Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 2×19 Trojan Horse

Por: em 8 de abril de 2013

Person of Interest – 2×19 Trojan Horse

Por: em

Que surpresa agradável esse episódio! Elias é um dos melhores vilões de Person of Interest (e olha que estamos acumulando vilões, taí um bom especial Top Qualquer Número), interpretado por um bom ator e que a interação com o Finch é ótima. De dentro da prisão ele não está aprontando muito nas ruas de New York – ênfase no muito, porque sabemos que isso não o impede tanto – mas está ajudando de alguma forma a nossa dupla dinâmica.

De certa forma todo mundo já esperava que a série fosse aprofundar na confusão que é o crime dessa cidade, sabemos que não é fácil achar quem é o mandante de tudo, em Ny ou qualquer lugar do mundo. Várias séries já nos ensinaram que nada é o que parece e é preciso cavar muito para apontar verdadeiros culpados. O que eu não esperava é que justamente o Elias fosse apontar isso pro Finch, e consequentemente nos introduzir com mais um problema pro final da temporada. Até para a polícia ele é um guru, todos vão até ele para colher um pouco de suas sábias palavras.

Elias está procurando por um fantasma e nós vimos um, mas não o dele ainda: Shaw. Não esperava ver a agente tão cedo, ainda mais sob investigação do Reese. Acho que posição dela eu também ficaria tentada a contar a verdade pelo menos para os pais do parceiro morto. Como ela disse, não é justo que eles além de matarem o agente, também destruam um sonho. E eu também começaria a procurar a verdade, não um hobby.

Uma outra verdade vai assombrar a policia por um tempo. Para alguém como o Fusco (que voltou à série!), ele está se saindo um detetive cada vez melhor. Ele protege a Carter de toda forma que consegue. É engraçado quando ele faz isso e confronta Cal Beecher para saber o que está acontecendo. Infelizmente Cal também quer saber isso e começa a perguntar para as pessoas erradas o que está acontecendo. Se HR eliminou Szymanski e a promotora, e estava tentando a todo modo deixar os russos livres, não era sua relação com Quinn que iria garantir sua segurança.

Vejo cada vez mais próximo o dia que o número da Carter irá aparecer novamente. Ela não vai deixar de investigar a morte do Cal, ela sabe que alguém o silenciou por estar fazendo perguntas demais, mas como o Fusco disse, o campo está minado. Nunca achei que o Cal fosse santo, muito pelo contrário, sempre falei que ele tinha rabo preso, e ainda não acredito na sua completa inocência. Mas não é comum em Person of Interest desenterrarem o passado de personagens secundários mortos, temos que nos contentar com o que sabemos, acho que a busca da Carter vai esbarrar só na HR.

Mas vamos falar do caso do dia, que foi muito importante pra gente saber mais da história de quem está fazendo o upload do vírus na máquina. Eu gostei da Monica Jacobs e achei engraçado quando Reese perguntou se Finch estava apaixonado por ela. Numa empresa de tecnologia, esconder segredos e fazer invasões nos computadores é um pouco perigoso, não? Monica não teria um sistema de proteção no celular dela contra clonagem? Pelo menos ela é inteligente e viu que tinha um espião na empresa.

O trabalho dela com o Harold foi ótimo. Talvez ela possa ajudar a dupla dinâmica quando chegar a hora de salvar a máquina. Ou parar o vírus, ou qualquer outra coisa do tipo que vai acontecer na season finale de Person of Interest. Claro que só a habilidade deles não era suficiente e tinham que invadir uma empresa para John dar o seu show também. Mas o melhor do episódio foi mesmo o Bear, seja tratando bem a Shaw, seja correndo atrás dos seguranças da empresa que estavam invadindo. Durante o tiroteio fiquei muito preocupada com ele!

Uma coisa que não aguento em toda série e filme são os vilões, quando pretendem matar alguém, mas antes contam todo o plano antes! Assim o Martin deixou os dois escaparem. Pelo menos ele não falou para quem trabalhava antes. Finch descobriu de qualquer forma, a China não era o cliente, mas sim uma empresa. E o que ela realmente quer? Só o controle de informação? Como isso vai ser abordado? E o mais importante: Quem está dando as ordens?

Será que eles vão juntar tudo o que temos no final? A Shaw reapareceu e vai procurar sua amiguinha Root, que por sua vez está procurando a máquina.  Carter vai procurar HR, HR está procurando o poder, Elias tem poder mas ainda não dominou tudo, ele vai atrás de um fantasma. A companhia chinesa está atrás da máquina e da nossa dupla dinâmica. E o cara do departamento de Defesa?

 

PS.: Achei interessante aquele homem da empresa no final falando que iria tornar o invasor da rede em um Irrelevante.

PS2.: “Eu sou persistente” (Reese, John).


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×