Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Lost – 6×07 Dr. Linus

Por: em 10 de março de 2010

Lost – 6×07 Dr. Linus

Por: em

O mais perverso dos homens também tem bons sentimentos. Até onde somos capaz de ir pela fé? Pela crença de algo que nos faz ter poder, ser importante, sentir estar fazendo a coisa certa? Benjamin Linus, no fim de tudo, é apenas um homem de fé. Um homem que acreditava estar fazendo a coisa certa em nome de alguém que nunca o respeitou. Isso apaga ou ameniza toda crueldade feita, mentiras contadas e vidas tiradas? Não, mas o mais importante é que, agora, ele escolheu o caminho do bem.

Ao se redimir para Ilana, Ben se fez presente nessa 6ª temporada. Michael Emerson mais uma vez arrasou em cena, tanto na ilha, como nos flashsideways. Na nova realidade, a ironia esteve presente em vários momentos. Ben é quem troca o oxigênio que seu pai respira, sendo que na ilha, foi através de outro gás que ele matou Roger. E assim como ele admitiu ter escolhido seu poder sobre a filha, na outra realidade escolheu a aluna sobre o trabalho. Ah e como foi bom ver Alex novamente, mantendo relações próximas a Ben, assim como aconteceu na ilha. Mas o que mais me deixou intrigado foi o seguinte: muitos fãs acreditam que toda a vida dos personagens, desde seu nascimento foi mudado no novo 815, mas eu acredito e afirmo minha teoria de que apenas a partir de 1977 é que as coisas mudaram. E essa teoria se faz ainda mais válida, já que tivemos a confirmação de que, nos flashsideways, Ben e Roger estiveram na ilha pela Iniciativa DHARMA, mas saíram de lá um tempo depois. Para mim, de alguma forma, Ben saiu da ilha antes de Juliet explodir a bomba, após o garoto ter sido salvo por Richard.

Outra ironia interessante foi ver o professor substituto Locke dizer que ouviria as palavras do possível diretor Linus, assim como o careca fez em todo seu tempo de vida na ilha. Quem não sentiu pena pelo Ben e gostaria de lhe dar um abraço quando Jack, Hurley e Richard chegaram na praia? Aliás, muito aconteceu na praia: sabemos o motivo de Lapidus não pilotar o 815; tivemos uma citação ao brasileiro Paulo e sua namorada Nikki, já que Miles pegou seus diamantes; e sabemos onde o homem de preto está juntando seu exército: na ilha da Hidra. Por que ele iria querer alguém para ficar cuidando da ilha se, como ele mesmo diz, não há nada para cuidar ou proteger? Muitos podem estar em dúvida, mas para mim, ele sempre foi e sempre será o bad guy.

Ilana disse que restam apenas 6 candidatos e ela sabe que Locke está morto, então ela conta Jin e Sun como candidatos separados ou existe outro candidato que não está riscado, como a Kate, cujo nome apareceu sem risco no farol? E se existe a possibilidade de Kwon significar os dois, então acredito que tanto Jin, como Sun, sejam candidatos.

Porém, a parte final, com um submarino chegando na ilha foi de pirar a cabeça. Charles Widmore, o homem que diz ser dono de todo aquele pedaço de terra, conseguiu a localização do lugar, (através de Eloise, será?) e deve lutar pela ilha. Mas muitas perguntas foram levantadas: Widmore está do lado de Jacob, do homem de preto, ou apenas por conta própria? Desmond veio junto no submarino? Minhas teorias são de que o brotha veio junto e que Widmore estará do lado negro da guerra.

Dessa vez, quem perdeu a fé em todas as suas crenças, foi Richard Alpert, que nos forneceu outras repostas. Ele não pode se suicidar, assim como nenhum dos que foram tocados por Jacob. Lembram na 4ª temporada, quando Michael tentou se matar, mas não conseguiu? Aposto que ele era candidato, e como tal foi tocado por Jacob, sendo incapaz de dar cabo na própria vida. E vai dizer que alguém ainda duvida que Richard veio no Black Rock? E pelo jeito veio como escravo, acorrentado, o que também faria sentido na frase do homem de preto no 1º episódio. Só não entendi mesmo o que Jack quis dizer em “começar pela praia.”

Duas coisas me incomodaram nesse episódio: Miles, que, me desculpem os fãs, só serve pra se comunicar com os mortos, sendo que fora isso, não faz nada além de piadinhas. E a outra coisa foi Ilana, que apesar de ter se saído melhor, também não faz outra coisa do que andar pra lá e prá cá com uma arma. Espero mesmo que arrumem histórias boas para eles até o final, e para o Lapidus também.

Dr. Linus foi emocionante na medida certa, e espero que só tenhamos episódios cada vez melhores nessa última temporada. Semana que vem: Recon.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×