Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Orange is the New Black – 2×12 It Was The Change

Por: em 24 de julho de 2014

Orange is the New Black – 2×12 It Was The Change

Por: em

Daí você se dá conta que It Was The Change já foi o penúltimo episódio da segunda temporada de Orange is the new black. Que já está acabando mais uma leva de episódios. Daí você até pensa em ficar triste, mas eles entregam um episódio tão bom e tão bem amarrado que é impossível não se sentir satisfeito.2x12veerj

Depois de passar toda a temporada conhecendo Vee através do olhar de outros personagens, enfim pudemos ver um flashback da própria. E, surpreendentemente, ela é ainda pior que tudo que tinha sido mostrado até agora. A fantasia de matriarca acolhedora que Taystee enxergava se revela completamente falsa quando ela planeja o assassinato daquele que considerava seu filho favorito. A relação incestuosa com RJ chocou em muitos níveis, principalmente por expôr a frieza de Vee como nunca antes.

A tempestade que vinha sendo anunciada há alguns episódios enfim chega a Litchfield, acabando com a luz, inundando o térreo e criando um clima inusitado de acampamento na cadeia, com todas as garotas dormindo e cantando juntas. É claro que nem tudo é tão harmônico. A situação acaba sublinhando a tensão entre os grupos de Vee e Red, explodindo a guerra anunciada desde o começo da temporada. A ruiva acaba pagando muito caro pela meia tentativa de assassinato. Ao cair mais uma vez na lábia da Jocasta da boca de fumo, Red entregou de bandeja sua própria cabeça à inimiga.

Fig como sempre usa sua influência para acobertar seus desvios de verba, convidando o fiscal para a sua mega festa e se livrando de prestar contas. Ela ignora completamente a situação em Litchfield e mais uma vez mostra que não está dando a mínima para aquelas mulheres. O romance de seu marido com o assessor já tinha ficado claro com apenas uma troca de olhares entre eles, como ela não percebeu antes? Se a traição foi uma tentativa de humanizar a personagem, não deu muito certo, não.

Poussey foi maravilhosa nesta temporada do início ao fim. Depois de tanto se dar mal, dá gosto vê-la acabando com a mercadoria de Vee! Sua atitude faz com que Taystee seja imediatamente descartada do esquema, e apesar da revolta inicial, o afastamento serve para que elas façam as pazes. Poussey não guarda rancor, não quer vingança, ela recebe Taystee de braços abertos quando a garota percebe como esteve enganada em relação a quem realmente se preocupa com ela. Não há uma amiga mais amiga que P. no mundo inteiro. 

2x12pousseytaystee

Enquanto isso, Chapman precisa lidar com a ideia de ser transferida. Quando ela finalmente começa a se sentir parte daquele lugar, vem a ameaça de ser novamente uma estranha vestindo laranja em um ambiente hostil. A Piper de antes poderia ficar contente ao ouvir da Yoga que poderia acabar em um lugar com melhores condições, mas a Piper de hoje decide tomar uma atitude para mudar seu destino e o de todas as outras. Aloira aproveita o blackout para pegar os documentos que precisava para incriminar Fig e acaba surpreendida por Caputo. Azar? Depois da última conversa dele com a chefe, eu diria que pelo contrário!

It Was The Change teve cara de season finale. Teve destaque para todos os personagens, teve conflito, teve reconciliação, teve vilãs desmascaradas, cliffhangers e uma cena final bem parecida com a da primeira temporada. Mas ainda não acabou. Este episódio brilhante foi apenas a preparação da verdadeira season finale, que tem tudo para ser inesquecível.

 

*A review do próximo episódio vai atrasar um pouquinho por causa da nossa tradicional cobertura da Comic Con neste fim de semana. Mas na próxima quarta-feira podem voltar para conferir a última resenha da segunda temporada. Espero vocês!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×