

As tatuagens pertencem ao ator Matthew Fox e foi decidido pela produção deixá-las como sendo do personagem ao invés de usar maquiagem para cobrí-las. O número 5 remete aos anos que Fox passou atuando na série Party of Five e os caracteres chineses na verdade significam algo como “águias voam no longo céu”. Além dessas, o ator possui outras duas tatuagens visíveis na série, mas que não tiveram nenhuma relevância.

(por Caio)

Scofield (Prison Break)

Imagine que você é um engenheiro civil graduado como uma mente gênia, QI bem superior à média. Imaginou? Certo. Imagine então que seu irmão é preso injustamente pelo assassinato de uma figurão do governo norte-americano. Imaginou? Agora, pela última vez, imagine que a planta da prisão onde seu irmão está aguardando a pena de morte caia nas suas mãos: o que você faria? Michael Scofield, irmão de Lincoln Burrows, fez uma tatuagem. Mas, você perguntaria: tá, e daí? Daí que a tatuagem de Scofield cobre quase 100% de seu corpo.

O engenheiro tatua a planta da prisão com inúmeras referências, atalhos e até citações e números que poderiam ajudá-lo(s) dentro da prisão. No episódio piloto da série, Michael assalta um banco, armado, para poder ser preso. Como o “crime” fora cometido na mesma área em que Burrows foi preso, ele acaba sendo enviado para a mesma penitenciária do irmão. Resultado? Conseguem fugir, depois de 22 episódios, muito sufoco, ação, suspense e uma trama excelente. Como? Com a ajuda sumária das inúmeras tatuagens de Michael – e com a ajuda da Dra. Sara, Fernando Sucre, dentre outros personagens.

(por Lucas)


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×