Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Novo Lost? Eles bem que tentaram…

Por: em 17 de maio de 2010

Novo Lost? Eles bem que tentaram…

Por: em

No próximo domingo, dia 23, Lost chega ao fim!! Pois é, a saga dos sobreviventes de uma acidente aéreo em uma ilha misteriosa exibe seu último episódio, e nós do Apaixonados por Séries não poderíamos deixar passar em branco. Por isso, hoje, quarta, sexta e claro, no domingo, teremos especiais sobre essa série que virou um fenômeno televiso de proporções gigantescas.

Desde que Lost firmou-se como sucesso de crítica e audiência, várias emissoras tentaram recriar tal sucesso. Assim surgiram várias séries que colocavam um elenco grande, muitos mistérios, personagens carismáticos, boa trilha sonora, roteiro bem escrito e até o uso de flashbacks, que mesmo sendo uma técnica antiga, foi em Lost que tomou força. Mas será que conseguiram colocar isso perfeitamente na trama ou erraram e amarguraram um rápido cancelamento?

Algumas chegaram as ser chamadas de “novo Lost”, outras, apenas pegaram emprestado elementos que Lost usou para chegar a fama. Até membros da equipe de produção e do elenco foram usados para tentar chamar atenção dos fãs. O que eles não sabiam é que Lost não fez sucesso apenas pelos flashbacks, apenas por Terry O’Quinn ou somente por J.J. Abrams, mas sim todo o conjunto da obra e isso não dá para recriar, só se fosse um remake da série.

Six Degrees (2006-2007)

A teoria dos 6 graus de separação é parte importante de Lost, pois nas primeiras temporadas, enquanto íamos conhecendo os personagens, percebemos que existiam várias conexões entre si antes de estarem juntos no voo 815. A ideia principal de Six Degrees era exatamente essa, mostrar como nossas vidas podem estar conectadas a outras que nem imaginávamos. De produtores executivos estavam J.J. Abrams e Bryan Burk, respectivamente o criador e um dos atuais produtores de Lost. Outra coincidência foi o uso de um dos melhores compositores já vistos: o vencedor do Oscar Michael Giacchino, responsável pela excelente trilha sonora de Lost. Com uma história que não era capaz de prender o telespectador, Six Degrees foi cancelada após atingir 3 milhões na audiência sem exibir os 5 episódios finais.

Jericho (2006-2008)

Essa foi a tentativa da CBS de colocar uma série para fazer sucesso. A premissa era boa e poderia ter resultado em um grande seriado, mas Jericho foi confusa demais. Confesso que gostava da série, mas não cheguei a simpatizar por algum personagem fora o casal Stanley e Mimi. Vários atores como Skeet Ulrich, Pamela Reed e Ashley Scott não ajudavam com suas interpretações. Episódios arrastados, baixas audiências e uma segunda temporada (após voltar do cancelamento) bem ruim, foram pontos importantes para o segundo cancelamento da série, que apesar de ter dado um encerramento, o deu de uma forma ruim. Não me entendam mal, eu realmente gostava da série, mas enquanto Lost estava desenvolvendo sua história de boa forma, Jericho não teve o mesmo êxito e o público largou.

Heroes (2006-2010)

No mesmo ano que as duas anteriores estrearam, Heroes veio como a aposta da NBC, e todos sabem, veio muito bem. Exibiu uma primeira temporada fantástica e muitos fãs já diziam não saber qual era sua série preferida, se Lost ou Heroes. A série também foi responsável por viciar muitas pessoas em seriados, mantendo uma média de 13 milhões de telespectadores por episódio. Porém, veio a segunda temporada, Hiro viajou para o Japão e tudo começou a desmoronar. Se muita gente reclamou das viagens temporais de Lost é porque não viu as de Heroes. Personagens completamente esquecidos, atores mal utilizados, história que simplesmente não levava a lugar algum, chegando ao cúmulo do criador Tim Kring, assumir que não fazia ideia para onde a trama estava se encaminhando. A audiência foi caindo, mas o canal queria deixar a série no ar, renovando para uma terceira e depois uma quarta temporada, porque era uma das séries que mais dava lucros para a NBC. Todas as preces foram ouvidas quando, ainda semana passada, Heroes foi cancelada sem final!!

FlashForward (2009-2010)

Essa sim foi realmente taxada de nova Lost e todos apostaram todas as fichas na série, inclusive nós fãs. Com um diretor e uma produtora de bons episódios de Lost, Bobby Roth e Samantha Thomas e dois atores que fizeram sucesso na série da ilha, Dominic Monaghan (Charlie/Simon) e Sonya Walger (Penny/Olivia) a ABC lançou FlashForward para ficar no lugar de Lost após seu final. Produção enorme, efeitos especiais, uma trama que mostrava um grande número de personagens envoltos em conspirações, mistérios e ótimos eventos. Mas parou na premissa, pois os 10 primeiros episódios de FF foram sofríveis, com histórias focadas nos conflitos errados e uma direção e edição ruim. Tudo bem que tem muita gente que não gosta de Matthew Fox, mas vamos combinar que ele dá de 10 a 0 em Joseph Fiennes e sua péssima atuação. Mesmo a série tendo melhorado significativamente em seu retorno esse ano, o canal a cancelou após a audiência chegar quase em 3 milhões.

V (2009-)

O remake da série de mesmo nome, foi outra tentativa da ABC de encontrar uma audiência boa e fiel igual a de Lost. Fazendo dobradinha com FlashForward, a série veio com tudo, trazendo uma das melhores atrizes de Lost, além de queridinha dos fãs, Elizabeth Mitchell (Juliet/Erica). Eu, particularmente, adoro a série, mas existiram episódios arrastados e a trama demora pra engrenar em certos momentos, ficando estagnada. A audiência diminuiu, mas foi a única da lista que está no ar, visto que FlashForward logo acaba. V foi renovada para uma segunda temporada e acredito que foi a melhor escolha da ABC, mesmo que dificilmente irá criar o sucesso de Lost.

Ainda podemos citar outras séries como The Nine, Invasion e a recente e péssima Happy Town, como tentativas de recriar a fórmula de Lost e seus aspectos, além de garantir sua legião de fãs. Como já foi falado, essa “receita” que Lost usou é única e como próprios atores da série já disseram: não há e dificilmente haverá algo assim na televisão!!

Quarta feira teremos Lost pelos membros do elenco com citações e opiniões dos atores.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×