Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 2×07 Critical

Por: em 19 de novembro de 2012

Person of Interest – 2×07 Critical

Por: em

Critical começou da maneira convencional, mas ao ver um número repetido achei que seria um episódio interessante, mas sem muitas coisas pra acrescentar na história de Person of Interest. Estava redondamente enganada. Mas quem poderia imaginar isso vindo? Quem imaginaria um episódio como esse, depois de excelente e grande desenvolvimento nos episódios anteriores? Eu esperava alguns fillers pra história. E com fillers não digo ruins.

Enquanto eu esperava pra ver “quem seria estúpido o suficiente para aparecer na lista novamente”, minha mente foi procurando rapidamente entre algumas pessoas interessantes, mas quando Leon atravessou a vitrine, acho que todo mundo falou: Ah, claro! Leon foi uma vítima muito culpada, muito engraçada, Fiquei contente com a sua volta. E foi muito conveniente ele se meter em confusão justo quando a dupla dinâmica precisou de ajuda de um especialista em números, em contabilidade.Adorei a indicação de livro que o Finch deu pra ele: Penal Law.

A apresentação do caso foi bem rápida, o episódio precisava disso, pega um dos números, trancafia num lugar, vai resolver o outro, já bem rápido ficamos sabendo quem e como era a vida da médica Madeleine. Não precisávamos saber nada sobre o Leon e foi muito bom ver o Finch fora de sua zona de conforto, em pânico por estar dentro de um hospital. Será que essa fobia tem a ver com a sua deficiência? Não mostraram nenhum flashback da máquina para a gente ver algum flash dele num hospital qualquer.

Fiquei com medo da médica escolher o caminho fácil, errado. Fiquei pensando durante o episódio se eu estivesse no lugar dela e seguisse com o plano, matasse uma pessoa para que alguém que eu amo ficasse a salvo, eu não conseguiria conviver com isso depois. Sei que é fácil falar que eu não mataria o paciente sem estar vivendo a situação, na hora que acontece tudo muda, mas acho que ela tomou a decisão certa, algo que o Finch ficaria orgulhoso, mesmo que não tivesse questionado a moral da sua decisão antes.

Se no episódio passado não tivemos uma participação grande no episódio do núcleo policial, nesse foi bem diferente. Fusco estava super ativo ajudando o John a proteger Amy, a esposa da Madeleine. Morri de rir do jeito bonachão que ele usou pra chamar a atenção na praça e abrir espaço pro John. Na hora achei que aquele policial era parte do plano do Wesley, depois achei que não, mas na hora que ele veio caminhando em direção ao Mr. Reese e a Amy, aquela sensação voltou na hora: aí tem coisa! Mas o fusco conseguiu salvar o dia mais uma vez! E acho isso ótimo em Person of Interest, você não tem muita certeza sobre quem está do lado quem, diferente de outras séries que nos minutos iniciais você já sabe quem são os bandidos, os mocinhos e só resta ver o desenrolar.

A detetive Carter as vezes é muito descuidada, inconsequente. Não é um revolver ou um distintivo que irá protege-la de algo, ou tudo. Pra início de conversa, um cartão de visita com um cadáver, ou bandido é sempre uma acusação? Uma prova de culpa? Nas séries sempre colocam desse jeito e acho muito estranho. Você pode conseguir o cartão de uma pessoa de inúmeras formas. Mas a Carter é sempre intrigada com as coisas, foi procurar uma conexão com a vítima do assalto. E achou. O cartão foi colocado ali de propósito, para ela achar.

Snow. Algo grande vai acontecer, a Kara tem algum plano que o agente Snow não sabe, nós não sabemos, mas… mas acho que o Reese sabe. Talvez não tudo, mas de alguma coisa. Snow contava com a curiosidade da Carter, com a boa detetive que ela é, talvez até com o seu histórico de vida. Ele procura uma brecha para alertar as pessoas que podem fazer alguma coisa para interceptar os planos da insana da Kara. E nesse ponto os roteiristas colocaram muitas fichas nessa história. Tem algo grande vindo por aí, e acho que não pode vir coisa boa para o John. Kara está num projeto de vingança e claro que de alguma forma ela incluiu o Mr. Reese ali. Mas fico pensando se o Finch também não irá acabar na sua mira.

Pensem comigo: na última missão do John e Kara eles foram mandados para um lugar longínquo com o objetivo de resgatar uma “máquina”, um computador, um aparelho… E também de se eliminarem, provavelmente porque sabiam demais. Demais sobre o que? A Kara ainda está buscando o seu que/quem. Tenho impressão que ela vai encontrar no Finch. E resta a dúvida de qual foi o destino do agente Snow ali no beco ou depois que saiu dali. Acho que explodir ele não explodiu, mas provavelmente foi punido pela Kara. Estou ansiosa para ver mais dessa história.

Escutei muito sobre confiança nesse episódio. Quem imaginaria que o Finch iria confiar no Leon para ajuda-los? Snow confiava na capacidade da Carter, John confia na sua inteligência de campo, a médica no Mr. Reese… o que é uma preparação para o fim do show: A conversa entre Carter e John.

Não acreditei naquela conversa do John, ele não pareceu muito surpreso com as revelações da Carter, e aquela frase final foi instigante: Pense em quanto você realmente quer saber. Se ele as vezes passa a impressão de que não sabe muito e que Finch é o chefe, aqui o John mostrou que sabe um pouco mais, ele é da CIA (mesmo que ele seja um homem de ação, sabemos que o treinamento da CIA é direcionada para espionagem) e estava investigando o passado do Harold. O quanto ele descobriu?

Leon vai aparecer mais vezes?  Gosto dele e do seu “eu sou um cara de desapontar as pessoas?”. Embora não tenha visto nenhuma notícia nesse sentido, acho que vai se formos pensar no diálogo do Reese e John tiveram no final.

Tenho que falar da coragem de introduzirem mais um personagem na história, que deve voltar em breve. Não ficou claro pra mim se o Wesley era realmente o mandante do crime ou se estava organizando para outra pessoa – essa última hipótese é mais provável. Mas ficou claro que ele vai voltar. E falo coragem porque já temos muitas histórias sendo desenvolvidas:

1º Elias, que tem uma ligação com

2º HR, que agora já até sabemos quem é o líder (e que sabe algo sobre a máquina?), que por sua vez é procurado por

3º Root, que é procurada pro Finch e John, este último procurado pela

4º Kara, que tem uma ligação com a CIA e com o FBI que também procura pelo John.

5º agora temos essa pessoa do MI6 que trabalha para alguém. Quem? Ou ele age por conta própria?

Quais outras histórias temos aqui?

E pra finalizar, como sempre, elogios ao Bear, que ganha mais espaço a cada novo episódio, ganhando mais falas e tempo em cena!

____________

PS.: Não teremos novos episódios até o dia 06 de dezembro.

PS.II: A review ficou bem grande de novo, foram muitas informações pra pouco episódio 😀 e temos um hiato agora.

PS.III: Quanta ação pro John, hein? Adorei!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×