Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Doctor Who – 7×12 The Crimson Horror e 7×13 Nightmare In Silver

Por: em 17 de maio de 2013

Doctor Who – 7×12 The Crimson Horror e 7×13 Nightmare In Silver

Por: em

7×12 – The Crimson Horror

Esta temporada de Doctor Who tem alternado entre episódios bons e episódios fracos. The Crimson Horror é um ótimo exemplo de uma história fraca. Não tenho uma grande simpatia pelos roteiros escritos por Mark Gatiss para Doctor Who, apesar de gostar bastante de seu trabalho em Sherlock. Infelizmente, este não foi exceção. Achei a história sem graça e bem dispensável.

Doctor-Who-7x12-1

A história  se passa em Yorkshire, em 1893. O episódio começa quando Jenny Madame Vastra descobrem uma foto do Doutor por meio de um optograma. O mistério envolvia Sweetville, uma pequena e seleta comunidade, em que ninguém que entrava parecia sair. Após se infiltrar no condomínio, Jenny encontra o Doutor em apuros.

Sinceramente acho que os melhores momentos do episódio foram responsabilidade do trio Madame Vastra, Jenny Strax. Os três são um grupo muito interessante, principalmente porque eles não agem como personagens secundários. Eles se sustentam sozinhos, sem ficar completamente à sombra do Doutor. 

Apesar de não ter gostado da história como um todo, não achei tudo ruim. Simpatizei com a filha da velha doida. Ada foi uma personagem bastante consistente durante toda a história e possivelmente será a única coisa que me fará lembrar do episódio. Gostei tanto da moça que fiquei triste por ela ter participado de um episódio tão esquecível.

O Horror em Carmesim, que deu o nome ao episódio, se refere ao processo de conservação que a doida da Senhora Gillyflower, que  utiliza de um veneno de uma criatura pré-histórica, a repulsiva sanguessuga vermelha. Apesar de toda a história em volta disto ter sido um pouco chata, confesso que achei a Senhora G. uma boa vilã. A velha era muito malvada. Em compensação, o Senhor Sweet, que deveria ser o maior vilão, era só muito nojento.

Para resumir, o episódio me deu muito sono. Tanto sono que eu mal consigo encontrar algo para comentar sobre ele. Mas pelo lado bom, o cliffhanger nos introduziu uma história que foi muito melhor do que esta. No final do episódio, Clara volta para casa e descobre que as crianças que ela cuida acharam fotos das aventuras dela com o Doutor. Isto nos leva aos acontecimentos de Nightmare In Silver, o tão esperado episódio escrito por Neil Gaiman.

7×13 Nightmare In Silver

Doctor-Who-7x13-1

Nightmare In Silver é um dos episódios que eu mais aguardava nesta temporada. Tudo porque é foi escrito por Neil Gaimanque também escreveu The Doctor’s Wife na temporada passada. Para ser completamente honesta, não achei melhor que The Doctor’s Wifemas gostei bastante.

Após o cliffhanger de  The Crimson Horror, as crianças que Clara cuida vão em uma viagem com o Doutor para o “Passeio Espacial”. Ao encontrar o planeta destruído, descobrimos houve um grande ataque de um velho conhecido nosso, os Cybermen. O planeta estava praticamente desocupado, com exceção a WebleyPorridge e um pelotão de punição.

Os Cybermen apresentados neste episódio estão muito mais rápidos e eficientes. Ao invés de ficar gritando “Delete” e marchando em busca de pessoas para serem transformadas, eles estão se atualizando conforme as necessidades, criando uma versão melhor a cada segundo. O que agravou a situação foi que os Cybermen se atualizaram tanto que descobriram um jeito de usar outras formas de vida que não são humanas.

Houve uma mudança bastante significativa no vilão. Por ser um vilão clássico em Doctor Who, pode haver algum tipo de resistência em relação às alterações feitas na espécie. Eu não vi nenhum problema com o desenvolvimento súbito, principalmente porque este vilão é uma máquina obcecada por atualizações, então acho razoável que ela tenha encontrado uma forma de se aperfeiçoar com o tempo. Se os Cybermen consideram que os humanos são imperfeitos e por isto devem ser atualizados, porque não expandir para outras espécies?

Foi divertido assistir todo o trabalho do pelotão com Clara no comando. Os militares, apesar de tudo, tinham tanta experiência de batalha quanto Clara, ou seja, quase nenhuma. De qualquer forma, foi uma luta interessante pela sobrevivência, que utilizou todos os meios possíveis para tentar deter o inimigo. Como o Cyber-Planejador estava utilizando a mente do Doutor, os Cybemen estavam usando movimentos mais estratégicos, o que dificultou as coisas para o pelotão, mas deixou a história melhor.

Doctor-Who-7x13-3

Uma das grandes qualidades deste episódio foi o espaço que foi dado para Matt Smith brilhar. Sempre gostei de ver atores interpretando mais que um papel. Acho tão mágico quando consigo acreditar que são duas pessoas completamente diferentes, mesmo quando sei que os personagens são interpretados pelo mesmo ator.

Matt Smith teve que interpretar duas personalidades diferentes dentro de um mesmo corpo e disputando a mesma mente. Simplesmente adorei a ideia de existir um Cyber-Planejador. As cenas de conflito entre o Doutor e o Cyber-Planejador definitivamente foram as que eu mais gostei. As duas personalidades ficaram bem claras em todas as situações, já que até a voz dos dois soaram diferentes. A maior prova disto é que foi possível diferenciar os dois até quando o Cyber-Planejador tentou imitar o Doutor.

Sobre as crianças, o garotinho até que é legalzinho, mas Angie é muito chata. Chegou um momento em que eu não suportava mais a menina. Pelo menos quando ela estava em stand-by ela ficou quieta. Mas por causa dela, no fim eu me senti boba de não ter percebido que Porridge era o imperador. Assistindo novamente o episódio, realmente daria para notar isto bem no começo.

Falando no Imperador do Espaço Conhecido, achei o personagem muito simpático. Ficaria feliz de vê-lo novamente na série. No entanto, discordo de Angie sobre o pedido de casamento. Ser a Rainha do Universo não seria algo que eu aceitaria sem pestanejar. Governar mil galáxias me parece um trabalho muito complexo.

À esta altura, todos vocês já devem estar sabendo sobre o vazamento do episódio final da temporada, o The Name of the Doctor. O vazamento aconteceu devido à um erro no envio da pré-venda de alguns boxes da 7ª temporada. Assim como vários sites dedicados à série já se pronunciaram, acredito que todos devam esperar a exibição oficial antes de assistir. Evitem a publicação de spoilers nas redes sociais e não divulguem informações sobre o episódio até sábado que vem. A página oficial de Doctor Who no Facebook pediu para que todos aguardassem a exibição para não estragar a diversão dos outros fãs. Se o segredo se manter, foi prometido um vídeo exclusivo com a participação do décimo primeiro e do décimo Doutor.

Enquanto esperamos o season finale, podemos assistir a nova prequel do season finale: She Said, He Said.



Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×