Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Palpites Apaixonados por Séries – Indicados ao Globo de Ouro 2011

Por: em 12 de dezembro de 2010

Palpites Apaixonados por Séries – Indicados ao Globo de Ouro 2011

Por: em

Nesse dia 14 de Dezembro saem os indicados ao Globo de Ouro 2011 cuja cerimônia de entrega das estatuetas ocorre dia 16 de Janeiro.

Os votantes da organização Hollywood Foreign Press Association (HFPA) são complicados. Isso é fato. O Globo de Ouro tem um histórico de divergir com a mais famosa premiação da televisão, o Emmy. Os casos mais famosos recentemente são as omissões de Breaking Bad e seus atores Bryan Cranston e Aaron Paul; e ao amor por True Blood e Anna Paquin. Do contrário, o Emmy vem ignorando totalmente True Blood, com apenas a indicação nesse ano em melhor série dramática e pelo terceiro ano consecutivo deu o prêmio de melhor ator em drama para Cranston. A associação gosta de prestigiar séries que não são muito aclamadas por outros prêmios como Big Love, Weeds, Californication e The Tudors.

Para escolhermos nossos palpites levamos em conta o histórico do Globo de Ouro e de como as séries se saíram esse ano. Vale notar que as categorias de ator e atriz coadjuvantes estão nesse post apenas com representantes de séries, mas na realidade elas misturam seriados, minisséries e filmes para a TV, sem distinguir também drama e comédia.

Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV:

  • Denis O’Hare, como Russell Edgington em True Blood
  • Jeremy Piven, como Ari Gould em Entourage
  • Martin Short, como Lenny Winstone em Damages
  • Neil Patrick Harris, como Barney Stinson em How I Met Your Mother
  • Terry O’ Quinn, como John Locke em Lost

Outros nomes: Michael Emerson (Lost), Irrfan Khan (In Treatment), Aaron Paul (Breaking Bad), Ty Burrell, Eric Stonestreet, Ed O’Neil ou Jesse Tyler Ferguson (Modern Family), Chris Colfer (Glee), Oliver Platt (The Big C).

O fato é que, como já comentado acima, pelo menos uns dois atores da lista não entrarão porque ainda concorrem os indicados por minisséries e filmes. Porém, Patrick Harris e Piven são figuras carimbadas no Globo de Ouro e é praticamente certo dizer que alguém de Lost entrará nos 5 indicados. Caso não seja O’Quinn, Michael Emerson deve estar. O’Hare foi uma das únicas coisas fantásticas que aconteceram na 3ª temporada de True Blood, então também tem uma chance. Damages já teve vários de seus atores na categoria e Martin Short fez bonito na temporada de 2010. Aaron Paul, que levou o Emmy esse ano seria um forte candidato caso a associação levasse Breaking Bad a sério, mas pode ser que finalmente a série seja reconhecida e Paul tenha sua vaga.

Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para a TV:

  • Debra Winger, como Frances em In Treatment
  • Elisabeth Moss, como Peggy Olson em Mad Men
  • Jane Lynch, como Sue Sylvester em Glee
  • Rose Byrne, como Ellen Parsons em Damages
  • Sofia Vergara, como Gloria Delgado-Pritchett em Modern Family

Outros nomes: Julie Bowen (Modern Family), Sandra Oh e Chandra Wilson (Grey’s Anatomy), Chloë Sevigny (Big Love), Christina Hendricks (Mad Men), Christine Baranski e Archie Panjabi (The Good Wife).

É meio estranho ver Elisabeth Moss e Jane Lynch competindo numa mesma categoria quando as personagens que elas interpretam são TÃO distintas entre si. Ambas merecem e ambas são os nomes mais certos entre esses cinco — o complicado é decidir qual delas deveria ganhar, já que tanto Mad Men quanto Glee têm um apelo forte em todas as premiações. Rose Byrne anda garantindo uma indicação todo ano e é capaz de repetir a dose pela performance mais uma vez sólida nessa última temporada de Damages. Em Modern Family, a dúvida fica entre Julie Bowen e Sofia Vergara, mas o sangue latino e chamativo de Vergara faz a gente pender pro lado da colombiana. Já a quinta indicação pode ir pra milhares de direções diferentes. Tem Chloë Sevigny, que surpreendeu ao ganhar o prêmio esse ano, Archie Panjabi e Christine Baranski com chances pelo sucesso de The Good Wife, e Debra Winger, que talvez tenha sido a paciente mais fraca dessa temporada de In Treatment, mas é capaz de receber os holofotes por ser seu primeiro papel importante na TV em mais de 15 anos. (Vale também lembrar que ainda há espaço pra atrizes de telefilmes, e é provável que alguma dessas vagas acabe indo pra alguém de Temple Grandin ou You Don’t Know Jack.)

Ator Principal em Série de Comédia:

  • Alec Baldwin, como Jack Donaghy em 30 Rock
  • Jim Parsons, como Sheldon Cooper em The Big Bang Theory
  • Matthew Morrison, como Will Shuester em Glee
  • Steve Carrell, como Michael Scott em The Office
  • Tony Shalhoub, como Adrian Monk em Monk

Outros nomes: Charlie Cheen (Two and a Half Men), Joel McHale (Community), William Shatner ($#*! My Dad Says), Thomas Jane (Hung).

Baldwin e Carrell são nomes certos na categoria, seguidos bem de perto por Morrison que deve repetir a indicação e Shalhoub pelo último ano de Monk. Assim como Breaking Bad, o Globo de Ouro tende a ignorar The Big Bang Theory, mas por Parsons ter levado o Emmy para a casa esse ano é bem provável que ele entre. Thomas Jane foi indicado ano passado por Hung e Charlie Sheen também já esteve na categoria, o que pode voltar a acontecer esse ano. O maior erro seria indicar William Shatner por $#*! My Dad Says, porém a premiação gosta de pregar peças como essa.

Atriz Principal em Série de Comédia:

  • Edie Falco, como Jackie Peyton em Nurse Jackie
  • Laura Linney, como Cathy Jamison em The Big C
  • Lea Michele, como Rachel Berry em Glee
  • Tina Fey, como Liz Lemon em 30 Rock
  • Toni Collette, como Tara Gregson em United States of Tara

Outros nomes: Mary-Louise Parker (Weeds), America Ferrera (Ugly Betty), Amy Poehler (Parks & Recreation), Courteney Cox (Cougar Town).

Provavelmente a categoria mais fácil de escolher os candidatos é a de melhor atriz em série de comédia. Como muitos estão apontando, esse ano a categoria deveria ser chamada de Melhor Atriz do Showtime, porque caso Louise Parker acabe entrando, 4 das 5 atrizes atuam em séries do canal. Falco e Collette já brigaram pelo prêmio ano passado e a atriz de United States of Tara acabou levando a melhor, embora tenham compensado Nurse Jackie no Emmy. Essa categoria também é a primeira do post a colocar uma série estreante na disputa. Laura Linney arrancou lágrimas e risadas de todos os críticos e fãs de The Big C, arrasando em cada um dos 13 episódios da 1ª temporada, o que lhe renderia um lugar na disputa. Tina Fey é outra veterana que deve voltar. Ano passado tivemos a indicação de Cox por Cougar Town, mas só entraria caso Lea Michele não for indicada, o que dificilmente acontecerá.

Ator Principal em Série Dramática:

  • Bryan Cranston, como Walter White em Breaking Bad
  • Gabriel Byrne, como Paul Weston em In Treatment
  • Jon Hamm, como Don Draper em Mad Men
  • Michael C. Hall, como Dexter Morgan em Dexter
  • Steve Buscemi, como Nucky Thompson em Boardwalk Empire

Outros nomes: Hugh Laurie (House), Bill Paxton (Big Love), Matthew Fox (Lost), Simon Baker (The Mentalist), Jonathan Rhys-Meyers (The Tudors), Donal Logue e Michael Raymond-James (Terriers), Kyle Chandler (Friday Night Lights).

Nesses últimos anos essa categoria é uma das mais acirradas em qualquer premiação de TV. Mas o Globo de Ouro tem a mania de ignorar Breaking Bad e, por mais absurdo que seja, existe uma remota possibilidade de Bryan Cranston não entrar na lista de indicados. Michael C. Hall tem boas chances de levar o bi, ainda mais considerando a carga emocional forte do primeiro episódio da quinta temporada de Dexter. Jon Hamm e Steve Buscemi comandaram duas das séries mais aclamadas nesse segundo semestre — e talvez não coincidentemente, ambas séries de época, em que a produção meticulosa já chama atenção por si só. O mais difícil é definir a quinta vaga. Hugh Laurie é consistente como House e já ganhou duas vezes pelo papel anteriormente. Mas é louvável o jeito como Byrne se compromete no ritmo extremamente exaustivo de In Treatment e ainda assim constrói um personagem repleto de nuances sutis e ao mesmo tempo pesadas. Outros nomes são Bill Paxton, já que Big Love é uma das queridinhas da premiação, e se a hype da crítica americana fizer valer alguma coisa, Donal Logue e Michael Raymond-James (Donal principalmente) têm chances pela recém-cancelada — e excelente — Terriers.

Atriz Principal em Série Dramática:

  • Anna Paquin, como Sookie Stackhouse em True Blood
  • Glenn Close, como Patty Hewes em Damages
  • January Jones, como Betty Draper em Mad Men
  • Julianna Margulies, como Alicia Florrick em The Good Wife
  • Kyra Sedgwick, como Brenda Johnson em The Closer

Outros nomes: Mariska Hargitay (Law & Order: Special Victims Unit), Katey Sagal (Sons of Anarchy), Connie Britton (Friday Night Lights), Kelly Macdonald (Boardwalk Empire).

Se a associação for razoável esse ano, não indicarão Anna Paquin, visto que a 3ª temporada da série foi bem fraca e que a atriz nunca foi lá essas coisas. Mas como eles adoram a série, é bem possível que Paquin volte a concorrer. Glenn Close, Jones, Margulies (que levou ano passado) e Sedgwick (que ganhou o Emmy esse ano) são nomes praticamente certos, mas pode acontecer de termos uma mudança com Hargitay ou alguma das outras entrando em um dos 5 lugares.

Série de Comédia:

  • 30 Rock (NBC)
  • Entourage (HBO)
  • Glee (FOX)
  • Modern Family (ABC)
  • The Office (NBC)

Outros títulos: Weeds, Nurse Jackie e The Big C (Showtime), Raising Hope (FOX), The Big Bang Theory (CBS), Community e Outsourced (NBC).

Caso a premiação seja mais justa esse ano, Modern Family deve sair vencedora como uma das melhores comédias em exibição. Porém, é fato que Glee, The Office e 30 Rock estarão concorrendo. Entourage é uma famosa queridinha do Globo de Ouro, o que pode garantir mais uma indicação. Entre as novas, tem muita gente apostando em três nomes como possíveis sortudos: The Big C, Raising Hope e Outsourced. Community, infelizmente, deve ser ignorada.

Série Dramática:

  • Boardwalk Empire (HBO)
  • Breaking Bad (AMC)
  • Dexter (Showtime)
  • Mad Men (AMC)
  • True Blood (HBO)

Outros títulos: Friday Night Lights (DirecTV), The Walking Dead e Rubicon (AMC), Lost e Grey’s Anatomy (ABC), House (FOX), Big Love e Treme (HBO), Terriers, Justified e Damages (FX).

Essa é a categoria que mais está apostando em séries novas para possíveis outros indicados. Boardwalk Empire é a série mais bem criticada do momento, o que garante um lugar entre os 5 e que pode até sair vencedora. True Blood só entraria pela paixão da associação, pois a 3ª temporada foi fácil a mais fraca. Eles estariam sendo muito injustos caso continuassem a ignorar Breaking Bad que apresentou a melhor temporada até então. Lost pode até receber sua última homenagem pelo Globo de Ouro, visto que até Evangeline Lilly já foi indicada pela série. Entre os novos nomes, tem gente colocando até a recém cancelada Rubicon no páreo, o que não seria errado, mas improvável. Terries, Justified, Treme e The Walking Dead são outras séries estreantes que poderiam conseguir uma vaga.

________________________________________________

Não esqueça de voltar aqui dia 14 para saber quais são os indicados nas principais categorias do Globo de Ouro. E você mudaria alguma coisa nos nossos palpites?


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×