Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Breaking Bad – 4×13 Face Off (Season Finale)

Por: em 11 de outubro de 2011

Breaking Bad – 4×13 Face Off (Season Finale)

Por: em

É possível chamar de morno um final de temporada com direito a explosão, espionagem, invasão de domicílio, interrogatório, suborno e até uma desativação de bomba? Sim, é. Para o público atento de Breaking Bad essa season finale ficou devendo. Em uma temporada iniciada com um episódio como Box Cutter e que teve em seu desenvolvimento episódios tão bons quanto Bullet Points, Problem Dog, Hermanos, Bug, Salud e End Times, Face Off concluiu um parte importante da trama da série, isso não se pode negar, mas aparentemente, se preocupou (demais) em deixar espaço para a quinta e última temporada, que acontecerá em 2012.

A última cena do episódio, focando a planta (lily of the valley) que envenenou Brock, não deixa dúvida de que naquele momento de loucura, girando o revolver na mesa de vidro próximo a piscina de sua casa, Walter teve esse lampejo e buscou a ajuda de Saul para afetar Jesse de alguma forma que o fizesse culpar Gus. Precisava ser algo terrível. Envenenar uma criança inocente é realmente algo terrível. Saul Goodman teve papel crucial no desenrolar dessa season finale. Ainda fiquei na dúvida se Jesse perdeu o cigarro com a pilula de Ricina ou se Huell realmente trocou os maços quando o revistou. Independente disso, fica claro que Saul informou a Walter quem seriam as pessoas que afetariam o julgamento de Jesse a ponto de fazê-lo se voltar contra Gus. Saul é tão culpado desse envenenamento quanto Walter, o que faz com que não seja por via dele que Jesse vá ficar sabendo de algo, se é que um dia vai ficar sabendo.

No fim das contas, mais uma vez, Jesse é vítima de Walter, quase que um marionete. Essa situação com Brock me lembra Jane. O pior de tudo é Jesse ter se culpado tanto pela morte dela, sendo que com apenas um passo Walter poderia ter evitado a morte dela, e por consequência a morte do pai dela e de todas as pessoas no acidente de avião provocado por seu tormento. Será que na quinta temporada Jesse vai se dar conta do quanto foi e ainda é manipulado pelas loucuras de Walter?

A parceria de Walter com Hector Salamanca foi o ponto alto desse episódio. Ninguém ajudaria a matar Gus com tanta boa vontade e eficiência quanto Hector, que teve sua família destruída por ele. Hector vai ao DEA apenas para xingar Hank em meio a todos os seus colegas de trabalho. Realmente acreditei que ele fosse falar algo sobre Gus, mas não, ele não é um rato, ele apenas precisa chamar a atenção de Gus. Não demora para Gus ir até ele com intenção de se vingar, mas Gus está realmente intimidado pela união de Jesse e Walter (ao ponto de mandar “sequestrar” Jesse e obrigá-lo a trabalhar), manda um de seus homens verificar a presença de bombas no quarto de Hector. Aí é que Walter se mostra realmente capaz de criar um plano sólido. Ao explodir os três homens, Walter se livra de seu maior inimigo e fonte de (quase) todas as suas preocupações. Mesmo depois de ter metade do seu corpo explodido, Gus segue com a falta de expressão de sempre. Pelo grande chefão que ele foi, e pelo medo que representou aos protagonistas da série por tanto tempo, acho que Gus deveria ter uma morte mais respeitosa. RIP Gus Fring.

Não posso negar que vibrei ao ver a cena de Walter e Jesse saindo da lavanderia, limpando suas digitais das máquinas e explodindo tudo. É inevitável aquela sensação ilusória, de que tudo ficará bem. A morte de Gus, e o encerramento da trama envolvendo o cartel, Hector Salamanca e Don Eladio dá espaço para uma nova dimensão de problemas para Walter e Jesse. Será que foi suficiente explodir o laboratório e matar Gus e seus homens? Será que existe alguém acima de Gus dentro dessa organização de tráfico e esse alguém virá atrás deles?

A investigação de Hank certamente será valorizada. Com o conhecimento da morte de Gus associada a morte de Hector Salamanca adicionada a explosão da lavanderia, não há mais o que questionar. Será que Hank ainda vai achar que Gus era Heisenberg, ou vai creditar a Heisenberg todos esses crimes? De uma forma ou de outra, ainda é possível que Hank seja o responsável por descobrir a vida de crimes de seu cunhado.

Walter e Jesse ainda tem um longo caminho de 16 episódios juntos. Quando Jesse afirma (praticamente perguntando) a Walter que a morte de Gus não foi em vão, abre-se essa porta de possibilidades que envolve Jesse descobrindo que sim, a morte de seu patrão foi em vão, porque na verdade ele só queria assustar Walter e mantê-lo longe de seus negócios. Quem mais estava presente quando Walter foi ameaçado no deserto e que poderia contar isso a Jesse? Apenas os capangas de Gus, que também já estão todos mortos. Não vejo outra pessoa além de Mike, capaz de abrir os olhos de Jesse quanto ao plano de Walter. Mike, que ainda não voltou do México, parece ser a pessoa crucial nessa relação de Jesse com a verdade. E se o envenenamento de Brock e a morte de Jane também forem esclarecidos, não imagino outro fim para Walter que não envolva Jesse apertando o gatilho.

Agora que Walter se transformou nesse super estrategista, será que ele é capaz de uma vida calma e sossegada longe da metanfetamina e do perigo? Será que ele consegue gerenciar todas as mentiras que disse a Jesse? E controlar todas as pessoas que sabem sobre a fonte de seu dinheiro? São muitas as perguntas para essa última temporada.

Posso ter dito no início da review que algo faltou nessa season finale, realmente acho isso por estar mal acostumada. Breaking Bad deixa seus espectadores tão confortáveis assistindo a uma temporada inteira de episódios dignos de season finale que quando a real season finale acontece, esse vazio é inevitável. Estamos diante de mais 16 episódios que encerrarão a trama dessa série tão bem escrita e executada, e por mais que a série me surpreenda, resta o medo de que algo possa ser estragado no final. A verdade é que depois de mais essa temporada brilhante, não há o que estragar. Breaking Bad já é história. A série já alcançou um nivel de excelência que ninguém pode tirar dela. Agora só precisamos esperar e aproveitar. E que venha a última temporada!

Gostaria de agradecer aos leitores que acompanharam a temporada lendo minhas reviews. Quero agradecer especialmente aos poucos que comentaram. Ano que vêm espero voltar com mais reviews de Breaking Bad e convido a todos que assistem Sons of Anarchy e acompanhar minhas reviews da série aqui no Apaixonados por Séries!


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×