Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dexter 5×12 – The Big One (Season Finale)

Por: em 13 de dezembro de 2010

Dexter 5×12 – The Big One (Season Finale)

Por: em

Dexter Harrison

Semana passada eu me surpreendi com o número de comentários que apareceram por aqui. Foi o texto mais comentado de Dexter no site, e mesmo que nem tenha aparecido tanta gente assim, o que levou o contador lá pro alto foi um mesmo grupo de pessoas gerando uma discussão legal pra caramba a respeito do que foi essa temporada de Dexter e do que a season finale precisava pra fechar bem um ano que não foi lá tão bem assim. Resultado: até quem não tava lá muito empolgado passou a ficar ansioso com as possibilidades que o episódio poderia trazer. Surgiu uma porrada de ideias interessantes e que soavam bem o suficiente a ponto de serem colocadas em prática e criar uma reviravolta necessária nesse final. Mas é justamente aí que tá o maior problema da série esse ano. Ela sempre fazia só o suficiente pra que a gente investisse o tempo necessário com ela, e quando chegava a hora de retribuir esse nosso investimento, ela jogava seguro. Dexter se provou uma série muito, muito, muito covarde.

E o pior de tudo é que a season finale não pecou só pela falta de colhões. Foi também um episódio inconsistente pra caramba, que além de me deixar coçando a cabeça em vários momentos (não quero acreditar que foram furos), não conseguiu criar em mim aquela tensão que existe em todo final de temporada da série. Quando a Deb fica ali frente a frente com Dexter e Lumen, eu tava investido na cena porque a Jennifer Carpenter manda bem DEMAIS, só que é impossível ficar com o coração na mão, porque tudo aquilo soa como trapaça. É mais um momento em que a Deb fica por um triz de descobrir tudo sobre o irmão, e é claro que ela iria embora sem nem olhar pra cara dos dois vigilantes. O que ela fez condiz com o que personagem vem mostrando durante toda a temporada, mas as soluções convenientes pecam por não serem nada intrigantes. Uma história perde muito o impacto quando a gente passa a focar não na história em si, mas na maneira como ela é escrita. Não é regra, mas nesse e em muitos outros casos, é a prova de que a gente precisa encontrar alguma desculpa na forma como os roteiristas trabalham pra justificar o porquê de a trama não estar funcionando como deveria.

Com Dexter, esse porquê é uma mistura de várias coisas que a gente já comentou nas semanas anteriores. Pelo menos pra mim. Tem gente que gostou dessa temporada e gostou dessa finale. Entendo e respeito. Juro. Só que tem coisas que são pontuais, não tem como ignorar, e uma delas que me irritou muito foi a forma como lidaram com o Quinn. Primeiro porque foi previsível. Quando caiu o pingo de sangue no sapato dele semana passada, já tinha ficado meio claro que aquilo seria um elemento importante pra desviar a atenção do que aconteceu de verdade na cena do crime. Segundo porque foi repetitivo. Nem preciso dizer quando aconteceu algo parecido, porque aí o repetitivo já passa a ser eu mesmo (até esse comentário é repetitivo). E terceiro porque ficou um buraco enorme na conclusão do caso. Ok, Dexter foi gente boa, pensou na irmã e livrou o cara de ser acusado pelo sangue no sapato. Mas e as impressões digitais na van? O equipamento de vigilância no nome dele? Depois do resultado negativo do DNA parece que foi tudo ignorado. E enquanto isso, o caso continua aberto, sem nenhuma explicação plausível. Talvez a trama reapareça na temporada que vem, mas sendo uma série com temporadas tão distintas que sempre se encerram nelas mesmas, fica difícil imaginar que essa história (e, consequentemente a participação de Peter Weller) vai chegar a ter relevância algum dia.

Dexter Jordan Chase

A novidade é que agora Quinn sabe quem Dexter é. Ele não viu, mas sabe que Dexter é o assassino. Um assassino. O envolvimento com a Deb nunca me pareceu impactante o suficiente a ponto de ele decidir manter esse segredo só pra proteger a namorada, mas, tranquilo, dá pra engolir. Até porque esse é o único ponto solto que a season finale deixou pra ser trabalhado no ano que vem. Talvez até dê pra dizer que o encerramento da Lumen também ficou em aberto, afinal, a gente nunca viu ela de fato indo embora de Miami, mas seria improvável e um pouco absurdo ela voltando do nada na próxima premiere. E o que também me irrita na conclusão da história dela é que, além de ser óbvia, ela ignora um pouco do histórico da personagem. A gente nunca ficou sabendo exatamente o porquê de ela ter ido pra Miami — e mesmo que a gente soubesse, outro ponto fraco é o fato de a Lumen se sentir completamente renovada depois de enfiar a faca no peito de Jordan Chase. Ela foi sequestrada. Violentada de uma das maneiras mais terríveis possíveis. Isso não se apaga da memória assim. Eu respeitaria muito mais a saída da Lumen se ela fosse embora justamente porque nada daquilo adiantou de alguma coisa. No fundo, ela continua sendo uma vítima, com um trauma gigante pra ser lidado. Vingança não apaga nada do que ela passou.

E xingamento nenhum apaga a decepção que eu passei. Tô sendo chato pra caramba com a série nesse texto, mas depois de todas as chances que eu dei pra ela nessa temporada, não tem jeito. Eu TINHA que colocar tudo isso pra fora. Tô muito, muito, muito decepcionado com a falta de coragem de Dexter durante todo esse ano, e antes que eu exploda aqui na frente do computador, passo a bola pra vocês. Com certeza a parte mais legal dessa temporada foi discutir sobre a série nos comentários, e até por isso eu peço desculpas por todas aquelas reviews duplas que eu escrevi. E enquanto o sexto ano não vem, o jeito é ficar na torcida pra que Dexter volte a ser pelo menos um pouco do que já foi. A sequência final do episódio poderia até ter me deixado satisfeito se não me deixasse com a impressão de que aquele texto já foi usado em outros 125413 momentos da série — e por isso mesmo que pra mim ele combina tão bem com a temporada como um todo. Afinal, os episódios desse quinto ano provaram que não basta só isso. Dexter precisa de algo muito além de uma sequência legal pra voltar a ser ótima.

Zzz Zzz Zzz. That’s the sound of my excitement for the next season.

_____

P.S.: As caras e bocas do Jordan Chase foram terríveis. O personagem não precisava mudar completamente suas feições pra ficar com pose de vilão. Até porque o Jonny Lee Miller provou que não sabe fazer muito bem essa pose.

P.S. 2: Tá provado de vez: o departamento de polícia de Miami é o pior do mundo.

P.S. 3: Todo mundo já sabe que Dexter foi renovada, o que ninguém ainda sabe é se a próxima temporada vai ser a última. Dependendo da Showtime, com certeza não. Se puderem, eles estendem a série pra sétima, oitava, nona, décima temporada. Mas Dexter precisa de um final, então o jeito é torcer pra que o Michael C. Hall não queira renovar seu contrato — que termina no final do ano que vem. Só que com a bolada que ele recebe, nem dá pra culpar o cara se ele resolver continuar.


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×