Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Painel de Firefly na Comic Con 2012

Por: em 13 de julho de 2012

Painel de Firefly na Comic Con 2012

Por: em

Há 10 anos atrás, estreou na FOX uma série no melhor estilo faroeste. Só que no espaço. Uma série que só tem um defeito: seu cancelamento prematuro. Firefly foi cancelada antes mesmo de concluir a 1ª temporada, deixando de exibir os 3 últimos episódios, que só foram lançados mais tarde, em DVD. Os fãs ficaram desolados, fizeram protestos, tentaram convencer outro canal a salvar a série, mas não teve jeito. Foram só 14 episódios de uma série que tinha tudo para ser perfeita e potencial para durar anos. Após o cancelamento a série virou um ícone e conquistou milhares de admiradores, sendo considerada por muitos a série mais injustiçada da história da televisão americana e a melhor série do gênero de todos os tempos. Em 2005 os fãs tiveram um motivo para comemorar: o filme SerenityAgora, na Comic Con 2012 os fãs vão à loucura com a reunião do aniversário de 10 anos da estréia da série!

Para quem não assistiu a série, há spoilers no texto, já que o painel é sobre uma série encerrada e dedicado aos fãs. A partir daqui é por sua conta e risco! Nesta reunião épica, estavam presentes: Nathan Fillion (o eterno Capitão Mal Reynolds), Adam Baldwin (Jayne Cobb), Alan Tudky (Wash), Sean Maher (Dr. Simon Tam), Summer Glau (River Tam), Joss Whedon (criador e produtor executivo da série) e Jose Molina (escritor). O painel foi aberto com um vídeo para aquecer a audiência, com direito a imagens do Capitão Mal ao som de “I’m sexy and I know it” (ui!). Todos foram recebidos no palco com longos aplausos em pé da multidão, principalmente para Nathan Fillion e para Joss Whedon (que tem uma legião de  fãs não apenas por Firefly, mas também por Buffy, The Vampire Slawer, Angel, o filme Os Vingadoresentre outros).

O painel começou com Jeff Jensen (dono da Entertainnment Week e moderador do painel) perguntando para Joss Whedon e para Nathan Fillion como eles se sentiam com essa reunião 10 anos depois embarcarem na nave Serenity. Whedon respondeu que eles sempre souberam que eles estavam fazendo a coisa certa pelos motivos certos e do jeito certo. Ele também disse que foi o melhor elenco com que ele já trabalhou. Fillion estava segurando as lágrimas de emoção e respondeu que antes de Firefly, ele nunca teve a oportunidade ter outro papel além de “homem #5”. Ele também adicionou que foi o melhor papel que ele já teve.

Sobre a criação da série e os comentários dos atores ao receberem o papel, Whedon disse que quando pensou na série, ele queria contar a história de um imigrante americano e de faroeste, mas se ele não tiver nenhuma nave espacial ele fica mal humorado.  Sean Maher contou que a única coisa que tinha sobre Simon era o discurso dele no piloto. Ele também diz que nunca considerou a série um sci-fi, mas um “faroeste pós-apocalíptico”. Summer Glau falou que para construir o personagem ela apenas precisou lembrar como ela era aos 17 anos, o que foi 2 anos antes das gravações.Vários fãs puderam fazer perguntas. Perguntaram o qual foi a melhor situação com fãs que eles já viveram, se haverá quadrinhos sobre a história de Inara (e a resposta foi sim!), se há a possibilidade de ter uma série animada (o que seria muito legal), mas Whedon disse que está mais interessado em um programa no rádio.

A melhor pergunta foi: “Se você soubesse que só haveria 1 temporada, o encerramento da série seria diferente do fim mostrado no filme Serenity?”. Whedon respondeu que ele provavelmente não teria matado ninguém (Nesse momento eu tenho que deixar registrado a minha revolta com a FOX por ter cancelado a série. Eu fiquei muito triste com as mortes no filme. Foi traumático, ainda não superei).

No fim do painel Whedon e Fillion começaram a chorar (acredito que muitos na platéia também), e Whedon finaliza para o público: “Quando você sai de um ótimo filme, você se sente como se estivesse naquele mundo. Quando você conta uma história, está tentando se conectar com as pessoas de um jeito particular. Isso é sobre convidar alguém a esse mundo. O jeito em que você o habitou, esse universo, você se tornou parte disso. Quando eu vejo vocês, eu não acho que a série está fora do ar. Eu acho que há naves espaciais e cavalos – A história está viva.”

A multidão de fãs se despede deles com muitos aplausos. Todos foram muito bem humorados e houve muita emoção. Firefly foi tragicamente cancelada antes do tempo, mas não é toda série que dá de presente para seus fãs uma reunião linda depois de 10 anos. E para matar a saudade, aqui vai o vídeo que foi usado para divulgação do painel da Comic Con e para o 10º aniversário:

Aqui um outro vídeo com o painel da Comic-Con, Firefly 10th Anniversary Panel.


Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×