Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Homeland – 3×07 Gerontion

Por: em 17 de novembro de 2013

Homeland – 3×07 Gerontion

Por: em

Gerontion não teve grandes reviravoltas, não teve sequências eletrizantes de ação, não teve Dana… realmente foi um episódio atípico para esta temporada, e mesmo assim mostrou que a série ainda sabe fazer uma boa trama política como poucas e prendeu os olhos do espectador na tela durante cada minuto.

O plano envolvendo Javadi se revela muito mais audacioso do que parecia. Em um movimento arriscado envolvendo chantagem e dados ultrassecretos, Saul pretende infiltrar Majid para conseguir informações privilegiadas sobre o governo iraniano. O personagem justifica a operação como uma forma de quebrar o ciclo de ataques e contra-ataques, mas parece apenas uma revanche ao que fizeram com Brody pintada com tintas mais diplomáticas.

saul-gerontion

Nazir converteu Brody com técnicas mais sofisticadas, com um trabalho psicológico de mestre, mas que acabou desmoronando quando o ex-militar voltou a conviver com sua família, seus compatriotas e principalmente com Carrie. Se através do amor isso não funciona, usar o medo como motivador pode ser mais rápido e talvez mais eficaz, a questão é: até onde Javadi realmente tem medo de ser desmascarado? Ele já se vingou da esposa, será que seu orgulho vai permitir que ele trabalhe para quem sempre foi o inimigo?

O iraniano confirmou em duas ocasiões que Brody não foi o responsável pelo ataque à CIA. Embora não seja exatamente a fonte mais confiável de informação, podemos assumir que essa informação é verdadeira, e então fica a dúvida de quem – de dentro da agência – está do outro lado? O roteiro e a construção das cenas apontaram sutilmente para Quinn, mas Dar Adal também é um provável suspeito. Na verdade, tirando Carrie, qualquer um é suspeito, inclusive – e até especialmente – Saul.

O diretor provisório da CIA está no centro desta temporada tanto ou até mais que Carrie. Com Brody praticamente ausente, os dois têm sido os focos de tudo e os holofotes sobre Saul vêm mostrando uma face desconhecida do homem gentil das temporadas anteriores. Mais manipulador, mais frio e mais obstinado a manter sua posição na agência. Isso tudo surgiu depois do atentado? Possivelmente não, e depois de tantas reviravoltas, não seria exatamente uma surpresa descobrir que tudo já vinha sendo pensado antes mesmo da bomba explodir.

gerontion-senadir

A cena em que Saul revela sua operação a Dar Adal e ao senador foi especialmente deliciosa… é claro que todo mundo queria ver aquele entojado se dando mal de alguma forma, e mesmo que temporariamente, foi divertido vê-lo sendo passado para trás. Mas dois pontos chamam a atenção: o oportunismo de Dar Adal, que troca de lado conforme vê vantagem, e a forma como Saul revelou todo o plano que para dar certo supostamente precisaria do máximo de segredo possível. Trancar o senador foi uma solução para permitir que o avião decolasse, mas assim que ele saísse daquela sala, muita gente ficaria ciente do que está acontecendo, o que colocaria toda a operação em risco… possivelmente ele tem alguma carta na manga que ainda não revelou, resta aguardar o que vem pela frente.

Fara, apesar de trabalhar para a CIA, demonstrou que é uma mulher patriota e pareceu especialmente incomodada com os planos da agência para Javadi. Talvez ela não seja tão inocente quanto parece e os iranianos também tenham seus métodos para ter acesso aos segredos da América.

Pouco foi mostrado sobre Carrie em Gerontion, mas os enjoos reforçam a ideia da gravidez, e com a declaração de Javadi sobre a inocência de Brody, a agente certamente vai lutar para conseguir provas que tirem a responsabilidade dos ombros do ex-militar. A temporada está muito focada nas consequências do atentado, e este episódio mostrou que ainda há muito a ser esclarecido sobre como tudo realmente aconteceu. Até lá, só podemos dividir nossas teorias. Você tem alguma? Compartilhe com a gente nos comentários!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×