Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Americans – 1×03 Gregory

Por: em 22 de fevereiro de 2013

The Americans – 1×03 Gregory

Por: em

Antes da série estrear eu acompanhei as noticias sobre ela, já que a história me interessou, e isso de certa forma estragou um pouco a surpresa desse episódio. Assim que a Margo Martindale apareceu em cena eu já sabia quem ela era. Não tive aquela emoção de descobrir para que aquela mulher estava ali.

Esse episódio foi muito envolvente, passou voando de tanto que nos entreteu. A edição da série é curiosa, sempre corta uma cena quando nós temos a impressão que algo vai ser dito, que alguém vai explodir, que alguém vai chegar. Sempre temos esse clima de suspense, de “será que aconteceu alguma coisa depois e nós não conseguimos saber?”. Eu gosto disso, e apesar de até agora The Americans não ter nos escondido nada, cria um clima de mistério pro telespectador.

Mudaram a forma de trabalhar o início do episódio, o agente Stan e o Phillip jogando squash foi interessante para elevar a tensão logo no início. De uma forma ou de outra é o que os roteiristas tem feito até agora. Seja começando do lado do FBI, ou da KGB.  Eu fiquei imaginando se iriam descobrir alguma coisa na casa do Robert, que iriam invadir o local, que surpresa eu tive quando vi uma esposa! Acho que todos (nós telespectadores e eles, personagens) ficamos. Quando falaram da mensagem no jornal eu até voltei para tentar ver o que era, mas não pude identificar.

Gostei (muito) de terem apresentado essa equipe para fazer vigilância, e mais ainda do disfarce que o agente tem. Quem iria desconfiar que um negro, traficante, fosse um agente da KGB? O FBI vai ter que trabalhar muito para estabelecer alguma relação, já que nem a equipe do Gregory sabe a verdade. E o Gregory hein? Tenho sentimento conflitantes com relação à ele.

Elizabeth e ele parecem ter química, se entendem, os dois tiveram uma história de verdade e não forçada como é com o Phillip – e não sabemos até onde isso vai influenciar os dois na série. Até agora The Americans está se dividindo muito bem entre a carga dramática que acompanha Phillip e sua família, e a parte de espionagem e ação. Gregory fez todo o trabalho esse episódio, e além do personagem interessante, Derek Luke é um excelente ator. Espero que ele volte à série, para trazer mais emoção a vida dos Jennings. E, a partir de agora vou tentar não ver tanto spoiler.

Acho que durante os primeiros anos de casados Phillip deve ter sofrido muito, pois parece que ele sempre gostou da Elizabeth e lutou para que ela não percebesse. Ela já mostrou várias vezes que não gostava muito dele e não sei até onde isso pode prejudicar os dois. Ele é muito controlado, para não ter falado nada quando o Gregory o confrontou.

E se a diretoria S achar que eles estão ficando muito moles? Com essa esposa do Robert os dois mostraram que estão muito emotivos sobre família. Mesmo que alguém possa colocá-los em risco ele estão pensando na família, nas crianças. Se algo ameaçar os filhos deles, não sabemos como os dois irão reagir.

Os dois não estão seguindo muito a lógica de um espião, como o Gregory segue. Em breve acho que a KGB vai tentar convencê-los a colocar os filhos para fazer espionagem também. Eles são os espiões perfeitos, não? Realmente americanos.

O desfecho do caso foi o esperado. Ninguém imaginaria que a KGB iria mandar a esposa secreta de um agente para Cuba de verdade, imaginaria? Além do mais, se formos pensar como eles, ela descobriu que o marido era um espião, e o FBI estava atrás dela. Se ela só sumisse isso ia fazer com que eles redobrassem a busca até achar alguma coisa da KGB e da diretoria S. Eles tinham não só que neutralizar a mulher, mas também confundir o FBI. O agente Stan já estava com um pouco de dúvida do porque a Joyce era protegida naquela vizinhança, e acha-la morta vai retardar um pouco os passos da agencia, mas imagino que eventualmente eles descobrirão uma parte da verdade, senão a verdade inteira.

Vejo tantas possibilidades de desenvolvimento da história, cada uma melhor que a outra, que mal posso esperar por novos episódios. Também estão achando ótimo, e conseguem ver várias história interessantes vindo por aí?

PS.: Desculpem-me pelo atraso, mas posto a review do próximo episódio em seguida para corrigir um pouco o erro.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×