Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Survivor 19×08 – All Hell Breaks Loose

Por: em 10 de novembro de 2009

Survivor 19×08 – All Hell Breaks Loose

Por: em

Survivor Samoa Aiga

Se na semana passada, eu tirei a review pra afogar minhas máguas com Survivor, dessa vez a história é completamente o contrário. A Merge foi, de longe, a melhor coisa que já aconteceu em Samoa, trazendo com ela o melhor episódio da temporada e preparando o terreno pra uma disputa espetacular daqui até o final dessa edição do programa. E o mais legal de tudo é que eu já tava considerando “All Hell Breaks Lose” o melhor episódio da temporada antes mesmo do blindside histórico começar a ser combinado. Foram tantas articulações e alianças e estratégias e surpresas, que quando surgiu a possibilidade do Erik ser eliminado no Tribal Council da noite, minha única reação era olhar pra tela e rir, completamente surpreso pela retomada de qualidade que a 19ª temporada de Survivor atingiu. Mas chega de confetes – talvez até exagerados pela empolgação recente – e vamo logo conferir o porquê desse episódio ter sido tão bom assim.

Primeiro, obviamente, a Merge. Tudo que a Foa Foa queria. Com a metade do número de integrantes da Galu, a tribo amarela simplesmente não tinha mais condições de sobreviver se a disputa continuasse entre os dois grupos. E apesar da desvantagem numérica BEM significativa, os ex-Foa Foanos ainda tinham esperanças. Principalmente porque a tribo tava unida – ainda mais comparada com as rachaduras na Galu – e porque tanto Natalie quanto Russell já tinham estabelecido uma certa aliança com a Laura, o que facilitaria a adaptação e as estratégias no acampamento unido.

Survivor Samoa Aiga Foa Foa Galu Natalie Laura

Incrivelmente, quem sugeriu o nome dessa nova tribo foi o mosca-morta Brett. Tirado de alguma língua ou dialeto ou coisa do tipo lá de Samoa, AIGA quer dizer “família extendida”, o que é uma escolha até que bonita na teoria, mas na prática todo mundo sabe, e isso desde a primeira edição do programa lá em Borneo, que a Merge tá mais pra guerra do que família unida. E guerra é lugar de desespero. Pelo menos pro Russell. Alguém consegue explicar o que foi aquela estratégia estúpida dele de mostrar o seu ídolo de imunidade pra TODO MUNDO? Sério, não faz sentido. A intenção dele era conseguir a confiança das pessoas mostrando o colar, mas as promessas que ele fazia soavam completamente falsas: “eu vou contigo até a final“, “eu te entrego o ídolo se você me levar até os 7 finais“… Sem contar que o Russell ainda assumia que os castaways da Galu nunca conversavam entre si, porque não é possível que ele achasse que a informação nunca ia acabar vazando por todos os lados.

Estratégia boa de verdade mesmo ficou por conta de uma surpresa excelente: Natalie. A loira começou se fazendo de amiguinha pra Laura tentando extrair todas as informações possíveis da Galu. E no desenrolar do blindside do episódio, foi ela a responsável por convencer Deus e o mundo de que o Erik que deveria ser o eliminado da noite. A intenção original era eliminar a Laura, e o Russell tava fazendo um bom trabalho em conseguir os números pra isso. Primeiro indo atrás do John, com o discurso de acabar com a aliança das garotas da Galu, e depois indo atrás da Shambo, aproveitando das origens sulistas que os dois compartilham pra atrai-la pro lado amarelo da força.

Acontece que tudo foi por água abaixo na prova de imunidade, depois que a própria Laura conseguiu a vitória e a primeira imunidade individual de Samoa (dividida com John, era uma pros homens e outra pras mulheres). Aliás, pra essa prova vale a pena parar de falar um pouco de estratégia pra ressaltar dois acontecimentos geniais.

1. Conversa entre Jeff e Dave:

Jeff: Baseball is your sport?
Dave: No, making love is my sport.
Jeff: You play a lot?
Dave: Not often enough.

2. A tacada de Shambo.

Reparem bem no início da prova pra cara da Shambo, quando o Jeff anuncia o que os participantes vão ter que fazer: “YEAH, ME DEI BENZÃO, EU SOU A MELHOR NISSO“. Até que chega a vez da Shambo. E a Shambo se prepara. E a Shambo faz pose. E a Shambo dá a tacada. E a Shambo não consegue fazer a bola chegar nem na marca de 1 ponto.

Eu gosto dela, de verdade, mas é muito engraçado quando ela paga de boazona e não consegue fazer as coisas direito. O que acontece bem frequentemente, por sinal. Shambo, inclusive, tá se tornando um ícone folclórico no acampamento. Já é tratada como café-com-leite, e já mostra os sinais de que tá gagá quando pergunta: “Erik? Quem é Erik?”

Survivor Samoa Aiga Galu Dave Shambo

Ok, agora voltando aos acontecimentos mais importantes, porque foi depois da prova que a coisa esquentou de verdade. Cada um queria votar em uma pessoa diferente, e a edição foi espetacular em nos fazer acreditar que qualquer uma daquelas possibilidades realmente poderia se concretizar. E a sugestão do blindside em cima do Erik foi a cereja no bolo pra fechar o pacote e deixar tudo ainda mais perfeito. O blindside não foi montado de maneira simples, trivial. Tem uma porrada de peças que favoreceram pra eliminação do Erik no Tribal Council do episódio. Olhem só:

Erik queria eliminar Jaison, mas não sem antes ameaçar o Russell pra ele usar a sua imunidade “escondida”. Certo? John queria continuar com a estratégia de acabar com a aliança das garotas, eliminando a Monica ao invés da Laura. Certo? Erik aceitou a sugestão de John, porque isso faria com que a Laura não tivesse opções e se aliasse a ele posteriormente. Certo? Erik foi contar sobre a estratégia da eliminação da Monica pros Foa Foanos Jaison, Mick e Natalie. Certo? Jason não acreditou no Erik e decidiu juntar a ex-tribo amarela pra pelo menos tentar eliminar o cara. Certo? Então, todo o blindside foi culpa do Jaison, o cara mais desempolgado do programa até agora. Certo? Errado.

Os principais responsáveis pra que Erik saísse completamente surpreso no conselho tribal desse episódio foram a Natalie, como eu já disse anteriormente, e, pra minha própria surpresa, o John! Lembram que o Dave tava desconfiado do Erik por querer eliminar a Monica e não algum castaway da Foa Foa pra manter os números? Pra mim, essa desconfiança era geral entre os outros membros da Galu, e ela só foi gerada a partir da estratégia de John. Se o Erik não aceitasse essa estratégia e não a espalhasse de maneira tão arrogante pelo acampamento, a desconfiança não seria gerada e a Natalie não consegueria o voto das pessoas com tanta facilidade. Tá dando pra entender? Porque agora até eu tô perdido.

Mas enfim, a votação foi linda, a contagem mais ainda, e a cara do Erik depois de receber os votos suficientes pra ser eliminado mais e mais e mais ainda. Por um segundo no começo da contagem, eu fiquei com medo do blindside não funcionar e o Jaison acabar sendo eliminado, mas os deuses que cuidam de Survivor ouviram nossas preces e trouxeram um final excepcional pra esse episódio, elevando a temporada das ilhas de Samoa ao nível dos melhores Tribal Councils que eu já vi. Vamos ver até quando.

Survivor Samoa Aiga Foa Foa Galu Russell Erik Jeff Probst Tribal Council

Pro episódio que vem, porém, é claro que as expectativas tão altíssimas. Até porque a promo tratou de mostrar que tá todo mundo querendo mirar os votos pro Russell na próxima quinta. Mas duvido que a eliminação acabe sendo tão óbvia assim, e aposto que o careca vai arrumar algum jeito de se livrar da segunda cadeira do Júri. É esperar pra ver.

P.S.: Quem começou a acompanhar Survivor agora talvez não conheça – e às vezes até alguns fãs de longa data não estejam sabendo – então vale a pena informar: os eliminados que fazem parte do Júri vão pra Ponderosa, que é o acampamento isolado (e com conforto) em que eles têm que ficar esperando até a votação final. Logo depois da exibição do episódio nos EUA, a CBS libera no YouTube vídeos do eliminado da noite chegando na Ponderosa e passando seu primeiro dia lá. Nos vídeos do Erik dá pra ver a surpresa do cara, e como a arrogância dele não ficou pra trás no acampamento. O cara é chato mesmo. Confiram aí: https://www.youtube.com/watch?v=OAZJxv6pXhQ E aqui: https://www.youtube.com/watch?v=B9kQemr0mfc

P.S. 2: Vi muita gente achando que o Russell foi burro em ter usado o Hidden Immunity Idol na votação. Eu discordo. Melhor ter usado logo e se livrado do peso – agora que todo mundo já sabia – do que se tornar arrogante igual ao Erik e ir embora com o ídolo no bolso. E agora ele já sabe que pode confiar na Natalie. Ou podia pelo menos.

P.S. 3: Pelo tanto que eu me atrasei, eu jurava que essa ia ser a minha review mais curta, só pra poder postar logo e partir pra próxima. Mordi a língua. E tá sangrando. Nunca pensei que uma review simpleszinha assim de reality show pudesse render tanto. Tô sorteando 5 parabéns pros que conseguirem ler tudo. É só me seguir no Twitter e dar RT na mensagem “Eu li a review gigante de Survivor no Apaixonad…

Ah, deixa pra lá. Té semana que vem.


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×