Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Revenge – 2×21 e 2×22 Truth parte 1 e 2 (Season Finale)

Por: em 19 de maio de 2013

Revenge – 2×21 e 2×22 Truth parte 1 e 2 (Season Finale)

Por: em

– Há dois caminhos para a vingança: um será o fracasso. O outro vai te liberar ao final da jornada.

Revenge-6x21-22-Victoria-Conrad-Daniel

A promo da ABC desta vez não nos enganou e tivemos uma season finale de tirar o fôlego, toda montadinha para nos deixar bem ansiosos até setembro e com muitas questões em aberto.

Quem diria que o Conrad seria o grande nome deste episódio? O personagem vinha crescendo de importância junto com a relação dele com a Victoria, mas ele ser parte da Iniciativa e ter armado tudo o que aconteceu na finale foi uma ótima jogada quase inesperada. A gente já sabia que os Grayson são capazes de tudo para defender o que é deles e conseguir exatamente o que querem, mas até então, estávamos vendo-os mais como reféns das próprias escolhas erradas e não como agentes de tudo o que aconteceu.

Seja lá o que a Iniciativa tinha pensado, o Conrad se saiu muito bem em destruir a sede da Grayson Global para forçar o filho a ficar do lado dele (à força, mas o importante são as aparências), reforçar o mito do David Clarke ser o vilão da história e, de quebra, tentar matar o Jack, que estava atrapalhando. Sério, o que passou pela cabeça dele em revelar os planos dele justo para a Victoria? Não fez sentido ele ter “confiado” na matriarca tão facilmente – e ainda ter deixado escapar que a Ashley também estava envolvida na vingança dele – sendo que ele sabe melhor que todo mundo nessa série que não se deve confiar nos Grayson. Ele não queria nem confiar na Emily, por ela ser praticamente um deles agora que vai se casar com o Daniel! Muita incoerência, senhor ingênuo.

A primeira parte do episódio foi muito bem conduzida, terminando com a explosão do prédio da Grayson Global. A tensão e a expectativa foram maravilhosamente construídas, com todo mundo ignorando os avisos do Nolan (tadinho!) e ninguém conseguindo se comunicar direito após o apagão da noite anterior.

Revenge-6x21-22-Victoria

Só uma coisa ficou um tanto óbvia: enquanto todo mundo recebia os SMS falando do Clarke e a Victoria (que fazia umas caretas hilárias durante o discurso) estava mostrando ao marido o que tinha recebido, o Conrad olhou para o prédio antes de ele explodir. Se o Jack e a Emily conseguirem provar que o agora governador está envolvido com a morte da Amanda, será que esse segundo de antecipação não irá denunciá-lo? É algo que o Nolan pode perfeitamente fazer ao reassistir ao vídeo da conferência.

Durante a segunda parte, confesso que nem de longe previa a morte do Declan. Tudo bem que ele era um personagem bem descartável, mas morrer? Vai ser pior para os Grayson, porque além de a morte dele ter sido um mero efeito colateral (a expressão no rosto do Conrad quando viu quem saiu de maca na explosão dizia muita coisa), agora eu não duvido nada que a Charlotte mantenha o bebê como forma de lembrar do namorado ou algo parecido. E preciso dizer que nunca vi o Connor Paolo atuar tão bem quanto nas cenas em que ele estava no hospital.

Ainda durante os momentos da explosão, é necessário destacar a incredulidade da Ashley no que o Conrad dizia aos jornalistas, sobre “o povo de Nova York serem os primeiros socorros”. Até eu me peguei me perguntando como os jornalistas não questionaram essa afirmação, porque quando algo do tipo acontece, logo pensam em ataque terrorista e o sensato é mandar as pessoas ficarem em casa e esperarem pela polícia, bombeiros, médicos e não agirem por conta própria.

Eu imaginava que a Iniciativa era um grupo secreto que trabalhava mais ao estilo da Falcon ou o Takeda. Fiquei surpresa ao saber que eram um grupo de empresários que lucravam com o medo das pessoas ao mesmo tempo que achei isso extremamente genial. Conversa muito bem com o momento histórico dos Estados Unidos após o 11 de setembro, sendo algo verossímil. Por mais que seja uma série e temos que desculpar algumas licenças-poéticas, Revenge não pode se dar ao luxo de transformar tudo em uma grande fantasia para encaixar as tramas; elas precisam ter coerência com o nosso mundo. Fico só imaginando o rebuliço que vai ser quando a Emily descobrir quem a Iniciativa realmente é e como isso pode transformar a série e a vingança dela.

Revenge-6x21-22-Emily

Talvez eu não tenha entendido direito, mas o Aiden foi solto porque descobriram que ele não teve nenhuma ligação concreta com a bomba no prédio? Se for isso, não achei muito coerente, porque o Daniel tinha outras informações sobre ele que poderiam mantê-lo na cadeia por um tempo a mais – e mesmo que grande parte das provas possam ter sido destruídas na explosão, o testemunho dele poderia fazer a diferença. Afinal, ele contou a um policial que tinha informações que o incriminariam.

No fim, descobrimos que não dava mesmo para confiar na Padma. O que ela fez, mesmo que seja para salvar a vida, é de quebrar a confiança de qualquer um. A gente pode desculpar a pressão psicológica e as ameaças e torturas e dizer que isso faz com que as pessoas confessem mentiras, mas o fato é que uma personagem que eu não gostava acabou ferrando com um que eu amo e não posso perdoar isso #teamNolan

Não foi dito ainda, mas o Nolan foi preso por conta do detetive que trabalhava para ele, não? Ou eu é que não consigo nem considerar a hipótese do Aiden ter vendido o amigo para sair da prisão. Apesar do personagem estar meio fora de controle, não acredito que ele seria capaz de algo tão baixo.

Para a próxima temporada, ficam algumas perguntas: O quanto a Falcon influenciou na prisão do Nolan? Será que o Aiden vai continuar se metendo no relacionamento de Emily e Daniel? O Jack vai acreditar na verdade da Emily? O que o Patrick vai pedir para a família?

Cenas que merecem destaque:

  • Emily e Jack conversando no carro antes de irem ver o Declan no hospital sobre a loira ser a madrinha do Carl e não abandoná-lo se algo acontecer com ele.
  • Nolan de novo sendo a pessoa a quem os moribundos pedem para cuidar dos vivos quando eles se forem.
  • Victoria dando um ótimo conselho para a Emily sobre o casamento e os anos que virão, pensando em sua própria vida e os arrependimentos de se estar com o Conrad. Lindíssima a atuação da Madeleine Stowe e da Emily VanCamp. Os embates entre as duas fazem a interpretação das atrizes crescerem.
  • Victoria pedindo ao Jack para matá-la depois de descobrir a verdade sobre o marido. E Jack dizendo que a punição dela é sofrer por todo o mal que causou, mas o Conrad é quem precisa ser parado. O sofrimento no olhar da Madeleine disse tudo e mais um pouco.

O bom é que Revenge foi renovada para a terceira temporada, então só precisamos ficar de olho nos anúncios da volta das séries. Obrigada a todos que acompanharam as reviews até agora e nos vemos na temporada que vem 😉


Bianca

Feminista interseccional, rata de biblioteca, ativista, ama filmes, séries, cultura pop e BTS. Twitter sempre vai ser a melhor rede social.

São Paulo - SP

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×