Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Fringe 3×08 – Entrada

Por: em 6 de dezembro de 2010

Fringe 3×08 – Entrada

Por: em

Depois de um final bombástico, e de uma pausa forçada por causa do feriado de Ação de Graças, minha expectativa para ver o próximo capítulo de Fringe estava enorme. E o que já era ruim ficou ainda pior depois de ver a promo de “Entrada”, o episódio da semana. Mas os roteiristas, mais uma vez, não frustraram minhas expectativas, brindando a todos os fãs da série com, o que eu considero, o melhor episódio da temporada até aqui.

Nesta semana, além da tão esperada troca entre as Olivias, pudemos conhecer o personagem que se sacrificaria para que isso acontecesse. Nesse ponto, confesso que fui surpreendida. Positivamente, claro. Se antes eu apostava no taxista que ajudou Olivia quando ela chegou ao outro universo, passei a desconfiar que o escolhido fosse outro assim que este capítulo começou.

Se o Broyles do nosso universo não é lá muito fã de demonstrar seus sentimentos, não posso dizer o mesmo de sua cópia, afinal já foi mostrado que, no universo paralelo, o personagem não apenas possui uma família como é capaz de tudo para protegê-la. E foi em nome dessa gratidão que o Broyles alternativo arriscou tudo para garantir que a nossa Olivia fizesse a travessia, impedindo (ou adiando, o que é mais certo) a guerra entre os dois mundos.

Visivelmente comovido com o ímpeto de Olivia em ajudar seu filho, traumatizado pelo sequestro e as consequências deste sofrido há alguns anos, o comandante da divisão Fringe deu sinais claros de que poderia ser a peça que faltava para garantir que a substituição fosse feita, já que William Bell não faz mais parte fisicamente da história. E, se no início tudo não passava apenas de suposições, a certeza de seu sacrificio veio, para mim, com a frase de um barman – É bom saber que temos heróis.

O Broyles alternativo agiu como um herói, sacrificando sua vida para que Olivia retornasse sã e salva ao nosso mundo. Porém, infelizmente, isso não é garantia de que a guerra não vá ocorrer, já que Bolivia conseguiu recuperar (e levar consigo) um componente da máquina apocalíptica de Walternativo.

Qual a função desta peça e como ela será usada serão questões a ser respondidas nos próximos capítulos. Assim como o rumo que tomará a relação entre Peter e a verdadeira Olivia. Visivelmente encantado por Bolivia, que parece também ter sido afetada por ele, já que carregava consigo fotos que os dois haviam tirado juntos, Peter pareceu um pouco perturbado ao reencontrar Olivia no hospital. Pelo menos essa foi minha sensação, especialmente após ele pedir desculpas a ela, atitude que desperta múltiplas interpretações.

E por falar em Peter, ao contrário das minha expectativas, que sugeriam ser Nina Sharp a responsável por decifrar a verdade sobre a troca das agentes, ele não só deu ouvidos ao telefonema que recebeu, como também descobriu a verdade testando a memória de Bolivia, que não só foi reprovada no teste como acabou deixando para trás seu computador, que continha arquivos que poderão ser usados para decifrar alguns dos planos de Walternativo, que pode ser cruel, mas anda acompanhado de pessoas ainda piores.

Um exemplo disto é seu ajudante, que no nosso universo trabalha com Nina Sharp na Massive Dynamics. A sequência em que ele pergunta ao secretário sobre como gostaria de enviar Olivia de volta à nossa realidade é arrepiante não apenas pela pergunta, mas pela frieza com que ele a faz, demonstrando que para eles uma vida vale muito pouco. Especialmente quando já se obteve dela tudo o que se desejava.

Outra sequência que me impressionou bastante foi o momento em que Broyles se encontrou com sua versão alternativa. Ou o que restou dela, já que a troca entre as duas Olivias só foi consolidada por sua atuação. A surpresa por se ver deitado em uma cama de necrotério era evidente, assim como sua tristeza, que chegou a ser comovente. No entanto, o incidente deixa uma pergunta no ar: como ficará a divisão Fringe alternativa sem seu comandante? Quem assumirá seu lugar?

Bolivia conseguiu retornar a seu mundo, munida de respostas e de informações confidenciais, assim como Olivia, que por oito semanas vivenciou a realidade da divisão Fringe alternativa. Como estas informações serão utilizadas e quais os rumos que a história tomará a partir de agora só os próximos capítulos dirão. E que sejam tão bons quanto este.

Até a próxima semana.

Ps:Ótima notícia para os fãs twitteiros da série: John Noble, nada mais, nada menos que Walter Bishop, vai comentar ao vivo o episódio desta semana! Para ficar por dentro das opiniões do ator, siga-o aqui: https://twitter.com/#!/labdad1


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×