Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Jane By Design – 1×18 The Bonus Check (Season Finale)

Por: em 2 de agosto de 2012

Jane By Design – 1×18 The Bonus Check (Season Finale)

Por: em

Sem dúvida alguma esse foi o episódio mais difícil para escrever. Essa season finale veio carregada de esperanças e nervosismo devido a incerteza sobre a renovação da série. Tivemos clima de despedida, uma correria em apressar algumas coisas e um final de deixar até marmanjo com os olhos marejados. Se houver uma 2ª temporada não poderemos reclamar, pois a história foi deixada no ponto certo e fez todo o necessário para manter o clima. Mas se Jane by Design for cancelada injustamente com apenas 18 episódios, vamos ter que lamentar o fato de não termos visto Jane e Billy juntos para sempre.

Nunca escondi nas reviews que meu personagem preferido é o Ben. O tipo de humor que ele acrescenta a série, com o tom certo das expressões de David Clayton Rogers faz com que seja impossível não querer abraça-lo e leva-lo para casa. Seu discurso para Rita não poderia ter sido mais perfeito. Quando nós fazemos planos e sonhamos com o futuro nunca colocamos na equação que uma reviravolta pode acontecer e mudar tudo. A morte do pai e o abandono do Beisebol fez com que Ben criasse uma relação incrível com a irmã  e estivesse presente para acompanhar seu crescimento. Além disso, a volta para o colégio fez com que ele descobrisse em uma antiga geek do colégio o verdadeiro amor. A cena da Rita indo ao seu encontro no meio do campo e o beijando foi linda e se eu tivesse pompons teria acompanhado as lideres de torcida.

O ponto central de toda trama sempre foi o trabalho de Jane na Donovan Decker, e como em quase todos os episódios dessa temporada ela estava diante de um dilema para salvar a empresa e com toda a responsabilidade nas mãos. É engraçado imaginar como uma funcionária tão jovem e sem experiência seja tão importante e carregue tanto peso em suas costas, mas esses detalhes absurdos podem passar desapercebidos diante de tanta fofura. Com toda sua malemolência, Jane faz cara de quem comeu e não gostou e com duas piscadinhas rápidas + a palavra AMIGO, conseguiu convencer Jeremy a ajudar a antiga empresa e se tornar herói por alguns minutos. Óbvio ou não, a Harrods simplesmente ama o que é apresentado e na volta pra casa nossa protagonista recebe o cheque do homem do baú. Eu sinceramente não sabia se tinha perdido alguma coisa, por que $50.000 é muito dinheiro para uma bonificação devido aos serviços prestados, mas vai saber. Dar entrada em um carro novo seria a única coisa que vocês pensariam com um tanto de grana assim?#Eufizplanos

Enquanto a arqui-inimiga ganhava as glórias novamente, India foi recompensava com um pedido de desculpas, a oportunidade de voltar para a empresa  sendo a designer principal e podendo escolher sua equipe. Sempre meia-boca como vilã, e carente como uma criança abandonada, ela pega um avião para Londres – que parece que fica ali do lado – e vai encontrar a paixão mal resolvida. Eu senti que poderiam desenrolar a história com Eli, mas parece que os planos dos roteiristas são outros.  Torcendo para que a história retorne e possamos ver Jeremy e India botando pra quebrar e deixando a personalidade ambígua tomar conta.

Durante os 40 e poucos minutos desse episódio, o que todos esperavam era a junção do casal teen. Quando o piloto da série foi ao ar e fomos apresentados a história , Billy aparecia apenas como o melhor amigo e muitos nem o colocavam na lista amorosa de Jane. De repente essa relação começou a se transformar e fomos acompanhando a descoberta de um sentimento que teimava em se manter escondido. Ele descobriu antes, tentou se declarar e acabou barrado pela dificuldade da amiga em entender certas palavras, e decidiu partir pra outra. Zoe caiu de paraquedas e de uma forma até  irritante, encaixou perfeitamente em sua vida. Enquanto isso Jane colocava a pseudo-vida-profissional em primeiro lugar, e oscilava por amores e suspiros pelos bonitões que apareciam por lá. Demorou demais, mas vimos nesse último episódio que a conversa com Eli abriu os olhos da Quimby e ela finalmente conseguiu enxergar o príncipe encantado que estava ao seu lado.

Não acredito que houve uma escolha, uma vez que Billy não sabe das intenções de Jane. Houve uma aceitação por parte dele,  já que Zoe o faz feliz e é isso que ele deseja para amiga, mesmo que signifique que eles não ficarão juntos. Mas essa amizade de anos, compartilhada de todas as piores e melhores situações merece uma oportunidade de ser levada ao outro nível. Se os produtores pudessem escutar meu apelo eles entenderiam o quanto Jane e Billy pertencem um ao outro e o quanto o público merece ver toda aquela melação, pelo menos uma vez.

Será que Gray realmente não sabia sobre a verdadeira identidade de Jane? E se o Eli descobrir a verdade, será que ele e Jane engrenarão um relacionamento? O que nos resta agora é cruzar os dedos e fazer todo tipo de simpatia para que JBD seja renovada. Nós do Apaixonados por séries estaremos atentos a qualquer novidade sobre a série, portanto não deixem de passar por aqui.

Aguardo os comentários e até a próxima.


Priscilla Evans

Campinas / SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×