Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

CSI 12×04 – Maid Man e 12×05 – CSI Down

Por: em 30 de outubro de 2011

CSI 12×04 – Maid Man e 12×05 – CSI Down

Por: em

O que era previsível de fato aconteceu: depois de dois episódios bem perto da qualidade dos capítulos das primeiras temporadas, CSI apresentou dois casos razoáveis, especialmente o segundo, onde uma camareira de hotel foi assassinada em circunstância desconhecidas.

Nada no caso cativou: desde o suspeito inicial, um príncipe extremamente arrogante, ao segundo suspeito, um conhecido criminoso. A investigação em si foi bastante tediosa e a história, pelo menos ao meu ver, estava ali como um “tapa buracos” enquanto o caso principal se desenrolava: um atentado ao prefeito, seguido do assassinato de um guarda.

Esse primeiro caso, apesar de não ser tão genial quanto os que estamos acostumados a ver, e nem tão interessante quanto os das últimas semanas, trouxe um pouco do universo da máfia que tanto fascina os norte-americanos, mas que fica bem tedioso se a história envolvendo gângsters não for bem contada, e o foi o que aconteceu aqui

A ideia de começar o capítulo com os membros da equipe tendo “vida social” desta vez não funcionou tão bem como na última semana, quando vimos um deslocado Nick Stockes comparecendo a uma mostra de arte moderna. Os diálogos não eram tão divertidos quanto no outro capítulo, apesar dos esforços de Greg e de Russel, esse último um dos poucos elementos bons do capítulo.

Aliás, a dupla Greg e Russel funcionou bem aqui, na medida do possível, principalmente pelos métodos “pouco ortodoxos” do novo chefe da equipe durante a investigação (vide seu hábito de tomar o lugar dos mortos, repetindo a posição dos corpos encontrados, como no capítulo de estreia da temporada).

Mas o grande problema deste caso foi sua resolução do caso em si. Apesar de na hora de revelar quem havia cometido os crimes os roteiristas terem, de certa forma, surpreendido, o desenrolar das duas histórias foi muito lento, deixando o capítulo um pouco chato em diversos momentos.
Se bem que a ideia de ver um gângster de volta à ativa salvou um pouco a história da mesmice. Pena que tudo tenha terminado de forma tão previsível.

Em compensação, o capítulo desta semana, CSI Down, renovou mais uma vez minhas esperanças com essa temporada e me fez pensar que um show que não tem altos e baixos durante uma temporada não é normal.

Mas deixando de enrolação, vamos aos comentários. É incrível como os roteiristas estão a todo custo humanizar Ecklie, deixando de lado aquela arrogância natural para transmitir uma aura de um homem com sentimentos e capaz de fazer tudo pela vida de sua filha. E o pior é que a estratégia está funcionando tanto (pelo menos para mim), que durante boa parte do capítulo eu esqueci a antipatia que sinto pelo personagem e torci para que tudo desse certo e ele visse sua filha novamente.

Falando em Ecklie, um dos momentos mais emociontantes do capítulo foi protagonizado por ele, quando Morgan retorna a salvo. O momento do abraço entre os dois foi tão intenso que eu tive de segurar as lágrimas. Incrível dizer isso, porque há umas boas duas ou três temporadas eu nunca esperava dizer isso algum dia…

Comentando sobre Morgan, a personagem também agradou bastante durante o capítulo. Tudo bem que desde sua entrada simpatizei com sua personalidade e suas “tiradas” em Nick e principalmente em Greg. Ele, aliás, por ter se sentido culpado por não estar naquele helicóptero passou algumas boas sequências com um olhar perdido. Se bem que vê-lo perder a calma diante da filha que arma a morte do próprio pai foi bem diferente do comum.

Aliás, investir nas emoções extremas foi o diferencial desse capítulo. Com uma edição bem mais ágil que a do capítulo anterior, Maid Man, retomou o ritmo que tem tomado conta dessa temporada, deixando a história leve, além de apostar naquela clássica história de começar um episódio com uma cena impactante do final, criando aquela curiosidade e ansiedade para saber quem foi a vitima da queda e se essa pessoa sobreviveu ou não.

Até aqui CSI vem cometendo mais acertos do que erros, o que é muito bom se levarmos em consideração o desastre que foi a temporada passada. E melhor, sem nenhum indício de quem pode ser o grande assassino da temporada, o que também é bom, afinal na temporada anterior tivemos dois candidatos a vilão do ano, e o que mais agradou foi desprezado sem sentido.

Que venha o próximo capítulo e, quem sabe, algum episódio especial de Halloween.

Até a próxima semana.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×