Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Shameless – 1×04 Casey Casden

Por: em 2 de fevereiro de 2011

Shameless – 1×04 Casey Casden

Por: em

Apesar do meu pequenino problema com a série continuar, Shameless não consegue parar de ser apaixonante, e em Casey Casden, hilária!!

Semana passada comentei sobre a falta de um arco central que guiaria a temporada como um todo e o quanto isso me incomodou. Apesar disso continuar no quarto episódio e mais uma vez ele ter um certo formato “caso da semana”, confesso que ri, e muito. Nessa semana esse pequeno problema (que nem é exatamente um problema) não conseguiu me tirar o sorriso da cara durante todo o episódio, pois todos os 45 minutos passados com os Gallagher e seus amigos valem a pena e ainda está cedo para exigir de uma trama com tantos personagens para serem apresentados.

Debbie!! Ah Debbie como você é uma garota fantástica. Não teve como não pensar em Shane Botwin de Weeds o tempo todo. O garoto da série parceira de emissora de Shameless também cresceu em um ambiente diferente, com ausência do pai (por estar morto) e da mãe (por sua vida diferenciada), e mesmo tendo um bom coração, todo seu psicológico foi moldado por essa criação complicada e quem assiste Weeds sabe que Shane se tornou um assassino e com um coração gelado. Não digo e nem quero que o mesmo aconteça com Debbie, mas se nada for feito, a garota irá pelo mesmo caminho. Seu pai não se importa com ela e com os irmãos e está vivendo com Sheila (e tendo conversas hilárias com o o ex-marido dela sobre seus consolos e as dores que vem com eles); sua mãe sumiu e seus irmãos vivem cada um seus problemas apesar de unidos. Dão falsas esperanças como a história da tia Ginger e Debbie cada vez mais afunda em seu próprio mundo e dentro dela vem crescendo uma outra pessoa, que já dá sinais de preocupação. Roubar um garotinho para ter com quem brincar e com o que brincar e não sentir remorso ou algo parecido é algo preocupante. Falar com sua nova boneca nem é errado…toda criança tem seus amigos imaginários e fala com seus brinquedos, mas essa foi uma trama muito bem explorada nesse episódio.  Fiona já percebe as mudanças na irmã, mas todos eles recusaram uma boa alternativa que veio de Steve, a de acompanhamento profissional.

A garota raptou o pequeno Casey por puro ciúmes; escondeu de todos e apesar de dizer não saber mentir, se deu muito bem na delegacia, como se tivesse vivido toda aquela falsa história. Shameless já me ganhou no piloto, mas ainda mais agora com o aprofundamento em uma trama séria e totalmente válida tratada de uma maneira divertida, mas não menos preocupante. De todos, Debbie é quem terá a vida mais complicada. Fiona já é grande e se acostumou com tudo isso. Lip e Ian são maiores e com uma ótima mentalidade. Carl teria tudo para dar errado também, mas é tapado demais para pensar nas coisas que Debbie pensa. Gostei mesmo de como levaram Steve a ser uma figura mais paterna para ela nesse episódio. Desde a preocupação com a saúde mental da garota; a compra da boneca e da ajuda com a história contada. Gosto demais dele com Fiona, só precisam escutar mais do que alguém, como ele, tem a dizer. Pode ser válido e ajudar a reparar erros futuros.

Na casa de Sheila tudo foi divertido. Meu Deus como eu amo Joan Cusack. Coloquem ela no elenco regular JÁ. Não quero passar um episódio sequer sem sua presença. O que foi ela fazendo centenas de bolinhos para os policiais? Não havia mais espaço na casa e ela lá toda eufórica queimando a mão encontrando um lugar para colocar mais bolinhos. Cusack deu show quando Fiona a visitou (sério…até as rodas do carrinho de bebê foram ensacadas). Sheila tomou três comprimidos ao invés de um e as caras e bocas de Joan Cusack só tornaram tudo mais hilário. Ela estava tão dopada, coitada, que nem percebeu a capa vermelha do pequeno Casey e pior, brincou com ela para Liam. Já comentei de Frank, hilário tentando se desvencilhar das tentativas de sedução da Karen. Aliás, isso foi para tirar Frank ou o pai da casa? Foi por algo parecido que o cara se mandou, mas se pegar Frank tendo algo com sua filha, o pai de Karen acabaria tirando o Gallagher de casa, além de acusá-lo de pedofilia, mas pensei que Karen odiou ter o pai em casa novamente. H. Macy interpretou muito bem as cenas em que fugia das tentações da garota e nas conversas sobre os consolos de Sheila. Não sei se foi por medo de perder a casa ou de apanhar novamente, mas gostei de ver que pelo menos um pingo de escrúpulo Frank tem.

O caso de Casey nem foi muito importante. Foi apenas pano de fundo para tudo o que já comentei. Gostei do formato das tomadas de cena de como mostraram a família unida para colocar o plano em prática. Foi diferente e muito divertido de acompanhar. Nisso tudo tivemos ótimas cenas como Veronica indo dar oi para Liam e do nada soltar para uma criança de dois anos “Who the fuck are you?”. Ri demais dela e Kev fazendo sexo enquanto Debbie e Carl passavam pelos corredores da cada após tomarem banho. Toda essa forma de contar histórias de Shameless sem parecer forçada é um presente enorme para nós fãs. É tudo muito normal porque o roteiro é bem feito e principalmente os excelentes atores passam todos esses momentos com muita naturalidade. Com o caso do garoto desaparecido também vimos mais de Tony e como eu ri das cenas dele com o parceiro dentro do carro. Gostei ainda mais de trazerem Tony para outras histórias além do romance com Fiona. Claro, continuaram mostrando que o policial está apaixonado por ela, mas quando uma série não se esquece de personagens passados é sempre mais fácil de ser levada a sério. O mesmo aconteceu com tia Ginger, lembrada por Debbie o tempo todo. Até a boneca leva o nome da simpática senhora que vimos semana passada.

Ainda no episódio tivemos pouco de Lip e Ian, mas a química dos atores continua muito bem e a história de roubar um aquecedor não soa “fora da casinha” porque já sabemos do que essa família é capaz e do seu modo de vida. O amor entre eles e a união é o que os mantém próximos, mesmo que o pai não esteja incluso no pacote, como vimos quando Lip e Ian pisaram nas mãos de Frank para que ele não roubasse o dinheiro de Debbie. Aqui entra outra coisa que deixei de comentar lá em cima. Ela foi recompensada pelos atos errados que cometeu quando recebeu dinheiro da família de Casey e isso pode ser algo que dê mais incentivo para ela. Tudo bem que mesmo assim ela não pensou só em si mesma e comprou um aquecedor para a família. O mais bonito foi ver como os Gallagher + Steve + Veronica e Kev se uniram para bolar o plano e o colocar em prática. Essas cenas com todos juntos valem ouro, pois não dá para apontar um ali que seja ruim.

A última trama do episódio, mas não menos interessante foi a de Kev. O cara já é casado!! Alguém esperava por essa? Mas será que ele ainda tem algum caso com a tal esposa ou apenas é casado no papel, mas não se dá mais com a tal mulher? Se fosse assim, é só entrar com os papéis do divórcio e pronto, ele pode casar com Veronica, mas para colocarem isso na história é porque tem mais coisas escondidas. E de quem foi a culpa pelo anúncio do casamento? De Frank, óbvio, que ouviu Kev dispensando um ménage por estar se casando. Pronto…estava armada a confusão. A cena do anúncio no bar foi hilária com a colega de Kev abrindo as garrafas e principalmente a mãe de Veronica. Sério…tragam essa mulher para mais episódios porque ri muito do seu jeitão de ser. A cena em que ele propôs para Veronica foi bonita, mesmo estando completamente bêbado e o cara sabe agora, se é que ainda tinha dúvidas, que V o ama mais que tudo, mais que o próprio pai e olha que o amor dela pelo cara é gigante. A festa na casa dos Gallagher foi super divertida e valeu o final do episódio. Só quero ver como e quando Veronica receberá a notícia de que Kev já é casado!!

Para quem fecha o player já no início dos créditos finais, aqui vai uma dica. Sempre existe uma cena depois, ou do próximo episódio ou do mesmo, como foi com Casey Casden, em que vemos Debbie colocando pasta de amendoim na fralda da boneca Gingi porque ela estava com diarréia!! E ah, comemoremos fãs de Shameless, porque esse quarto episódio cravou 1,11 na audiência, só perdendo para o próprio piloto!!


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×