Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

O que esperar da 5ª temporada de Suits?

Por: em 18 de junho de 2015

O que esperar da 5ª temporada de Suits?

Por: em

Digo e repito, Suits é uma das melhores séries da tv atualmente. Mesmo sendo uma das mais dinâmicas, com personagens cativantes e história ágil, as vezes as pessoas (antes de assistir) olham meio torto por ela pertencer ao canal USA e por se passar em um escritório de advocacia – logo sendo colocada (injustamente) em um patamar que não faz jus à tudo que ela entrega (daquelas séries ingratas e procedurais que envolvem advogados e etc). Mesmo com toda essa resistência, a série é um hit e uma das mais pirateadas na internet. Eu lembro quando comecei a assistir (indicação de um amigo) e como eu me surpreendi muito positivamente com ela, pois diferente do que estamos acostumados, Suits trata do “mundo real” e de uma forma muito inteligente e cativante.  Logo se você ainda não assiste, aconselho uma maratona para que assim você possa assistir a estréia da 5a temporada.

Desde o primeiro episódio, lá em 2011, Suits nos presenteou com personagens únicos com dinâmicas maravilhosamente construídas. Na quarta temporada que terminou em março deste ano, nós vimos a desconstrução de tudo aquilo que a série já tinha assentado, dividindo o foco entre o mundo corporativo (deliciosamente representado) e os relacionamentos entre essas pessoas que aprendemos a amar e/ou lidar (vide Louis Litt). A perda da estabilidade emocional de pessoas como Jessica e Harvey pode nos fazer percorrer para direções ainda não exploradas dentro da firma.

Harvey DOnna

Com a surpreendente decisão de Donna em deixar Harvey por Louis, creio que o que veremos no início desta 5ª temporada é o homem que sempre conseguiu tudo o que quis, exausto e em pânico (óbvio que sem demonstrar abertamente, à princípio) por se ver sem a pessoa que desde o 1º dia em que se conheceram, transformou-se em seu principal pilar. Tudo isso vai contrastar com a nova realidade de Louis Litt que, finalmente, deverá ser capaz de se sentir seguro dentro do lugar que ele mais ama na vida. Além de ter Donna ao seu lado, e certamente devido à tudo que aconteceu com Jessica e Harvey, ele também deve acabar ficando responsável pelos principais trabalhos da Pearson-Specter-Litt. Além disso, depois daquele fofíssimo pedido de casamento, é fato que Rachel e Mike vão ficar um pouco cabreiros em assumir esse novo passo do relacionamento dentro do ambiente profissional.

Conclui-se então que todo aquele medo constante sobre a real situação de Mike como advogado, que permeou todas as temporadas até aqui, deve ser colocado um pouco de lado, ainda mais depois do próprio Louis Litt ter reconhecido o talento do jovem para profissão e perdoado as suas mentiras. Pelo que vi das promos, sinopses e notícias, o foco será em uma inédita desconstrução de Harvey Specter, que além de sentir responsável direto pela vida de Mike, perdeu Donna. Estou bem curiosa para vê-lo vulnerável e talvez até demonstrando essa vulnerabilidade aos outros, e como o emocional dele vai afetar o seu sempre impecável trabalho como advogado.

Harvey Donna e louis

Será interessante ver como Donna e Louis construirão a sua relação profissional, afinal Litt sempre foi o oposto de Harvey no que tange a forma como seu emocional sempre norteou as outras áreas da sua vida. Sempre amei amizade dos dois, mas com ela como sua secretária (como ele sempre sonhou) , a dinâmica entre eles deve chegar à um nível diferente. Aliás, a mudança de ramal de Donna deve ser capaz de criar uma tsunami dentro do escritório, o drama que pode acontecer desse “simples” fato é quase ilimitado e algo a ser trabalhado ao longo da temporada.

Mike, pela primeira vez, parece que perderá o foco que lhe é característico desde a primeira temporada. Não que isso o diminua, pois tudo que acompanhamos nesses quatro anos anteriores foram em consequência daquele dia em que ele entrou sem querer na entrevista de estágio com Harvey. Mas o arco do noivado e posterior casamento com Rachel, a meu ver, fará com que ele orbite entre os outros personagens. E vamos concordar, o plot dele é o que vai começar menos interessante dessa vez e tenho certeza que vão manter aquele conflito entre Rachel vs. Mike pelo trabalho com Harvey , o que deve interferir de alguma forma no enlace dos dois.

Harvey Mike

Mesmo focando um pouco mais no emocional dos personagens, tenho certeza que nesta 5ª temporada – considerando todo o caminho percorrido até aqui – Suits vai voltar mais forte do que nunca. Todos os protagonistas estão inseridos em novos contextos, então vamos poder assistir o desenvolvimento de cada um dentro deles – e com aquele ritmo de narrativa delicioso que só essa série sabe fazer.

E você? Pronto para mais um ano de imersão jurídica e sentimental dentro da Pearson-Specter-Litt?

A 5a temporada de Suits estréia dia 24 de junho, quarta feira, nos Estados Unidos, pelo canal USA. Ainda não há previsão para exibição do novo ano aqui no Brasil.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×