Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Sons of Anarchy – 4×03 Dorylus e 4×04 Una Venta

Por: em 4 de outubro de 2011

Sons of Anarchy – 4×03 Dorylus e 4×04 Una Venta

Por: em

É fácil apontar os erros dos outros e se sentir superior a ponto de corrigi-los. O difícil é perceber os próprios erros. Essa circularidade nos problemas de SAMCRO foi muito bem retratada nesses dois episódios. Clay se apresenta, cada vez mais, como o super vilão de Sons of Anarchy. Muita ganância e pouco respeito pelas escolhas dos próprios colegas de clube mostram que Clay nunca teve escrupulos. Ele até pode parecer um bom marido e presidente, enquanto não está sendo contrariado. O problema é que esses tempos de calmaria já se foram.

4×03 Dorylus

Todos mentem, todos manipulam para alcançar seus objetivos, e justamente por esses jogos de interesse, Clay se afirma como o grande vilão dentro de SAMCRO. Ele ameaça Tara nas entrelinhas de seu discurso sobre amar Jax e John Teller, leva Bobby com ele para Wahewa na intenção de convencê-lo a votar a favor do tráfico de drogas e chega ao ponto de contar o segredo de Jax e oferecer o patch de presidente, Clay mente para Charlie (chefe dos Wahewa que negocia as munições artesanais com SAMCRO) sobre o lucro que recebe pelas balas, e o pior de tudo: quase bate em Gemma quando ela descobre sobre as drogas, e ameaça matar Pinney, caso ele conte mais alguma coisa a Gemma. Clay me deu medo nesse episódio. Ele perdeu o controle sobre seus próprios atos e não se da conta que, dessa forma, está afastando até aqueles que antes estavam ao seu lado. Apesar de tudo isso, pelo poder de dar sua palavra e prometer tudo para todos, Clay consegue a maioria de votos e o clube está, oficialmente, transportando drogas.

Kozik é enganado por meninos, que o batem e roubam o caminhão de SoA carregado com uma caixa de armas já vendidas. Achei essa parte a mais dinâmica e engraçada do episódio principalmente porque esses motoqueiros de SAMCRO sempre se acham mais fortes e espertos do que todos e eu ri por dentro ao ver um bando de meninos mirradinhos enganando um motoqueiro badass. Além disso, esse plot levou Jax a tomar as rédeas da situação. Ele foi capaz de organizar seus homens, descobrir com quem estavam as armas e o caminhão, e o principal, lidou com todo esse problema sem culpar as pessoas erradas. Por mais apavorante que Vivica tenha aparentado, Jax deu a ela o respeito que uma senhora merece, soube perceber que ela falava a verdade, e com muita atenção, soube desconfiar dos verdadeiros culpados.

Um tema que me deixou encucada nesse episódio foi o racismo. Lembro das interações do grupo, dentro da prisão, com uma gangue de negros, e a temática do racismo sempre me soou absurda dentro desse contexto. Lembro também de um agente (não tenho certeza se era Stahl ou outro) falando sobre “supremacia branca” e se referindo a SAMCRO relacionado a isso. Me corrijam se estiver errada, mas acho que Juice vai se apavorar demais com a possibilidade de expulsão do clube e na verdade, quando vir a tona, nada acontecerá. Mas isso pode ser só uma suposição otimista da minha parte.

Gemma usa todo seu poder de atuação e persuasão para colocar Tara novamente ao seu lado e contra John Teller. É incrível como as idéias de um homem morto podem criar tanta confusão. Apesar do esforço de Gemma, Tara copia as cartas e esconde essa copia no depósito do clube. É óbvio que ela não tem confiança nas palavras de Gemma, tanto que ja buscava por emprego longe de Charming. Tara é pé no chão demais para querer criar seus filhos em meio a crimes e sangue. É óbvio que ela ama Jax, tanto que ainda espera por ele, mas algo me diz que essa espera não vai durar muito tempo. Algo vai disparar o pavor de Tara pelos negócios do clube, e nem seu amor por Jax conseguirá segurá-la em Charming.

Algo que me surpreendeu foi o fato de Jax escutar o voto de confiança de Opie e não titubear. Opie diz com toda clareza que votará a favor das drogas no clube apenas porque confia em Jax para assumir a presidência e mudar todas as coisas erradas que Clay tem feito nesse seu final de “mandato”. Opie só toma essa decisão ao ver Jax sabendo lidar tão bem com a situação das armas. Será que Jax terá coragem de abandonar o clube, desapontando tanta gente que confia nele?

4×04 Una Venta

Os problemas de SAMCRO e dos clubes afiliados são recorrentes: vender armas, transportar drogas, traficar, parece que cada um desses crimes, votados como atividade para os clubes são um degrau a mais para o rótulo de foras da lei. John Teller percebeu muito antes que começando a operar atividades criminosas, se ligando a máfia e ao terrorismo, SAMCRO iria se tornar, cada vez mais, um lugar onde ele não queria criar seus filhos. Clay, por sua vez, sem filhos e com uma ganância sem limites, pouco se importa com o quão criminoso o clube se torna – ao contrário de John, Clay parece forçar essa barreira, querendo tornar esses crimes cada vez mais tolerados entre seus companheiros. Clay é hipócrita a ponto de se dizer contra o tráfico, e se meter nos negócios de SAMTAZ. SAMCRO investiga e descobre que houve a morte de um membro de SAMTAZ, e que todas essas manipulações levaram essa filial do clube ao tráfico. Clay fez o mesmo por sua filial, quando John tentou parar de vender armas. É esse tipo de ironia que me prende cada vez mais a Sons of Anarchy.

Otto aparece por 3 minutos apenas, e é o suficiente para comover. Lincoln Potter está atacando cada membro do clube da maneira que pode. Ele vai até Otto ao tomar conhecimento do assassinato de Luann, e do fato de ter sido encontrado sêmen de Bobby no corpo dela. Otto deixa cair uma lágrima. O homem que fez de tudo pelo clube, que nunca mais será livre e que perdeu tudo o que tinha, vai achar um jeito de se vingar. Resta saber se a vingança será contra Potter ou contra Bobby. Considerando o mal estar entre Bobby e Clay, por causa das drogas e pelo fato de Bobby ser o único a realmente se manifestar contra elas em frente a Clay, não duvido que Clay execute Bobby, a pedido de Otto, sem pensar duas vezes.

Gemma teme tanto que a verdade sobre a morte de John Teller venha a tona que eu nem questiono mais o envolvimento dela no acontecido. Pode ser que ela não tenha apertado o gatilho, mas que ela teve muito a ver com o planejamento da morte de seu primeiro marido, não me resta mais dúvida. Tara diz com todas as letras a Pinney que John foi assassinado quando tentava acabar com o negócio de armas de SAMCRO. A morte dele era conveniente demais para Gemma e Clay, que já tinham um caso, e principalmente para Clay, que assumiu o posto de presidente e manteve o negócio de armas que tanto queria.

Não bastasse Clay ameaçando a vida de Pinney, chegou a vez de Gemma. Assustada com a aproximação entre ele e Tara, Gemma teme pelo que Tara leu nas cartas e pelo que Pinney pode falar aos outros membros do clube sobre isso. Eu mal posso esperar para que essa bomba exploda. Só espero que o casal-ceifador não mate Pinney antes dessa bomba explodir. O que eu ainda não entendi foi todo o interesse de Gemma na esposa de Eli. Acho que dessa relação entre as duas e do fato dela ter forçado Tara a entrar no comitê de preservação, ainda vai render muita história entre as mulheres de Charming.

Sobre a temática racial, levantada no episódio anterior, reparei que vários membros do SAMTAZ eram negros ou mulatos. Acredito que Eli deu um tiro no pé acreditando que Juice iria realmente temer por uma expulsão do clube. Se encerra o episódio com a primeira entrega de armas ao Galindo Cartel, o pagamento de 70mil dólares por ele, mais 30Kg de cocaína colombiana, que o clube deve levar até os Mayans. Será que essa entrega será tranquila? Eu duvido.

Por hoje era isso, espero que tenham gostado da review. Deixo pra vocês dois links de tumblrs legais, com imagens de Sons of Anarchy: Fuck Yeah SAMCRO e SoA caps.


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×