Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Game of Thrones – 5×01 The Wars to Come

Por: em 13 de abril de 2015

Game of Thrones – 5×01 The Wars to Come

Por: em

E depois de dez meses, dois trailers e quatro vazamentos, a HBO exibiu, no último domingo, a aguardada estreia da quinta temporada de Game of Thrones. Depois do eletrizante The Children, The Wars to Come foi um típico episódio com a cara e o ritmo dos fins de temporada da série.

cersei 5x01

As decisões do passado regem a maioria dos acontecimentos em Westeros, mas essa premiére teve um pé bem firme no futuro. E para representar isso, nada mais simbólico que começar a temporada com as previsões de uma vidente sobre o futuro trágico da teen-Cersei. Foi o primeiro flashback da série, e pode carregar algumas pistas sobre o que ainda está por vir. Será Daenerys a rainha que a destronará? Sansa? Margaery?

A relação de Cersei e Jaime se mostra em um momento delicado, estremecida. Se antes eles tinham objetivos e posturas muito semelhantes, agora suas ideias se distanciam cada vez mais. Saber que seu irmão – a quem ela estava disposta a assumir como companheiro – a desobedeceu para libertar Tyrion foi um golpe mais duro que a própria morte do pai. Enquanto Jaime tenta alerta-la das conspirações que se formarão para enfraquecer a supremacia dos Lannister, ela se sente paralisada pelo ódio ao irmão caçula que não consegue matar e pela impotência diante de um futuro amargo que parece cada vez mais próximo. Aliás, se tem uma coisa em que Cersei e Tyrion concordam é justamente essa: o futuro é uma merda.

E por falar no anão, ele fez sua primeira parada em Pentos, acompanhado por Lord Varys, que, como sempre, já está dois passos à frente de quase todo mundo. Embora usem de métodos bem diferentes, Varys e Petyr têm um estilo muito parecido. Enquanto o Mindinho mantém sob suas asas Sansa Stark e Robin Arryn, o Spider tenta convencer Tyrion a unir forças a Daenerys em Meereen, já que considera a garota Targaryen uma candidata promissora ao Trono de Ferro e o filho renegado de Tywin um aliado valioso para alguém sem conexões e apoio político em Westeros.

daenerys 5x01

O que Varys pode não saber, no entanto, é que Danny já enfrenta vários problemas em seu reinado e repete os mesmos erros de Robb e Joffrey, ao acreditar que ser uma rainha a isenta de articular manobras políticas. É justamente pela falta de apelo político que ela encontra resistências tão duras em Meereen e Yunkai. Os Filhos da Harpia são o primeiro grupo de oposição organizado contra a mãe dos dragões, e para evitar a matança de Imaculados e libertos, Daenerys vai precisar de muito mais sabedoria e menos maniqueísmo nas suas decisões.

Depois de ajudar a Patrulha da Noite a vencer os selvagens, Stannis pretende usar a força do “povo livre” para derrotar Roose Bolton e conquistar o Norte. O finaciamento do Banco de Ferro foi importante, mas não é o suficiente para torna-lo rei dos Sete Reinos. Ter o domínio e o apoio dos Nortenhos é fundamental para desafiar a coroa novamente. O próprio Robb foi uma grande preocupação em King’s Landing  durante a última guerra, e só foi derrotado por causa da sua própria imaturidade (ou burrice mesmo).

Tanto para conseguir a adesão dos rebeldes quanto para conquistar o apoio do Norte, Jon Snow acaba se tornando uma peça-chave na estratégia de Stannis. Jon passou muito tempo do outro lado da Muralha, conquistou o respeito de Mance Ryder e como filho – ainda que bastardo – de Ned, carrega fácil a lealdade daqueles que lutaram pelas casas Stark e Tully. E se tem uma coisa que o povo do Norte preza, é a lealdade. 

mance 5x01

Apesar de tentar uma saída diplomática, Jon não conseguiu convencer Mance a apoiar Stannis. O fim do Rei-para-lá-da-muralha só conseguiu ser um pouco mais digno porque o próprio Jon acabou com seu sofrimento antes que ele fosse completamente consumido pelas chamas. Apesar da sua resistência pessoal, a execução de Mance pode ter um impacto muito grande em seus seguidores. Convenhamos, o medo de ir para a fogueira e a oportunidade de atravessar a muralha e ficar a salvo dos vagantes brancos parecem razões bastante consideráveis para que os selvagens se curvem ao Rei Baratheon.

E foi assim, em um piscar de olhos, que os cinquenta primeiros minutos da quinta temporada passaram. Quantas séries conseguem desenvolver tantas tramas complexas em um espaço de tempo tão curto e ainda assim fazer tudo parecer tão rápido? Game of Thrones está de volta, e agora, além do inverno, novas guerras estão por vir!

Algumas observações:

– Toda uma geração Lannister agora está marcada como regicida. Jaime por matar o Rei Louco, Cersei e  (o agora convertido) Lancel por batizarem o vinho que matou Robert e Tyrion condenado por matar Joffrey.

– Momento torta de climão: abrir a porta encontrar o irmão mostrando seu mapa de Dorne pra um boy.

– O episódio já mostrou um certo burburinho sobre o futuro comando de Castle Black. E é bom Gilly torcer para que Sor Alliser não vença.

– Melisandre tem uma queda por bastardos. Depois de Gendry, já começou a lançar seus olhares para Jon.

– Que belo programa familiar de fim de noite fazer uma roda em volta da fogueira e observar um homem queimado, heim?

– Daenerys precisa de uma consultoria urgente com o Soluço para treinar Viserion e Rhaegal.

–  O episódio foi muito bom, pra ser perfeito só faltou a Arya.

E você? Curtiu a premiére? Depois do primeiro episódio, quais são suas expectativas para a temporada? Comente com a gente e até a próxima semana!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×