Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Suits

Por: em 28 de junho de 2011

Suits

Por: em

Se existe algo que não entendo na televisão americana é o uso constante, e incessante, de fórmulas que fazem, ou já fizeram, sucesso. Esse fato é verificado, principalmente, em séries médicas e jurídicas. Mas, por favor, não me entendam mal, eu gosto de seriados que retratam ambos os universos, apenas gostaria de deixar claro que quando foi anunciada a premissa da série, não tinha grandes expectativas sobre Suits. Fui surpreendida!

Não que Suits traga algo revolucionário e inovador. A fórmula é básica: um grande escritório de advocacia; o ambiente competitivo, ainda mais acentuado pelo cenário de Manhattan; casos semanais. Até os personagens principais não são novidades para nós Apaixonados por Séries: um jovem gênio que se aproveita de sua condição, mas, no fundo, apenas está tentando descobrir seu lugar no mundo, e um renomado e egocêntrico advogado, que aparenta não ter interesse por nada que não o envolva, entretanto é extremamente ligado aos seus casos e as pessoas que estão ao seu redor. Apesar de não apresentar grandes novidades, Suits agrada e funciona.

E, praticamente, 100% deste bom desempenho devem-se aos personagens Mike Ross (Patrick J. Adams) e Harvey Specter (Gabriel Macht). Os atores que interpretam os protagonistas mostram-se confortáveis e possuem ótima interação. Assim como seus personagens se completam: Mike é um jovem superdotado e carismático, mas que não tem o conhecimento prático do mundo jurídico; e Harvey é um advogado de sucesso, com muita experiência e conhecedor das fraquezas humanas, todavia tenta não estabelecer relações afetivas com nenhum de seus clientes. O jornal Los Angeles Times diz que a combinação dos dois forma um grande jurista.

O piloto inicia apresentando Mike em sua função anterior ao trabalho no escritório, em que comercializava seus “dotes intelectuais”, realizando provas para outras pessoas em troca de dinheiro. Já Harvey é promovido a sócio sênior e piora, ainda mais, sua relação com outro advogado da firma, Louis Litt (Rick Hoffman). Os dois se encontram quando Mike, a fim de manter sua avó em uma clínica para idosos, aceita a oferta de um amigo para entregar uma mala com drogas em um hotel. Ao perceber que se encontra em uma emboscada, o jovem foge da polícia e vai parar em uma entrevista de emprego com Harvey. O advogado se impressiona com a memória fotográfica do jovem e o contrata, apesar deste não possuir qualificação acadêmica para tanto.

Mike logo é encaminhado a trabalhar em um caso pro bono e tem que aprender todas as peculiaridades e artimanhas da profissão. O processo de assédio sexual não empolga, mas é importante para dar base e encaminhar Mike em futuros casos.

A série também apresenta a sócia majoritária da firma Jessica Pearson (Gina Torres), Rachel Lane (Meghan Markle) assessora dos advogados e, provavelmente, futuro par romântico de Mike, além de Trevor (Tom Lipinski) amigo de Mike traficante de drogas.

A série estreou na última quinta-feira pelo canal USA Network em terceiro lugar na audiência e registrou 4.636 milhões de espectadores.

Apesar do esgotamento da fórmula, Suits é uma boa recomendação para a summer season e deve ser uma das melhores estréias do período.

 

P.S.: Logo no início da série Mike cita o livro Freakonomics, sei que esse assunto foge do nosso escopo, mas é uma ótima recomendação de obra literária. É uma leitura moderna, ágil, fácil e interessante sobre a economia atual, através de exemplos brilhantes. Vale a pena a leitura!

 


Gabriela Carvalho

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Big Love

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×