Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Damages 3×01 – Your Secrets Are Safe

Por: em 29 de janeiro de 2010

Damages 3×01 – Your Secrets Are Safe

Por: em

Damages 3ª temporada

Passou voando. Não a espera pelo início da 3ª temporada de Damages, mas sim os 50 minutos de Your Secrets Are Safe, que já mostra o potencial que a história desse terceiro ano da série tem se quiser manter o nível de qualidade que a gente já se acostumou. Patty Hewes é a mesma, Ellen Parsons é a mesma, o roteiro quebrado em pedaços é o mesmo. Só quem não é o mesmo é Tom Shayes. O primeiro cliffhanger de Damages foi ousado o suficiente pra já mostrar que o advogado fiel à Patty vira cadáver 6 meses depois do ínicio do caso Louis Tobin. Eu não sou muito fã de narrar nas reviews o que aconteceu em cada canto do episódio, mas Damages tem uma trama intrincada demais. Acho que esmiuçar cada detalhe do que aconteceu ajuda não só a quem tá lendo, mas a mim mesmo, que posso organizar melhor cada peça do quebra-cabeça e aproveitar melhor a jornada que Damages vai nos apresentar ao logo desses 12 novos episódios de sua 3ª temporada. Então… vamos aos trabalhos.

Louis Tobin é o homem culpado pelo maior Esquema Ponzi já visto na história. Acontece que ninguém sabe onde tá o dinheiro roubado a partir da fraude, e é aí que a Hewes & Associates Shayes entra no jogo. O governo apontou o escritório de Patty pra procurar os bilhões e bilhões de dólares perdidos pelas vítimas do esquema. A estratégia de Hewes é ir atrás de cada membro da família tentar encontrar alguma pista, mas todo mundo nega qualquer tipo de participação no crime do chefe da casa. Mas isso não importa pra opinião pública. A família Tobin é completamente odiada pelo roubo, e o que eles mais querem é provar que não tiveram nenhum envolvimento com o caso. Pelo o que a gente viu, Joe, filho de Louis, realmente parecia não saber de nada, mas a mãe com certeza tem alguma relação mais profunda que a gente ainda vai descobrir no decorrer da temporada.

Damages Patty Hewes

Já do lado da Ellen, apesar de os acusados serem os mesmo, as perspectivas são diferentes. Ellen agora tá trabalhando no escritório do promotor de justiça, e o direcionamento deles com a fraude é tentar culpar toda a família e colocar todos eles atrás das grades. Aí que a coisa começa a ficar boa, porque surge um conflito de interesses entre Patty e Ellen. Hewes precisa da família solta pra conseguir investigar o destino do dinheiro roubado, e ela sabe MUITO bem que a Ellen tem potencial suficiente pra dificultar o seu trabalho. Não é a toa que depois de um ano sem se falarem, é justamente agora que Patty a procura pra voltar pro escritório antigo. Fico torcendo pra que depois de duas temporadas, a Ellen esteja um pouco mais esperta e não caia no truque barato do presente caro, elogios, ajuda no caso do traficante, blá blá blá. E ela deve acabar não caindo mesmo, já que é bem mais interessante pra trama colocar uma contra a outra. Além do que, essas investidas iniciais da Patty provavelmente foram só um aquecimento. Ainda vem coisa muito pior pra tirar a Ellen da mira dos Tobin.

Por outro lado, uma coisa que eu ainda não faço ideia do que possa ser – mas não deixa de ser MUITO empolgante – são as cenas do futuro. Quem bateu no carro da Patty? Por que bateram no carro da Patty? Julgando pelo fato de que ela saiu do acidente praticamente ilesa, me pareceu que a intenção foi muito mais dar um susto do que matar mesmo. O bizarro é que foi usado o carro de Tom Shayes pra causar o acidente, e mais bizarro ainda foi descobrir no final do episódio que ele foi assassinado e jogado em um canto qualquer. Foi genial a sequência mostrando a pior situação em que o cara poderia se meter – abandonado morto dentro de um lixo – junto com um dos seus momentos de maior orgulho – mostrando o seu nome sendo pendurado junto com o da Patty na entrada do escritório. E depois de duas temporadas de Damages, é bom ficar atento o suficiente pra não descartar a hipótese de que o próprio fato de a Patty ter premiado o Tom com o nome na porta possa ter alguma relação com seu assassinato 6 meses mais tarde.

Damages Ellen Parsons

Pra fechar, mais duas coisas: e o mendigo, hein? Além de carregar a bolsa que a Patty deu pra Ellen, ele ainda era “dono” do celular que a mulher de Tobin falou pro filho ligar caso quisesse descobrir sobre a fraude do pai. (E ele depois ainda entregou o número pra Patty). Além disso, o personagem que ficou mais difícil de decifrar as intenções numa primeira interpretação é o Agent Frank Lundy. Ou o nome que vocês preferirem. Enfim, o “arquiteto” tá atrás de Patty por alguma intenção, e é claro que não é só romancezinho de bar. O bom é que a gente ainda tem bastaaante tempo pra descobrir tanto sobre ele, quanto sobre o caso da família Tobin e sobre a morte de Shayes – e no final das contas, tudo isso vai acabar se relacionando. Que chegue logo a semana que vem, porque se o resto da temporada seguir o ritmo dessa premiere, vem coisa muito – MUITO – boa por aí. Não que eu esperasse outra coisa de Damages.


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×