Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Terra Nova – 1×04 The Runaway

Por: em 21 de outubro de 2011

Terra Nova – 1×04 The Runaway

Por: em

A questão principal sobre Terra Nova, ao menos pra mim, tem sido: que tipo de série é essa? Uma série de ação? Uma série familiar? Uma série de mistérios? A mistura de tudo um pouco me deixa um pouco confusa e ansiosa ao assistir os episódios, pois quando estou gostando de uma linha de narrativa, a série muda completamente. Semana passada vimos um caso a ser resolvido, o vírus que acabava com memórias recentes. Nesta semana, acabamos vendo uma história um pouco mais familiar e uma fraca ação.

A novidade em The Runaway é Leah Marcos (Morgana Davies), uma garota criada pelos Sixers que chega à colônia como fugitiva do grupo contrário ao Comandante Taylor. Ela acaba parando na casa dos Shannon, já que suas razões para ter fugido de Mira parecem razoáveis e todos simpatizam com a menina. Mas confesso que fiquei achando todos muito ingênuos ao aceitar tudo isso tão facilmente, eu teria ficado bem mais desconfiada da loirinha.

Claro que Leah é na verdade uma agente de Mira e acaba saqueando a velha moradia da líder dos Sixers pra pegar uma caixa misteriosa que não abre. Mas seu coração infantil acaba sendo amaciado pela hospitalidade (que eu não teria tido) dos Shannon e ela sente culpa em traí-los. Ela diz que Mira tem seu irmão e Jim vai atrás dos Sixers pra tirar tudo isso a limpo. Agora, sério: sozinho, de moto, sabendo que há inimigos e dinossauros carnívoros lá fora? Achei que um policial teria um plano melhor.

Sim, também achei super engraçado Jim pendurado e o dinossauro abanando o rabinho e pulando pra pegá-lo. Até voltei pra ver novamente a cena. Era óbvio que Jim ia acabar sendo pego, e achei que ele ficaria prisioneiro dos Sixers por alguns episódios, mas Mira resolveu ser boazinha sem motivos, abrir seu coração, falar que está fazendo tudo isso para ver novamente sua filha e, além de liberar o policial, ainda mandou o irmão de Leah junto de volta à colônia. Nesse momento, a pergunta que Jim fez a Mira somou-se às nossas: afinal, o que é Terra Nova senão um recomeço?

Pra não deixar de falar dos outros, Maddy apareceu apenas pra receber um pedido de namoro de Reynolds e descobrir que não quer ser médica (ela não tinha notado ainda que não tinha perfil pra medicina?), Josh apareceu pra servir de babá, incomodar e ser um adolescente irritante e Zoe apareceu apenas pra sorrir pra menina nova. Está faltando história pra eles. Skye, que era quem tinha começado a ter uma narrativa que chamou a atenção quando levou Josh ao homem do bar, nem apareceu. Por mais que eu não goste da personagem, essa trama nem foi mencionada neste episódio.

Também não consigo entender muito bem essa história de portal só de ida. As pessoas não podem voltar pro seu tempo original, ok. Mas então como Terra Nova se comunica com 2149? É da colônia no período Cretáceo que saem as listas de nomes a serem recrutados, mas como essas listas e outras informações chegam ao povo de 2149? Isso me fez pensar em o que exatamente Mira quis dizer com “voltar a ver a filha”. Acho que não podemos simplesmente assumir que essa filha será enviada à terra dos dinossauros.

The Runaway certamente teve um mérito: Terra Nova voltou à trama central, da qual tinha fugido no episódio passado. Nesta semana, conhecemos um pouco mais do grupo dos Sixers e descobrimos um pouco mais sobre Mira, além de termos terminado o episódio com mais algumas dúvidas mas, sinceramente, nenhum mistério revelado. Claro que relevar tudo rapidamente não é nada bom, mas tenho medo que perguntas a serem respondidas sejam esquecidas completamente como se nunca tivessem sido jogadas nas nossas caras. Espero que não seja o caso.


Luana Lied Zapata

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×