Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mr. Robot – 1×02 e 1×03

Por: em 9 de julho de 2015

Mr. Robot – 1×02 e 1×03

Por: em

Mr. Robot é sobre perspectivas. No primeiro episódio, fomos apresentados a vida e mente de Elliot através do que ele acredita que é certo ou errado. No segundo e terceiro episódio da série da USA, nos afastamos um pouco dos pensamentos do protagonista enquanto ele enfrenta decisões e medos.

Com o universo da série bem apresentado, Mr. Robot pôde explorar mais as relações e os desafios de seus personagens nesses dois episódios. Para isso, a narração e conversa de Elliot com o expectador, constante em EPS1.0_HELLOFRIEND.MOV, diminui, dando mais ação e menos reflexão ao episódio.

Em eps1.1_ones-and-zer0es.mpeg, a série coloca Elliot contra a parede. Wellick (Martin Wallström) oferece uma vaga na Evil Corp e Mr. Robot tenta convencê-lo a participar de um plano mais ambicioso e perigoso que o do primeiro episódio. Elliot tenta se esquivar dos dois planos como pode.

mr.robot-usa-02-elliot

Mas o “não”, que foi dito à Wellick enquanto uma música clássica tomava a sala de reuniões e evidenciava a distância entre os dois personagens, não foi direcionado aos planos de Mr. Robot com tanta facilidade. Talvez, as frases de efeito usadas pelo hacker foram mais eficientes do que as usadas por Wellick. Afinal, você é Um ou Zero? Sim ou Não? Você vai agir ou não?

Mesmo que Elliot não queria se comprometer com uma vida comum e normal, ele não pode fugir de perguntas e decisões como essas. Dessa forma, o mundo se torna tão binário quanto ele teme que é. Assim, Elliot aos poucos perde controle da situação, começa a usar mais drogas do que o indicado por ele e a psicologia barata de Krista começa a surtir efeito, o que justifica os gritos durante a sessão de terapia.

O que Elliot pode fazer é escolher as próprias batalhas, assim como ele fez com o namorado/vendedor de drogas da sua vizinha, Shayla (Frances Shaw). Mas colocá-lo na cadeia evidencia como é bom controlar fatos que realmente importam e que fazem diferença na vida de outros.

Então, será que Elliot pode voltar atrás e mostrar para Mr. Robot que ele quer ser parte do plano? Que ele quer se sentir especial novamente?

mr.robot-usa-02-mr.robot-elliot

Bom, quando estamos falando de Mr. Robot não é tão simples assim. Se a mente de Elliot é confusa, a mente e as intensões de Mr. Robot ainda são mistérios para nós. (Ainda não estamos trabalhando com as teorias que Elliot e Mr. Robot são as mesmas pessoas, ok? Vamos esperar mais um pouco para debater tudo isso!) Depois que Elliot contou sobre a morte do pai, Mr. Robot decide que ele precisava de um empurrãozinho para aprender o que é comprometimento.

Felizmente, Sam Esmail não é nada parecido com George R. R. Martin e o protagonista da série sobreviveu para tentar levar uma vida normal em eps.1.2_d3bug.mkv, terceiro episódio da série. Mas as escolhas binárias só deixaram Elliot em paz por algumas horas e ele não teve nem tempo para assistir um daqueles filmes idiotas da Marvel.

O problema é que ao acreditar que pode evitar a vida normal, Elliot ainda se expõe tanto quanto qualquer um. Os momentos mais interessantes desse episódio foram aqueles que destruíram as teorias impostas por ele, como quando ele iria vomitar milhões de fatos sobre a vida de Shayla, mas parou assim que ela falou que quem ela realmente é não está online. Dessa forma, enquanto Elliot acha que protege seu “labirinto”, Mr. Robot faz bom uso das informações para colocá-lo de volta no plano. O empurrãozinho que Elliot precisava para se render a F-Society era seu pai. Mr. Robot encontrou o bug!

mr.robot-03-elliot

Outros momentos interessantes desse episódio ficaram por conta de Wellick. O empresário vai de lutas com morador de rua a 50 tons de cinza e se mostra um dos personagens mais complexos da série. O que não podemos negar é a determinação para alcançar o que ele deseja e pelo jeito ele se cansou de escolher a gravata perfeita e esperar reuniões agendadas. Nos resta esperar para saber o que é o programa que ele instalou naquele celular e como ele vai ser útil.

Gideon (Michel Gill) parece ter aprendido com as rasteiras que Frank Underwood enquanto ele era presidente em House of Cards e resolveu duvidar do trabalho de Elliot. No jantar oferecido na casa dele, o chefe conversa com Elliot para saber mais sobre o arquivo deixado na rede, provavelmente para deixar o funcionário se defender e explicar o que aconteceu. Elliot dá uma desculpinha e Gideon mostra que está tudo bem com um abraço e ao dizer que ele se importa com Elliot. Isso seria lindo se não Gideon não soubesse que Elliot fez alguma coisa errada durante o ataque da F-Society. 

mr.robot-usa-03-gideon

Enquanto tudo isso acontecia, Ollie (Ben Rappaport) viu que ele não poderia mais receber nudes da sua amante já que um hacker pediu que ele instalasse um CD em um computador da All Safe. Ao saber desses problemas, Angela, que além de dados bancários importantes também corre o risco de ter nudes espalhadas na internet, cogita fazer o que o hacker pede mesmo considerando que ela e Ollie podem perder o emprego. No fim da conversa, ela não pareceu tão convencida com a promessa do namorado que eles vão dar um jeito nisso.


Qual será o próximo passo da F-Society? O que acham que Gideon vai fazer com o Elliot? E Wellick, o que ele está planejando? Deixe seu comentário, me conte se gostou desses episódios e até a próxima review!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×