Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Under the Dome – 1×11 Speak of the Devil

Por: em 5 de setembro de 2013

Under the Dome – 1×11 Speak of the Devil

Por: em

Speak of the Devil foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores – se não o melhor – momento de Under the Dome. Se a temporada cheia de altos e baixos, episódios morosos e tramas por vezes arrastadas tivesse tido desde sempre o ritmo deste episódio, a série certamente estaria entre as melhores coisas da televisão e os números (que já são extremamente animadores) poderiam ser os de um verdadeiro fenômeno. Mas como nem sempre isso acontece, os fãs têm muito o que comemorar com o que foi apresentado essa semana: roteiro, elenco e direção afinadíssimos em 40 minutos praticamente impecáveis.

1x11

Max teve uma participação curta na série, mas conseguiu dizer a que veio, ao contrário de outros personagens que estão por aí desde o piloto e nunca fizeram nada de útil (além de colocar uma música bacana pra tocar durante a explosão do míssil ou ficar velando a esposa morta durante 327 episódios). Sem rodeios, a loira atirou em Julia, armou uma cilada para Jim e Barbie e não perdeu tempo chorando pela mãe morta, foi com sangue nos olhos em busca de vingança. Mas nela não era de ferro, e embora tentasse parecer durona, Max estava completamente desestabilizada desde que Barbie a rejeitou, e a personagem foi entrando em um crescente de loucura e ódio que a deixaram vulnerável para a situação que culminou em sua morte.

Linda não tem o menor “faro” para ser uma agente da lei. O que lhe sobra em coragem, falta em intuição e malícia. A Xerife nunca confia nas pessoas certas e sempre acaba acreditando nas pistas mais falsas. Não que seja exatamente fácil a situação em que ela se encontra, mas a inocência excessiva da policial não condiz com o papel que ela precisa cumprir e por causa dela, Linda provavelmente vai se aliar ao lado errado na disputa entre Barbie e Big Jim.

Desde o início da série os dois se mostraram personagens centrais, mas o antagonismo entre eles jamais ficou tão bem delineado quanto agora, e isso é ótimo! Quem acompanha as reviews já deve ter percebido que sou fã das cenas entre Dean Norris e Mike Vogel, e obviamente Speak of the Devil foi um prato cheio para quem aprecia essa parceria.  O episódio foi completamente da dupla, e enquanto Barbie se consagrou de vez como o herói imperfeito que está lá para salvar as pessoas, Big Jim mostrou toda sua frieza, manipulação e falta de escrúpulos ao virar o jogo e colocar Barbie como o grande vilão diante de toda a cidade.

1x11.2

Apesar disso, não é uma simples disputa entre bem e mal. Jim pode ser o lado mais sombrio, mas sempre demonstra ter um amor legítimo (à sua maneira) por Júnior e tenta até mesmo se convencer que pela cidade também. Barbie, apesar de ter boas intenções, é assombrado por vários fantasmas do passado e carrega acidentalmente nas mãos o sangue de diversas pessoas. Tentar negociar a vida de Max mostra o quanto ele ainda se sente atormentado pelas mortes que acabou causando, e também o quanto ele deseja acabar com esse ciclo. Bem, como o mais novo procurado de Chester’s Mill e praticamente condenado à pena de morte, talvez ele precise flexibilizar suas convicções porque Big Jim é quem dá as cartas agora, e no jogo do vereador é sempre matar ou morrer.

Certamente não foi só o público que ficou com raiva de Jim depois desse episódio, a redoma foi bem clara ao mostrar ao quarteto aquilo que grande parte dos telespectadores desejou fazer com o vereador.  A cena foi perturbadora, e é sempre bom ver a redoma se comunicando com alguém, mas não vai ser nada fácil para os quatro realizarem o que viram, porque parece muito improvável que aqueles adolescentes, ao menos como são hoje, possam derrubar o homem mais astuto e perigoso da cidade. Se o fim de Big Jim for realmente aquele, veremos uma longa jornada de Joe, Norrie, Angie e Junior até que possam vencê-lo, principalmente Junior.

Aliás, o policial mostrou neste episódio apenas um indício dos problemas que ainda pode causar. Angie já declarou que o ‘desligamento’ da redoma significa um adeus definitivo, e receber a mensagem de que o pai deve morrer para  que a cúpula supostamente desapareça não parece, de fato, um quadro muito animador. Talvez o tal “amor” que ele diz sentir por Angie o segure um pouco mais na convicção de ajuda-la, mas certamente o rapaz ainda vai fraquejar outras vezes pelo caminho.

1x11.4

A apenas dois episódios do fim, é difícil saber o que a trama vai apresentar. Apesar de previsível em certos momentos, a série consegue manter um bom mistério sobre os rumos mais amplos, e não se pode negar que esse é o seu maior trunfo: prender o público através da curiosidade. Julia vai sobreviver? Joe está certo sobre Barbie ser o monarca? Jim conseguirá se manter vivo? O que os militares querem de Barbie? Bem, se Let the games Begin foi um episódio de revelações, Speak of the Devil foi muito certeiro em reacender a curiosidade sobre o que vai acontecer com Barbie, Julia, Jim e os quatro adolescentes ligados à redoma.


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×