Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Castle – 5×19 The Lives of Others (100º episódio)

Por: em 11 de abril de 2013

Castle – 5×19 The Lives of Others (100º episódio)

Por: em

Keyla, nossa querida reviewer oficial de Castle, está em época de provas finais. Sendo assim, sou eu que vai comentar o último episódio exibido pela série policial mais divertida da atualidade. Na semana passada, Castle comemorou seu 100º episódio em grande estilo com uma festa surpresa de aniversário, uma brincadeira de primeiro de abril e uma homenagem ao clássico Janela Indiscreta. Qual o melhor presente para um escritor que tem tudo do que a oportunidade de viver em um filme de Hitchcock por alguns dias? Beckett sem dúvidas superou o fofo presente do Dia dos Namorados.

The Lives of Others foi um episódio  misterioso, dramático e alegre, tudo ao mesmo tempo. Um marco na história da série, simplesmente épico. Quer dizer que só vou elogiar? Sim. Tá simplesmente impossível criticar qualquer segundo de Castle essa semana. Muitos dramas começam a fraquejar quando atingem o 100, mas Castle permanece na invejável situação de estar melhor à medida que envelhece. Então, não é nenhuma surpresa que o episódio comemorativo é o clássico da série: divertido, charmoso, cheio de amor e repleto de referências da cultura pop.

Rick está de cama com uma perna quebrada e sem nada pra fazer apenas alguns dias antes de seu aniversário. Enquanto Beckett, Esposito e Ryan estão todos trabalhando em um caso, o escritor está em casa se divertindo como uma criança entediada. Depois de bater seu helicóptero de brinquedo (“não há sobreviventes”), algo chama mais sua atenção. Alexis brincando compra um par de binóculos pro pai, o que acaba levando Rick a acompanhar uma garota traindo seu namorado com um homem de chapéu (que infelizmente não era o Neal Cafrey). Castle acredita que o namorado matou a garota após o flagra. Desesperado, ele chama Beckett, mas tudo parece estar bem no apartamento.

Claro que Castle não acreditou que o cara estava dizendo a verdade e continuou a espioná-lo. Ele e Alexis acompanhando a rotina do vizinho deixaram nosso escritor cada vez mais desconfiado. Como não amar essa cumplicidade pai e filha? (Um dos melhores momentos é Alexis, obviamente, cobiçando o físico do assassino de seus próprios binóculos). Rick decidiu que a única maneira de convencer os outros de que o cara era um assassino era obtendo provas. Com Alexis vigiando, Castle foi lá procurá-la, enquanto a filha vigiava tudo do outro prédio. Tava claro que o suspeito retornaria enquanto Rick estava no quarto e nem por isso foi menos divertido. Castle teve que se esconder debaixo da cama e eu me diverti muito com a cena.

O depósito parecia corroborar a tese do Castle e eu tava, junto com ele, convicta da culpa do moço. Daí aparece aquela boneca de peruca. A melhor parte foi a bronca que Castle levou da Gates. Beckett (mais linda e produzida do que nunca) e Rick se prepararam pra sair pra jantar e comemorar o niver de Castle.  De repente, Rick cisma que o corpo deve estar na geladeira. Beckett concorda em ir verificar a geladeira, e enquanto no apartamento parece entrar em uma briga com o cara e as luzes se apagam. Gente, momentos de tensão na minha casa essa hora. Claro que, em sã consciência eu não imagina que faria algo de mal com a Kate num episódio comemorativo, mas enfim, como racionalizar diante de um roteiro tão bem amarrado?

Felizmente, quando Rick, Esposito e Ryan entram no apartamento, Castle descobre que tudo isso foi um presente pro seu aniversário e todos estão lá para uma festa surpresa. Por um segundo, parece que Castle está seriamente irritado. Afinal,  por alguns minutos, ele achava que Beckett podia estar morta. Pessoas normais poderiam ficar pelo menos um pouco aborrecidas, mas era Castle, o cara que fica animado com a possibilidade de que um assassino ser um zumbi. Não há nenhuma maneira dele ficar chateado com um trote no estilo de Janela Indiscreta.

O caso da semana não foi ruim, mas só serviu como pano de fundo pro caso do Castle. Isso não foi um problema, claro, afinal de contas todo o resto do roteiro foi tão encantador. Como de costume, uma frase bem colocada resolve o assassinato, mas felizmente não estraga o jantar de aniversário surpresa de Castle. Olhando para trás, havia uma quantidade surpreendente de dicas isso pode ter sido uma armadilha. Às vezes, Ryan e Esposito pareciam saber o que acontecia, enquanto Beckett parecia se perguntar se a coisa toda estava indo longe demais. Na hora, pensei que ela tava falando da  obsessão Castle, mas provavelmente ela estava apenas querendo saber se sua própria brincadeira estava ficando fora de controle.

Melhores da semana:

  • Javi e Ryan bancando as charlie’s angels
  • Martha passando o niver com o filho
  • “Quando você faz isso, é uma busca ilegal, quando eu faço isso, é apenas ilegal.”
  • “Este é, sem dúvida, o maior presente de aniversário da minha vida!”
  • “É uma viagem de relaxamento, querido. Não de culpa.”

 

Castle: Quantos casos você acha que solucionamos desde que nos conhecemos?

Kate: Sei lá. Acho que uns 100.

Castle: 100. A mais 100.

 

Alguém mais brindou junto com Beckett e Castle? Eu não perdi minha chance (embora tenha sido com água e não vinho… rs). Espero que tenham gostado da review. Semana que vem a Keyla tá de volta. Agora eu preciso saber o que achou do episódio. Curtiu cada segundo? Você percebeu a armação da galera ou estava tão surpreso quanto Castle? Capriche no comentário.


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×