Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Ray Donovan

Por: em 11 de julho de 2013

Ray Donovan

Por: em

Com Dexter iniciando sua última temporada, a Showtime já está tentando encontrar outra série para substituir o serial killer na sua programação. Assim surgiu Ray Donovan, a nova aposta do canal que, apesar de alguns poucos defeitos, consegue ser muito satisfatória.

Na trama, Ray Donovan é alguém que conserta os problemas das mais notáveis celebridades de Los Angeles. No entanto, a situação se complica quando seu pai é libertado da cadeia, o que muda completamente a vida da família.

Ray Donovan

Por essa premissa, Ray Donovan pode ser comparada por alguns com Scandal, mas as duas séries têm características e intenções bem diferentes. Sem contar o fato de que a Showtime já trabalhava com esta ideia antes que Shonda Rhimes imaginasse Olivia Pope e seus escândalos.

Deixando de lado essa comparação, uma ótima característica do seriado é que souberam intercalar muito bem entre o procedural e o drama familiar. Sim, muitos casos estão ali para Ray resolver, mas apesar disso, a maior parte do tempo é dedicada para os conflitos que acontecem dentro de sua casa. Isso faz com que a série possa se diferenciar de outras do gênero, pois irá fugir dos conhecidos “caso da semana”.

Esse piloto tem um ritmo bem rápido e isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. Foi bom porque não tivemos nenhuma parte desnecessária ou um tanto tediosa, mas a parte ruim é que parecia ter um excesso de histórias. Tinha três “polêmicas” para Ray resolver, os problemas com a família, o Mickey saindo da prisão e ainda mais… Foi como se eles tivessem apressado tudo só pra ninguém poder dizer que “falta ação”. Mas isso não é algo tão negativo, já que provavelmente será resolvido nos próximos episódios.

Os personagens são, na sua maioria, carismáticos. O protagonista é aquele típico “anti-herói” que quebra as leis, mas quase sempre por bons motivos. Outro ponto forte é que a família Donovan é bem problemática, e cada um tem suas coisas para resolver. As pessoas ali (e na série, em geral) têm tantos problemas que isso pode ficar raso e superficial se não for bem desenvolvido. Mas apesar do receio, acredito que os roteiristas saberão lidar bem com isso…

ray donovan 1x01

Apesar de contar com alguns personagens adolescentes, como Bridget e Conor, a série não dá nenhum plot exclusivo para eles, o que faz com que, por enquanto, ela fique ilesa de histórias teens. É um seriado totalmente adulto. Violência e sexo aparecerão em quase todo episódio, então se você for um tanto “puritano” quanto ao que assistir, é melhor nem tentar ver, pois poderá se zangar.

O elenco é ótimo, onde quase ninguém deixa a desejar. Liev Schreiber escarna um Ray exatamente no tom certo, sendo cruel, misterioso e simpático ao mesmo tempo, criando uma combinação um tanto única.  Jon Voight faz uma pessoa que por um lado é a vilã e, por outro, chega a ter um pouco de razão. Paula MalcomsonKatherine MoennigElliott GouldDash Mihok, entre outros, também merecem algum destaque.

Pelo vídeo sobre o que está por vir, podemos perceber que a temporada estará bem agitada, com vários conflitos acontecendo. Justamente por isso, dá para deduzir que não tentarão enrolar o telespectador ao longo dos episódios, e serão mais “diretos” no que querem, o que é sempre um ponto positivo.

Caso ainda não esteja totalmente convencido se dá pra uma chance para Ray Donovan ou não, confira o vídeo promocional logo abaixo:

E você, o que achou da série? Diga pra gente!


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×