Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Nikita 2×01 – Game Change

Por: em 25 de setembro de 2011

Nikita 2×01 – Game Change

Por: em

Acredito que o título do episódio define o que foi essa season premiere de Nikita. O jogo realmente mudou. Uma nova dinâmica foi instalada na série, a qual funcionou muito bem, pelo menos aos meus olhos. Não vimos um episódio sensacional, mas vimos a primeira peça de um quebra-cabeça ser disposta, como é característico da série. A trama irá se construir aos poucos e isso é muito interessante quando pensamos em um panorama geral, porém esperava um pouco mais de impacto neste primeiro episódio, apesar de o ter julgado muito bom. Algo a avaliar é a nova situação que a série enfrentará nesta temporada, além da trama diferente, a série foi alocada em horário diferente o que pode ser um grande problema (ou não), mas esperemos que isso não atrapalhe no desenvolvimento geral da trama, nem gere uma breve temporada.

Começamos com uma boa missão, Nikita se infiltrando numa casa ilícita de jogos e mostrando flashbacks bastante inesperados do que aconteceu no tempo que passou depois do final de temporada. Fiquei muito irritado de pensar que toda a jornada da primeira temporada para unir Michale e Nikita na missão de destruir a Division teria sido em vão por uma diferente visão de como levar as coisas. Mas foi só uma brincadeira que os produtores quiseram nos proporcionar, pois depois de uma das cenas clássicas da série, com Maggie Q dando show com golpes simples, mas eficientes, sendo resgatada pelo seu parceiro e namorado Michael. Curti bastante essa abertura da temporada, mostrando um pouco de tudo que é bem clássico na série. E depois começamos a entender como a dinâmica da série irá caminhar nessa nova temporada: Nikita está em posse de uma das caixas pretas e, portanto, possui informações comprometedoras sobre a Division, o que poderia acabar com a organização. Esta que agora esta sob novo comando: agora Amanda é a dona do jogo e a personagem logo dá uma nova cara para a instituição.

Amanda sempre foi uma das minhas personagens preferidas na série, pela sua extrema frieza com as situações e um modo bem característico de lidar com os problemas, gerando cenas sempre espetaculares. Essa mudança de posição na liderança irá proporcionar um destaque ainda maior para a personagem que já deixa traços marcantes de seu comando logo nesse primeiro episódio. Além de retirar a empresa do ramo que estava inserida antes, agora somente atuando para reverter problemas governamentais somente, sendo que o atual tem um nome bem específico: Nikita. Nessa sua primeira missão, o que faz Amanda desejar o sucesso desesperadamente, ela conta com uma aliada que conhece bastante da sua adversária, a antiga infiltrada de Nikita na Division, Alex. Motivada a conseguir retomar os negócios de seu falecido pai, Alex aceita participar dessa missão para captar Nikita e logo mostra uma faceta nova, mais madura e ainda mais poderosa. Alex se tornou uma real pupila de sua antiga mestre, aprendendo perfeitamente como manipular seus oponentes e conseguir o que quer.

A missão que dá título ao episódio foi sobre um grande roubo realizado em uma base iraquiana, realizado claro pela Division, que colocou a culpa toda em um homem só, o qual cumpria já seu sétimo ano de pena sem se revoltar com nada, devido às ameaças de Percy ao filho do incriminado. Interessante ver que Percy sempre fora um ser inescrupuloso, sem limites algum para conseguir o que quer. E numa antítese absurda, agora o personagem encontrava-se enclausurado numa gaiola de vidro, como um brinquedinho de Amanda. Apesar de toda a situação ir contra ele, o personagem ainda consegue o que quer e faz das informações que tem uma moeda de trocas para privilégios na sua prisão. Além disso, a sua vida é essencial para a sobrevivência da instituição. Voltando a missão, gostei bastante de Nikita e Michael trabalhando como uma equipe, aumentando ainda mais a qualidade das cenas de ação da série.

O novo personagem inserido dentro da Division, Sean, parece ser o grande contraponto de Alex nessa temporada. Destinado a supervisionar o trabalho de Amanda no comando, o cara se mostrou um verdadeiro mala e estará bem presente em tudo que acontecer quando o assunto foi Nikita, pelo menos é o que eu imagino, porém me pareceu um personagem bem interessante e, talvez, um possível affair para Alex com o passar do tempo. Apesar de Sean ter estragado o plano quase que perfeito de Alex, o esperado encontro de mestra e pupila acabou acontecendo ainda neste episódio, o que eu pensei que iam enrolar um pouco. E foi a melhor cena sem dúvidas. O embate da duas gerou uma sequência de ação sensacional, fora o diálogo altamente representativo de tudo que foi a primeira temporada. E no final, Nikita apesar de vencer a batalha física contra Alex, continua se sentindo uma perdedora por ter levado a jovem para esse caminho, que pode se tornar sem volta.

Ainda tivemos a aparição surpresa de Birkhoff, como um possível novo aliado para Niki e Michael na luta contra a Division e achei extremamente engraçado o personagem mostrando seu lado ganancioso e tudo mais. É muito interessante quando a série permite que se explorem várias facetas de uma mesma personagem. No mais, foi isso. Tivemos uma boa season premiere e agora nos resta aguardar pelo desenvolvimento desse novo jogo, dessa nova temporada, que acompanharemos passo a passo aqui no Apaixonados por Séries. Abaixo, você pode conferir o vídeo promocional do episódio da semana que vem (2.02 – Falling Ash):

E a gente se vê nos comentários!

P.S.: Como você pode notar, com a Fall Season 2011/2012 algumas mudanças aconteceram no nosso quadro de reviewers e o Rodolfo está deixando o blog, deixando a difícil missão de substituí-lo. Mas  vamos nessa que temos uma temporada inteira para comentar.


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×