Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Big C – 1×06 Taking Lumps

Por: em 29 de setembro de 2010

The Big C – 1×06 Taking Lumps

Por: em

Apesar de apresentar mais um episódio bom, The Big C, ou melhor, Cathy, não parece saber o que quer fazer da vida.

Adoro a série, não me entendam errado. Aliás, para mim The Big C é a melhor estreia de 2010 e já sou fanboy da série. O que me irritou mesmo é que Cathy não decide o que quer da vida. Quando descobriu o câncer ela resolveu agitar as coisas e se desprender de sua vida antiga de esposa perfeita e adoradora da vida fútil e preocupações demasiadas inúteis como a mancha do sofá. Então ela mandou o marido embora, aproveitou as pequenas coisas como um banho de chuva ou ações loucas como roubar uma lagosta, se passar pela esposa de alguém ou perseguir o filho com uma arma de paintball.

O medo de que os outros sintam pena dela fez com que Cathy tomasse a decisão de não contar a ninguém e assim ser (por vezes) odiada pelo irmão, marido e filho. Procurou ajuda, foi grossa, pediu desculpa, pirou, ficou em paz. Cathy vai do simples ao extremo tomada por diferentes emoções e sentimentos, pelos pequenos atos da vida. Em Taking Lumps ela resolveu jogar tudo isso fora e tentar voltar a viver a vida de antes. Não a mesma coisa fútil, mas aproveitar o marido que a ama e o filho que ela tanto sonha em ver se formar, casar, crescer. Percebeu que transar fora do casamento, que nem era mais um casamento por assim dizer, era errado e voltou para Paul, pronta pra contar a verdade sobre o câncer. Mas pelo marido ter recebido uma masturbação da vadia do rúgbi ela voltou atrás.

Quer dizer, a gente não sabe o que nos motiva em certos momentos. Pode ser uma música, um cheiro, um gosto…qualquer coisa simples que nem sonharíamos. Ou então uma notícia. Cathy fez pior. Ela fez sexo fora do casamento. Ela fez pior que o marido e o fez sentir-se mal por isso? Brigou novamente com o marido por ser egoísta? Por sentir-se pior do que ele? E mais uma vez mudou de ideia, voltando para o pintor, (que dirige um carrão daquele?) abandonando mais uma vez a ilusão de uma família feliz, e de até uma nova filha (penso se isso não pode ser usado mais tarde, já que temos até mais uma temporada pela frente).

O nódulo que ela sentiu é só mais um dos sintomas do câncer. O que a gente não sente não pode fazer mal, certo? Por isso entendo Cathy querer tirar o nódulo o mais rápido possível. E pelo que me lembro ela tinha algumas manchas nas costas não é? Por isso não preferiu ficar de frente para Paul enquanto faziam sexo. Bom, Cathy acabou sendo egoísta (por um motivo bom: tentar voltar com a família) e deu mais esperanças ao Paul para terminar tudo daquele jeito, sendo mais odiada ainda por Adam. Entendo todos os motivos que ela tenha para agir assim, mas está machucando e deixando todos ao seu redor mais tristes. Olha o que ela mesma está fazendo com Paul, mexendo com o psicológico e o emocional do marido de um jeito rude e mau.

O que eu não quero é ver Cathy se questionar a todo episódio e agir diferente cada vez que toma uma decisão. Não sei como será daqui para a frente. Se ela continuará com Lenny ou perdoará Paul, contará a verdade e tentará viver a vida em família. Adam não suporta mais a mãe, mas é só até saber a verdade. Ele adora o pai e não entende porque Cathy trata o marido daquele jeito. A corrida de banheiras foi ótima, tudo naquela cena funcionou perfeitamente e na festa da mesma forma. Foi lindo ver Cathy e Paul e a cena do morango com chocolate assim como a cena do family high five com pai, mãe e filho tocando suas bundas.

Dos outros personagens tivemos desenvolvimentos interessantes. Andrea e o ciúmes de Cathy foi ótimo. Mas agora me diz…ela realmente achava que tinha chance com o pintor da escola? Fiquei bem feliz com os atos dela, porque prefiro realmente que ela diga para Cathy que não são amigas e estrague a parede da escola do que conte para Adam do affair da mãe. Fiquei imensamente surpreso quando Andrea não contou nada, pois aí sim Adam nunca perdoaria a mãe. Ainda tivemos Sean tendo apanhado como mendigo e agora ficará realmente perto da família morando no quintal.

Sobrando Marlene, achei a sua parte no episódio mais do que curiosa. Ela é fantástica e já disse aqui que queria uma vizinha como ela. Vê-la tentando tirar a foto e reclamando de que Cathy achou mais problemas com o câncer foram cenas hilárias. Mas o curioso mesmo foi após a cirurgia de Cathy. Marlene esqueceu de pegar a amiga na clínica, certo? Tudo bem ela esquecer uma coisa ou outra com quase 80 anos, mas o que era aquele chinelinho dentro da geladeira com Marlene toda descabelada olhando assustada? Li por aí em outras reviews que poderia ser o sinal de um desenvolvimento de Alzheimer na vida de Marlene. Caso seja, vai ser realmente muito triste vê-la passando por isso.

Semana que vem mais alguém irá descobrir sobre o câncer de Cathy e conheceremos mais personagens novos. Apesar das mudanças bruscas da personagem, The Big C ainda é minha mais nova paixão.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×