Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 3×22 The Departed (Season Finale)

Por: em 11 de maio de 2012

The Vampire Diaries – 3×22 The Departed (Season Finale)

Por: em

OMG! Foi só o que eu pensei depois desse episódio.

Na segunda temporada tivemos praticamente todo o desenrolar do season finale no penúltimo episódio, deixando o último mais leve e sem tantos acontecimentos. Agora, ao final da terceira temporada, foi exatamente o oposto.

A temporada atual começou com uma enxurrada de acontecimentos, estávamos todos muito empolgados, mas com o passar do tempo faltava uma direção para os rumos da trama. Isso não quer dizer que em algum momento The Vampire Diaries ficou ruim. Longe disso, mas era difícil enxergar o plano de fundo que eles queriam montar. E com “The Departed”, chegamos a esse fio condutor:

Elena é agora uma vampira!

Se formos olhar criticamente, era a única situação plausível que daria continuidade para a série sem que esta caísse no marasmo. As situações entrariam num loop infinito: Elena entre Stefan e Damon, alguém ameaçando a vida de todos e assim sucessivamente. Os produtores mantiveram muito bem o nível até agora com essas situações, mas é inegável que cairia na mesmice. Sendo assim, eles deram a tão esperada virada na história. Num momento chave, diga-se de passagem, e esse é um dos grandes méritos de toda a produção: saber quando inserir os acontecimentos. Quem já não sentia a mesma atração de outrora com a produção, certamente voltou a esperar ansiosamente pela próxima temporada. Por sinal, falta muito pra setembro?

Os minutos iniciais do episódio me deixaram um pouco receoso, as coisas caminhavam lentamente e eu comecei a cogitar a possibilidade de me decepcionar com tudo isso. Os flashbacks mostravam como a vida de Elena e de seus amigos era normal, até aí tudo bem, mas qual seria o propósito disso tudo? A ideia inicial que me surgiu era que um dos Salvatore poderia ser “morto” e a gente sabe que em TVD morte não é algo definitivo.

Por falar em flashbacks, eles foram um ponto chave na emoção do episódio. Primeiro quando mostraram que Damon conheceu Elena primeiro, mas a fez esquecer. Logo depois da conversa em que ela diz que se o tivesse conhecido primeiro, talvez algo pudesse ter surgido entre eles. Agora é que ela se tornou uma vampira, provavelmente ela se recordará dos acontecimentos, e nós voltamos para a velha história do “quem ficará com a mocinha?”, mas de uma maneira completamente nova, com os sentimentos aflorados, com as emoções dominando.

O que nos leva a outra questão: essa escolha por Stefan não foi completamente por amor. Em palavras da própria, ela sente uma ligação com ele, quase um amor por gratidão, já que ele o salvou e esteve sempre ao seu lado quando necessário. Mas o que ela realmente busca, é o que ela encontra no Damon! Sim, eu torço para que ela fique com o badboy, porque os dois tem uma química extraordinária. Mas também preciso admitir que o beijo dos dois foi bonito.

Damon deu um show à parte, quem não se sentiu emocionado com seu desespero ao ver seu amigo morrendo? Ao ver sua decepção ao confrontar as palavras de Elena? Transmitiu verdade, e é isso que falta um pouco ao outro irmão. Stefan, por vezes, me soa artificial, não consigo ver paixão entre ele e a sua amada.

Agora falando em Klaus, eu sabia desde o inicio que o Ric não tinha simplesmente o matado, afinal, Bonnie estava lá pra quê? Com o seu sumiço repentino eu logo imaginei que isso não teria sido tão fácil. Mas também não imaginei que ele iria “possui” o corpo do Tyler. Será que isso vai ser definitivo ou a bruxa precisa encontrar outro corpo disponível para destrocá-los?

Falando nos Originais, Rebekah foi outra que não decepcionou, mesmo com pouco tempo em cena. Por sinal, que bom que ela não se despediu da gente, não é mesmo? Estava com medo de que ela deixasse a série, mas pelo visto ela ainda permanecerá em Mystic Falls, para nossa alegria! E de quem poderíamos esperar uma atitude extrema para se ver livre do caçador de vampiros indestrutível? Da nossa loira amada, é claro.

A cena em que Matt e Elena sofrem o acidente foi uma das mais belas da série. Impossível não se emocionar com as imagens do acidente de ambos os acidentes. Sim, eu chorei. Tudo foi tão bem executado, tão profundo, que foi impossível segurar as lágrimas.

Despedida definitiva parece que foi a do Ric. E foi triste. Algo me leva a crer que o Jeremy estará intensamente envolvido nos acontecimentos do próximo ano, já que ele entrou num turbilhão ainda maior. É esperar pra ver.

A última cena, com Elena despertando, foi um gancho para deixar qualquer um contando os dias para a próxima fall season. Muitos ganchos foram abertos, e o desenvolvimento promete ser espetacular. Como ficará o Jeremy agora que até a sua irmã se tornou vampira? Os Originais permanecerão na trama ou surgirá um novo meio – e alguém disposto – de matá-los? E o principal, agora é que teremos uma batalha justa entre Damon e Stefan.

No fundo, no fundo, a gente sabe que The Vampire Diaries nunca nos decepciona no conjunto da obra!

PS 1: Queria saber como a Elena acorda tão feliz às 6:45.

PS 2: Não estava esperando pelo retorno do Elijah.

Músicas do episódio:

  • Pink – “So What”
  • Low vs Diamond – “Wasted”
  • Shadow Rewind – “Airplane”
  • Metric – “Sick Muse”
  • Sigur Rós – “Dauðalogn”

Como vocês puderam perceber, não é o Ale que está escrevendo essa review. Dizem as más línguas que ele ficou em estado de choque depois de assistir a esse season finale. Brincadeiras à parte, espero ter feito jus a vocês, leitores, e a minha tão amada TVD. A gente se encontra em alguma review por aí. 🙂


Tobias Romanzini

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Fringe e séries policiais

×