Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Na Forma da Lei

Por: em 16 de junho de 2010

Na Forma da Lei

Por: em

Com autoria de Antônio Calmon (A Justiceira, Mulher) com colaboração de Leandra Faria e Guilherme Vasconcellos e com direção de núcleo de Wolf Maya (Hilda Furacão, Cinquentinha) vem Na Forma da Lei, novo seriado da Rede Globo. A história gira em torno de cinco amigos, todos formados em direito, que se juntam para tentar incriminar o assassino de um amigo em comum. A série fala sobre temas recorrentes como corrupção e política, além de contar com ótimas participações especiais em seus 8 episódios.

Em 2003 Eduardo foi brutalmente assassinado por Maurício, na frente de seus amigos e sua noiva. Maurício, por ser filho do intocável senador João Carlos, foi julgado e inocentado, incitando o senso de justiça dos amigos de Eduardo, que 7 anos depois, já formados e cada um em seu emprego, encontram a chance de finalmente colocá-lo atrás das grades. Quando uma modelo é encontrada morta e as pistas indicam que Maurício está por trás do novo crime, a delegada Gabriela, a promotora Ana Beatriz, o advogado Edgar, o juiz Célio e o jornalista Ademir unem forças para que a justiça seja feita.

Ambientada no Rio de Janeiro, Na Forma da Lei teve um ótimo primeiro episódio, apesar de algumas atuações e situações forçadas. Todo o clima de mistério e cenas de violência deram um tom interessante, além dos cenários e figurinos propositalmente escuros manterem a série em seu curso. A cena do assassinato de Eduardo foi realmente forte e os crimes cometidos, assim como toda a corrupção, deixam o telespectador ansiar pela justiça, o que pode ser um ponto forte da atração, prendendo seu público até o final, onde, provavelmente, Maurício pagará pelos seus crimes. Como muito bem apontou a Cristal, o público não está acostumado com tamanha violência, que não foi desnecessária, ou seja, é um ponto a favor da Globo que precisa ter coragem ao impressionar quem assiste.

Apesar de ser um seriado, cada episódio terá início, meio e fim, com os cinco amigos enfrentando casos diferentes que levam sempre ao mesmo nome. No decorrer dos oito episódios, cerca de 80 atores participarão das cenas, mostrando um Rio de Janeiro escuro e sem sol e praia, para dar o clima pretendido. Tudo isso junto formou uma boa mistura nesse episódio piloto que me agradou e muito em uma produção nacional. Claro que nem por isso deixaram de ocorrer erros, como a reviravolta de novela com a descoberta de que o assassino Anselmo era filho do senador João Carlos. Foi forçado e muito parecido com o que vemos em nossas novelas. Porém, tirando isso, a história foi bem coerente e é mais um acerto da Globo.

Quanto as atuações, bem…Márcio Garcia (Maurício) é estilo Jane Lynch (Sue de Glee), interpreta bem, mas faz sempre o mesmo papel, o que não significa que foi ruim para a série. Ana Paula Arósio (Ana Beatriz), Henri Castelli (Edgar), Leonardo Machado (Célio) e Samuel de Assis (Ademir) fazem bem seus respectivos personagens, porém, Luana Piovani (Gabriela) destoa bastante do elenco principal, e não é fácil acreditarmos em sua personagem. As participações, por outro lado, são um show a parte. Luís Melo (João Carlos) arrebenta em todas as cenas, seja dizendo adeus a um filho ou batendo em outro. Eu tive o prazer de acompanhar o ensaio de uma de suas peças no Festival de Teatro de Curitiba em 2008 e posso afirmar que não é só na TV que Luís Melo brilha. O ator Jackson Costa foi outra boa surpresa como o assassino Anselmo, uma pena que seu personagem durou tão pouco. Carolina Ferraz (Maria Clara) é outra adição da série que só tem a acrescentar, assim como José Wilker (Dr. Mourão) e Ailton Graça (Moreira) e os que ainda vão aparecer Osmar Prado (Newton), Eva Wilma (Dra. Walfrida) e Paulo José (Dr. José), só para citar alguns.

Para quem ainda está indeciso, eu digo: assista!! Na Forma da Lei é uma série com um tema intrigante e incitante e que, pelo menos em seu episódio piloto, promete muito mais. Está na hora do Brasil também se firmar no mercado de boas séries, como Inglaterra e Canadá já vem fazendo. Na Forma da Lei pode ser apenas o começo.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×