Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Under the Dome

Por: em 27 de junho de 2013

Under the Dome

Por: em

A CBS apresentou, na última segunda-feira (24), a estreia de “Under the Dome”, baseada no romance homônimo de Stephen King. Uma estreia muito bem sucedida, assistida por 13,1 milhões de telespectadores. Embora a ambientação, caracterização e fotografia tenham sido criadas com diversas referências visuais a outras obras adaptadas do autor, os fãs mais puristas do livro podem não ficar muito satisfeitos com as grandes mudanças da série em relação ao original.

under-the-dome-pilot

A trama é intrigante: Chester’s Mill, uma pequena cidade em Maine (There is another town in Maine), subitamente é isolada do resto do mundo por uma redoma impenetrável. As razões pelas quais o elemento estranho surgiu, do que ele é feito e quando – e se – vai embora são questionamentos que os personagens e o telespectador terão que especular e descobrir juntos.

Uma das armadilhas fáceis em que o piloto poderia cair seria focar apenas nas cenas de ação causadas pelo surgimento da redoma, e é claro que elas não deixaram de ser muito bem aproveitadas. Houve carros batendo, avião explodindo e até mesmo a bizarra cena de uma vaca partida ao meio, mas não é o tipo de recurso que se pode usar em outros episódios, então foi um acerto dos roteiristas abrir mão de um ritmo mais acelerado em nome de marcar desde já sua identidade e começar a desenvolver o ponto central da série: os personagens.

O mistério da redoma e as consequências do seu aparecimento certamente estarão presentes o tempo inteiro como uma das bases da série, mas o mais interessante será acompanhar a forma como os personagens lidam com a nova situação e as metáforas sociais e reflexões éticas que sempre surgem neste tipo de obra de ficção, especialmente nas de Stephen King.

Falando nos personagens, temos vários focos de ação que tendem a se interligarem com o tempo, já que o confinamento, embora em larga escala, forçará uma união maior entre os moradores e forasteiros de Chester’s Mill.

Under-the-Dome-Piloto-Barbie

O elenco jovem, ao menos neste primeiro momento, deixou a desejar. Os intérpretes de Angie, Junior, Joe e Norrie ainda não parecem muito à vontade com seus personagens, ao contrário de Mike Vogel, Rachelle Lefevre, Natalie Martinez e Dean Norris, que tornaram interessantes todos os minutos em cena de Barbie, Julia, Linda e Big Jim e foram responsáveis por atiçar a curiosidade da audiência sobre as intenções, segredos e limites de cada um.

O texto é uma grata surpresa, deliciosamente ágil, com o ritmo e a concisão necessários para transformar as mais de 900 páginas do livro em um show de TV. As tiradas irônicas e as referências à cultura pop recolocam a cidade sob a redoma dentro do mundo contemporâneo.

Muito esperada por fãs e curiosos, “Under the Dome” começou com o pé direito e é uma boa promessa para a Summer Season. Famosa por suas comédias, a CBS consegue mostrar mais uma vez que é capaz de fazer um bom drama quando aposta suas fichas nele.


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×