Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Following – 1×15 The Final Chapter (season finale)

Por: em 5 de maio de 2013

The Following – 1×15 The Final Chapter (season finale)

Por: em

O último capítulo do novo livro de Joe Carroll foi escrito durante a season finale de The Following, o drama sensação da FOX em 2013. Joe conseguiu o final correto? Ou Ryan, o herói, foi capaz de perturbar a sua história e salvar o dia? Talvez tenha sido um pouco dos dois, incluindo um trágico epílogo. O final foi bastante previsível, mas não foi esse o objetivo? Eu não desgrudei da tela nenhum segundo, insatisfeita apenas com as cenas muito escuras.

The_Following-1_x_15_Poe

Como ressaltou Claire, Joe está bem longe de ser original. Seu ídolo, Edgar Allan Poe, morreu com um manuscrito inacabado, intitulado O Farol. O primeiro romance de Joe, O Mar Gótico, era a forma dele terminar o que Poe começou. Mas a crítica detonou o trabalho do professor e Carroll começou a esquartejar mulheres como uma forma de arte. Interessante como a finale se remeteu a vários momentos do piloto.

Hotel Farol foi onde aconteceu a última captura de Carroll, onde ele matou Sarah Fuller. Com isso e a referência a Poe, nada mais justo do que a suposta morte de Joe acontecer num farol real. Sim, suposta. Em se tratando de The Following, tudo pode acontecer, até mesmo o vilão ressurgir das cinzas, literalmente. Teria algum seguidor como legista do FBI? Aliás, até mesmo legistas sérios e respeitos já foram enganados recentemente com arcada dentária falsa (Megan Hunt, de Body of Proof).

Claire esteve impecável durante a reta final dessa temporada, a personagem ganhou uma força inesperada e me agradou muito em todas as cenas. Tanto nos momentos em que se rebelou contra o ex marido quanto nas cenas de pânico. Joe estava muito transtornado e obviamente não conseguia decidir se queria ou não a morte de seu grande amor. Joe era obcecado por descobrir quando Claire descobriu que ele era um assassino e me surpreendeu que ele não tivesse certeza da inocência dela até a prisão.

The_Following-1_x_15

Depois de todos os nossos debates, tivemos certeza que a Parker não era uma seguidora do Carrollismo. As cenas finais da agente foram tocantes, especialmente a última conversa via telefone. Os olhos do Mike marejados me deixaram emocionada também. Kevin Bacon transmitiu muito bem a dor do agente Ryan e não me surpreendeu que ele fosse atrás do Joe sozinho. Quando ouve o primeiro tiroteio contra o FBI, tive a impressão de que Mike era o alvo. Felizmente, o personagem sobreviveu à primeira temporada.

Emma teve uma participação pequena na finale e o fato de não ter sido ela quem drogou Ryan, só mostra que Joe ainda possui muitos seguidores vivos e ativos. No farol, Ryan foi muito esperto e conseguiu ferir o ego de Joe, impedindo que o vilão machucasse a Claire. Insultos certeiros e criativos distraíram o vilão pra começar uma luta mais justa entre o bem e mal. Os dois homens se enfrentaram em uma casa de barco, mas quando a arma bateu um barril de gasolina, Joe foi pego no fogo, enquanto Ryan escapou.

O ancoradouro explodiu e Joe morreu na explosão. Ou não? Se Carroll está vivo ou morto, será uma questão que eu não terei certeza até a próxima temporada. Emma, escondida no Alabama, recebeu a notícia através do noticiário e ficou devastada. Se o vilão está vivo, a moça ainda não foi incluída do próximo plano. E a bitch, que matou Jacob desnecessariamente, agora está sozinha. Bem feito.

The_Following-1_x_15_fogo

Quando Ryan decide levar Claire pra sua casa, ainda restavam minutos antes do fim do episódio e  ficou claro que a ameaça não tinha acabado. Faltava a atuação da psicopata Molly. A enfermeira estava determinada a matar Ryan e ela iria cumprir o seu capítulo, mesmo com Joe morto. Depois de Ryan e Claire terem um momento romântico, Molly teve a oportunidade de esfaquear Ryan. Quando Claire entrou, Molly também esfaqueou a ex de Carroll. E agora, a temporada começa com todos os protagonistas mortos? Ou Claire e Ryan serão encontrados e salvos?

Com uma segunda temporada inteira pela frente, a morte de Ryan seria prematura, mas o mesmo não pode ser dito sobre Claire.  Apesar de previsível em muitas partes, The Following encerrou sua temporada de forma satisfatória e empolgante. Joe obviamente não tem o dom da escrita literária atraente. Seu talento estava em seu carisma, recrutar seguidores e matar pessoas. A dificuldade de terminar sua história também pode ser atribuída à sua hesitação para matar o seu amor, Claire.

Joe está realmente morto? Você acredita que o final poderia ser menos previsível? Considerando o tema do livro de Joe, o final foi aceitável? Ou você gostaria que tivesse sido mais surpreendente? Agradeço todos pela companhia nos textos sobre essa temporada. A última review demorou muito mais do que gostaria por problemas no meu computador, que esteve internado em estado grave numa loja de informática. Felizmente, o pior já passou e agora eu aguardo ansiosa nosso debate semanal nos comentários!


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×