Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Elementary

Por: em 9 de setembro de 2012

Elementary

Por: em

Adoro os livros sobre Sherlock, os filmes e para mim a série Sherlock da BBC é imbatível em qualidade ao representar o mundo investigativo de Sherlock, com excelentes atores, produção e adaptação das histórias originais. Quando anunciaram Elementary fiquei ansiosa para assistir e saber se poderia ao mínimo ser uma boa diversão sem estragar o encanto dos originais, e acredito que CBS e o produtor Robert Doherty foram felizes nesta releitura.

Não espere ver as consagradas histórias de Sherlock em Elementary, elas não estarão lá. A série será um drama policial que acompanha o nosso querido excêntrico, egoísta e charmoso detetive inglês. Sua obsessão por resolver enigmas é a trama central, e as histórias serão diversas, adaptadas a sua nova realidade.

Para assistir Elementary e aproveitar uma boa diversão é preciso considerar três pontos nessa nova releitura de Sherlock Holmes e decidir se pode ignorá-los ou aceitá-los.

O primeiro e mais gritante ao meu ponto de vista é Watson. O personagem virou uma mulher nessa versão mas continua tento a medicina por profissão, já que Holmes tanto na literatura quanto nas séries e filmes precisa constantemente de conselhos nessa área para corroborar suas descobertas. Lucy Liu ainda estava tímida nesse piloto. A atriz não é brilhante e parece que isso vai continuar, mas acredito que Lucy ainda pode dar um pouco mais de profundidade à personagem Joan Watson. Além da alteração no gênero do personagem, nada foi dito ainda sobre ela estar no exército ou qualquer força armada e isso pode ser um problema para a série, se decidir buscar mais referências nos livros de Sir Arthur Conan Doyle.

O segundo ponto e não tão importante para mim é sua locação. Série americana, cenário americano. A série se passa em New York atual, não em Londres antiga, portanto não veremos um dos endereços mais famosos da literatura, televisão e cinemas, o 221b Baker Street. New York é pra mim uma cidade charmosa, que pode render excelentes histórias de investigação para Sherlock, assim como Londres. Não consigo imaginar até que ponto a falta da cidade natal de Sherlock poderá ser prejudicial à série da CBS.

Terceiro ponto é uma consequência do segundo, já que não teremos a Scotland Yard participando da série, a polícia inglesa será somente citada em Elementary, alguns trabalhos prévios de Holmes serão comentados e acho que não vai passar disso. Então a principio o inspetor Lestrade não está nessa nova adaptação, mas nada impede que ele faça alguma participação especial, com alguma investigação conjunta com a polícia norte americana.

Mas se estes pontos não o incomodarem, conseguirá dar à série os mesmos 4 controles que eu dei para o piloto:

Sherlock ainda é inglês e o ator que o interpreta, Jonny Lee Miller, também. Além de ser um bom ator, seu sotaque está lá e nos conecta um pouco com a história original. A personalidade de Holmes é a mesma e fornece um grande álibi para a mudança de cidade. Sherlock dos livros faz muitas coisas para aguçar sua percepção e atividade cerebral, ajudando-o a desvendar os mais misteriosos casos. É conhecido por usar entorpecentes, morfina, coca, ópio… tudo na tentativa de aprimorar sua acuidade mental. O abuso destes elementos o leva a uma clínica de reabilitação em New York, e por fim a americana Jean Watson, médica contratada pelo patriarca Holmes para cuidar/vigiar o filho.

Assim como no original, Holmes trabalha como consultor privado para a polícia, conta com um detetive chefe que o conhece de longa data, sabe como Sherlock trabalha e confia no seu julgamento. Já os policiais ainda terão que aprender a conviver com o detetive e aceitar os seus métodos. Esta tarefa não será fácil, já que a personalidade de Holmes não o ajuda, e se bem trabalhada estes pequenos conflitos com a força policial dará uma graça à série.

A história do piloto é simples, e o episódio se ocupa mais em aperfeiçoar a mudança de Sherlock para New York e também o início do seu relacionamento com Joan Watson do que com um grande mistério a ser resolvido. logo no início a conversa entre eles conta algumas coisas que precisamos saber sobre as mudanças que ocorrerão na trama.

Do meu ponto de vista a principal vantagem de Elementary sobre Sherlock da BBC é o número de episódios. Eu sempre quero mais do que 3 episódios de uma série sobre um personagem que gosto muito. Espero que pelo menos o professor Moriarty e Irene Adler deem as caras também na CBS. Holmes sem um grande adversário não é Holmes.

Se você busca um primor de série e fidelidade à Sir Conan Doyle, nem assista. Mas se quer se divertir com histórias de investigação, Elementary pode ser a série certa para você.

PS.: A série estréia oficialmente na CBS em 27 de setembro, portanto vamos ter que esperar quase um mês para assistir um segundo episódio de Elementary.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×