Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Criminal Minds 6×02 – JJ

Por: em 1 de outubro de 2010

Criminal Minds 6×02 – JJ

Por: em

JJ nunca foi a personagem preferida de ninguém, mas ao anunciarem sua demissão, todos os fãs ficaram revoltados, porque o que faz Criminal Minds ter o mesmo esquema de outras séries policiais e se preferida a muitas delas é a interação que conseguiu estabelecer entre seus personagens. Como a JJ disse, eles são uma família.

Uma familia que já passaram por muita coisa juntos. JJ tentou esconder um romance, mas como uma família não tão bem quanto pensava. Teve um filho e Penélope e Reid são seus padrinhos! Foi quando ela esteve de licença maternidade que percebemos que ela fazia falta, que não é qualquer pessoa que conseguiria fazer o trabalho que JJ faz, é perturbador.

É difícil tentar manter uma família que está procurando uma criança esperançoso, ou sem passar detalhes do que está acontecendo numa investigação. Manter a calma quando eles ficam nervosos? A equipe deles tem treinamento especializado, é claro, mas JJ faz esse trabalho com mais serenidade que qualquer outro no grupo. E quando se trata de conhecer uma vítima, perceber detalhes, ela é boa, embora muitas vezes se identificou com a vítima, sofrendo mais do que deveria.

Engraçado como as séries resolveram todas nos seus primeiros capítulos falarem da cola do grupo, a pessoa que mantém todo o grupo unido. E em todos os casos que vi, não concordo com quem foi chamado de cola. Aqui em Criminal Minds Penélope chama a JJ de “a cola do grupo”, e isso não é verdade. Ela é a pessoa mais emocional, sempre trazendo mais humanidade para o grupo, mas ela não é insubstituível.

Mas de certa forma, as cenas finais do episódio tentaram dizer que sim, ela é insubstituível. As palavras do Hotch no final foram como as palavras dos produtores para todos os fãs que estão xingando-os no momento. “Nós não vamos tentar te substituir, nós vamos dar um jeito”. Acho que por um período essa parte de lidar com a imprensa vai ficar um pouco estranha, vai desandar um pouco para a equipe. Por mais que eles sejam bons, não consigo imaginar nenhum deles lidando com jornalistas, vocês imaginam? Por exemplo, o Reid dando estatísticas e falando muito rápido… Ou o Morgan, apelando com algum deles…

O bom é que pelo menos os produtores fizerem um bom episódio para a sua despedida. Não ficou focado nela, não colocam uma JJ surtada para ter que sair, como foi com a Elle. Ela estava lá, fazendo o seu trabalho, sem assumir mais do que a personagem pode assumir. Não precisaram colocar sua familia em risco, nem nada do tipo, porque seria clichê demais.

Também não colocaram ninguém tentando fazer alguma coisa contra sua saída e deixando a situação pior. Todos nós sabemos que a Penélope é capaz disso, colocar alguma coisa, sumir com um arquivo e coisas do tipo.

A Kate ter sido encontrada foi bom para dar uma despedida com vitória para JJ. Foi um caso diferente da maioria que nós vimos, a policia local já sabia quem eram os responsáveis, só não conseguiam concluir a investigação. Foi muita pressão em cima dos dois suspeitos e eles suportaram bem, mas o time do FBI esteve certo quase todo o tempo, eles estavam calmos demais para não serem culpados. E graças a um pequeno detalhe, como sempre, eles descobrem a verdade.

Como disse, foi um bom episódio, com boas músicas, falas impactantes, mas que vai mudar toda a dinâmica do grupo, é isto que os produtores estavam querendo? uma mudança? Bom, resta assistir para saber como vão fazer isso, como vão dar continuidade à esta perda do elenco.

Sou agradecida pelo tempo que passei com esta família, por tudo que compartilhamos, por cada chance que tivemos para crescer. Eu levarei o melhor deles comigo, e seguir com o exemplo deles aonde eu for. (…) Tem coisas que não queremos que aconteça, mas temos que aceitar. Coisas que não queremos saber, mas temos que aprender. E pessoas que não podemos viver sem, mas temos que deixá-las partir.

JJ

Quando formos fazer um Top no final desta fall season, com as piores perdas das séries, este episódio com certeza estará entre eles. JJ vai deixar saudades.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×