Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries 2×09 – Katerina

Por: em 13 de novembro de 2010

The Vampire Diaries 2×09 – Katerina

Por: em

Antes você do que eu. Eu sei que sou um viciado pela série, tenho plena consciência disso e olha que esses não eram nem de perto os meus planos quando comecei a assistí-la. Aos poucos fui me conscientizando que a série me conquistava a cada episódio, até que fui bombardeado com o season finale da primeira temporada. Aguardar não é uma das minhas qualidades. Mas aguardei e agora sou presenteado a cada semana com um episódio dessa série que só surpreende no modo de contar, na trama elaborada, nos personagens fantásticos. Desde então Vampire Diaries é minha série favorita, então não espere eu massacrando episódios por aqui. Mas porque eu faria isso mesmo? A série nem me provoca a esse ponto. Tudo que tenho pra falar são elogios e mais elogios. E em um episódio mais tranquilo, tivemos a história do monstro que tanto nos assombrou. Um mostro que na verdade não passava de um ser humano fugindo dos seus maiores medos.

Bulgária, 1490. Conhecemos o lar da família Petrova. Uma família tradicional e que, portanto, seguia os estigmas da época a sério, o que causa problemas para a única filha do casal, Katerina. Sempre problemática, a nossa famosa vampira, era então uma garota ‘indefesa’ que por acasos do destino, havia engravidado de um homem que não era seu marido, tornando-se assim motivo de vergonha para toda família. Chegamos ao momento do parto e Katerina é privada de conhecer a própria filha, garota esta que dará continuidade a linhagem dos Petrova em algum lugar do mundo e que faz com que Elena, outra das cópias, exista. Devido a tamanha vergonha, Katerina é mandada para a Inglaterra onde tem que se ajustar do modo que conseguir. Num dos mais convenientes possíveis, Katerina junta-se com um homem, Klaus, que por hora parecia só se preocupar com o bem estar da pobre e abandonada garota. Mera ilusão.

Os planos de Klaus eram muito maiores e Katerina os descobriu. O conhecimento do seu breve futuro, fez com que a garota perturbada saísse correndo, rumo ao desconhecido, lutando pela sua vida. E nos braços do agora falecido Trevor, ela encontrou apoio. Indo contra as expressas ordens de Klaus, Trevor acolhe Katerina em uma casa, o que vai contra os desejos de sua parceira Rose, mas a paixão fala mais alto. Ressalto o poder de encantamento que as Petrova tem, deixando homens a loucura, inclusive o que vos escreve. Rose indignada com a insubordinação de Trevor e temendo pela própria vida, promete devolver Katerina ao seu ‘parceiro’ e assim livrar-se da culpa que já se instalava em seu pescoço. A moça, sabendo que a morte seria o único caminho para qual seria levada, não teme em tentar o suicídio, mas Rose logo dá um jeito nisso, dando seu sangue para a moça. Tentativa de suicídio + sangue de vampiro nas veias = transformação à vista. E foi isso que aconteceu. Katerina se enforca e então vira uma vampirona podendo viver pela eternidade, tornando-se inútil para o ritual de Klaus.

Pena que os planos de Klaus não param assim tão simplesmente. Mexer com alguém da idade dele é confusão por muito tempo e a vingança vem aos poucos. Katerina teve toda sua família morta e essa foi só a primeira parte de uma vingança de séculos. É por isso que Kath está fugindo anos e anos, é por isso que ela forjou sua morte. Medo. É isso que rege a vida da personagem que tanto temíamos. Estranho pensar isso né? Mas essa é a série que vive nos surpreendendo mesmo, já virou rotina. Isso tudo foi só o flashback, temos ainda muito o qe discutir. Mas antes quero falar da perfeita adaptação no flashback, figurino, falas, tudo muito próprio e com um ar bem característico. Meus parabéns para a produção e também para a Nina Dobrev que fala búlgaro? Fui surpreendido. Outra coisa sobre Nina: que atriz não é? A garota consegue fazer a gente mudar de opinião a cada segundo, criando milhares de personalidades para um só corpo. Quem diria. Temos que agradecera CW por nos mostrar o talento dessa garota.

E o episódio no tempo real não foi menos interessante. Carol foi a incumbida de entreter Stefan enquanto Elena descobria mais sobre o seu passado e o passado de Kath. O interessante é ver o quanto Carol cresce de importância na série. Dessa vez não tivemos nem Matt, nem Tyler e mesmo assim a personagem deu show. Sua curiosidade, sua atuação, seu modo de prender Stefan, uma temporada atrás eu diria que ela não faria falta. Agora imploro para que nada aconteça a ela. Carol contou para Stefan da suas confissões com Tyler, o que preocupa bastante o mais novo dos Salvatore, apesar de agora ser algo que não tem como voltar atrás. Já o mais velho dos Salvatore, Damon, junta suas forças com Rose em busca de um caminho até Klaus. Por sinal, Rose nos esclareceu algumas coisas. Klaus é um dos Originais, mas dos originais mesmo, da primeira linhagem. Elijah é um poodle manso perto do pitbull que é Klaus e temendo pela vida de Elena, Damon não mede esforços em encontrar o tal vampiro mais antigo de todos.

Atitude estranha essa né? Logo Damon que sempre só preocupou-se consigo mesmo, lutando pela vida de uma garota qualquer. Enfrentando até o mais antigo dos vampiros, sabendo que essa pode ser sua sentença de morte. Damon realmente mudou. E na sua saída com Rose, conhecemos outro vampiro, o mais nerd de todos, Slater. Ele é a conexão com Elijah, ele que conseguira o contato, então podia ser por ele que chegaríamos a Klaus. Mas no meio da conversa entre os vampiros, eis que surge Elijah, no meio da rua, e com seus poderes muito além do imaginável, ataca Damon e os outros, claro sem aparecer e mostra que a vingança está só começando. Salvando Rose, eles tem um momento de cumplicidade, um momento ninguém é de ninguém e fazem sexo, como o Damon dos velhos tempos. Pena que não é possível desligar os sentimentos para um vampiro tão velho. Damon tem uma paixão e isso é um fato cada vez mais evidente.

Jeremy e Bonnie começam a compartilhar mais de seus sentimentos. Temos até o momento clichê em que a menina deixa cair tudo no chão e o cara ajuda a pegar. Mas quando tudo parece que está bem, sempre acontece alguma coisa. E dessa vez, quem apareceu foi Luka, que logo descobrimos ser um bruxo, ou mago, como eles preferem ser chamados. E quando Bonnie conheceu o pai de Luka, o tal do doutor lá, eu senti algo muito estranho no cara, um ar de mistério que ia muito além da descoberta dele ser um bruxo ou qualquer coisa do gênero. Até que ficamos sabendo mais tarde que ele, pelo que parece, está aliado a Elijah. Jeremy ficou mordido de ciúmes e isso pode esfriar um pouco sua relação com a bruxa Bennet.

E vamos agora falar da parte mais interessante do episódio. Sósias frente a frente. Elena e Katherine. Como eu gostei de ver Elena tomando uma atitude, sendo menos indefesa e mais ativa, mostrando que sabe como jogar com um ser tão horripilante como a vampirona. E foi nessas cenas em que as duas estavam frente a frente que tivemos ums das grandes revelações do episódio. A quebra da maldição envolve muito mais do que imaginávamos. Envolve um vampiro (Caroline), uma bruxa (Bonnie), um lobo (Tyler), a selenita e a sósia (Elena). Basicamente todos estavam envolvidos. Como acontece ainda é um mistério, mas já sabemos agora que somente um dos lados consegue quebrar a maldição: ou ganham os lobos ou os vampiros. E porquê Elena e Kath? A transformação de Klaus envolveu o sangue dos Petrova, então somente o sangue das sósias presente pode quebrar a maldição. Fiquei extasiado. Tudo que eu pensei que era mera vingança de Katherine, era na verdade parte de seu plano, parte do perdão que ela tanto procura em busca da liberdade.

Liberdade essa que não é mais tão vantajosa, já que o lugar que se encontra é o mais seguro para uma vampira como ela, que fez o que ela fez. Quando Klaus aparecer, somente ela estará a salvo e isso ninguém tinha pensado antes. A saída para Elena agora é a transformação, apesar desse não ser uma das hipóteses na lista da garota. No meio de tantos seres, de tantas transformações, Elena é a única normal e a maior responsável por tudo que pode acontecer com seus amigos e família. A confusão na cabeça da garota é algo interessante e quero saber logo qual será o próximo passo que ela dará rumo a toda essa fuga de Klaus. Além disso, pudemos ver uma Kath saudosa, lembrando do passado e sentindo a falta de seus parentes, pensando em sua mãe. O monstro não assusta tanto agora. Sempre há um monstro muito maior atrás de tanta maldade. Tenho medo do que está por vir. Temo de verdade pelos nossos personagens.

Então a sequencia final, que mostra Elijah no poder de novo e toda a sua superioridade sobre os outros vampiros. Além de tudo, os Originais podem hipnotizar seres da mesma espécie e depois de usar Slater para enganar aqueles que tanto procura, o vampiro nerd não era mais necessário, então estaca no coração. Isso tudo na casa do bruxo estranho. O que esperar dessa aliança? Não faço idéia. Mas mais uma vez temos que aguardar para saber o que virá e como todas as outras vezes, acredito que seremos surpreendidos por algo que nem sequer tenha passado em nossas mentes.

Pena de você que não assiste a série. Convença seus amigos a assistirem, comentem muito. Antes você não assistir do que eu, porque agora temos que aguardar até o dia 2 de dezembro pelo próximo episódio inédito, ‘2.10 – The Sacrifice’. Sacrifício mesmo será esperar essas duas semanas passarem!

P.S.: Ao contrário do que eu tinha anteriormente comentado, o episódio 10 não será o último inédito exibido esse ano e sim o 11 que será.


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×