Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Weeds – 6×13 Theoretical Love Is Not Dead (Season Finale)

Por: em 16 de novembro de 2010

Weeds – 6×13 Theoretical Love Is Not Dead (Season Finale)

Por: em

Em uma temporada de altos e baixos, Weeds conseguiu relembrar seus bons tempos, começou muito bem, cometeu alguns deslizes e terminou nos deixando completamente perdidos. E agora Nancy…e agora?

Não que não fosse previsível a cena final pelos acontecimentos da season finale. O que mais Nancy poderia fazer? Durante todo o tempo após ter se despedido dos filhos e Andy e enquanto caminhava com Esteban e Guillermo eu fiquei pensando: “ela vai gritar, dizer que é uma assassina, colocar a polícia para agir”. E foi bem isso mesmo. O plano C era esse, informar a polícia que Nancy Botwin, a responsável pela morte de Pilar, (tudo bem, a polícia não tem o vídeo real, Shane está a salvo) estava no aeroporto. Mesmo já esperando por algo assim não posso mentir…fiquei surpreso, deixei o queixo cair e realmente me pergunto: onde tudo isso ira parar?

Vejamos…Nancy será presa. Stevie irá para quem? Darão ele para o pai ou colocarão para o serviço de proteção a criança, visto que a mãe é uma assassina? O que acontecerá com Esteban? Não faço a mínima ideia. Se Nancy contar tudo o que sabe sobre o marido, corre o risco dele mostrar a verdadeira fita com Shane matando Pilar, então o filho de Nancy correria perigo e ela não irá deixar isso acontecer. Enquanto ele, Andy e Silas estão em Copenhague!! Não consigo imaginar como eles irão se estabelecer por lá ou se voltarão logo. O que sabemos é que eles imaginam que Nancy irá morrer logo pelas mãos de Esteban e Guillermo e que eles tem uma almofada recheada de dinheiro para poderem se virar no novo local. Sobrou Doug que realmente continuou em Re-Grestic…seria um adeus ao personagem ou darão um jeito de colocar ele na ativa novamente? Confesso que fico com receio, porque apesar de Kevin Nealon valer cada aparição, a próxima temporada focará essencialmente nos problemas em que ele não está envolvido, ou seja, o espaço para ele ficará diminuído.

De duas, uma: não saber como será a próxima temporada pode ser muito bom, ou muito ruim. Ela pode surpreender, ou então criarmos expectativas muito grandes e ela decepcionar. O que interessa mesmo é que é Weeds e nós amamos essa série pelo que ela é. O problema aqui é que ela não pode mais se reinventar. Já partimos de Agrestic para Ren-Mar, já deixamos o México para fugir pelo país. Agora com Nancy presa não há muito o que fazer. Por que se ela escapar, será mais uma temporada de fuga, o que realmente será inútil e nada inteligente da parte de Jenji Kohan (que fez uma aparição minúscula no episódio, passando na frente de Nancy e Guillermo no aeroporto). Mas confio na criadora e ela mesma já disse achar que a sétima e próxima temporada deve ser a última da série. E eu não poderia concordar mais. Weeds já deixou seu marco na história da TV, já rendeu muita coisa boa, mas onde a história está hoje não há muito mais o que fazer a não ser acabar repetindo histórias.

Mas falando do episódio em si, ele foi muito bem conduzido. Venho reclamando do egoísmo de Nancy em diversas reviews e de como ela havia deixado de ser uma mãe leoa, tendo deixado Silas para trás e abusado sentimentalmente dele e…enfim, sendo Nancy. Mas nessa finale tivemos a certeza de que não importam as ações do meio, no final, Nancy Botwin é capaz de tudo para proteger suas crias…inclusive de morrer por elas (ou, no caso, ser presa). Ela já sabia que o final seria mais ou menos assim. Nancy não é burra, e planejou todo esse esquema para salvar seus filhos e sua própria pele. Ela sabia que não poderia fugir para sempre, então bolou um plano. Basicamente ela só colhe o que planta desde que a conhecemos. Mas não é por isso que as cenas não tiveram um peso dramático imenso.

Primeiro a despedida de Silas com Shane e Andy. Ali eu já estava triste por ver a ovelha branca ficar para trás. “Please, please…choose to not be a dick”. Silas ainda se importa. Não adianta, por mais estrago que sua família tenha feito em sua vida, ele decidiu voltar. Valeram os momentos cômicos como Lars achando estranho o beijo de Andy em Silas e toda a emoção dessas cenas. Mas Hunter Parrish, que nunca foi o que melhor atua na série, fez muito bem nos últimos episódios de Weeds. Seu retorno ao aeroporto acabou mostrando que ele nunca abandonaria a mãe, o irmão e o tio. Ele nunca teve uma vida normal, nem sabe como é isso, então seria realmente estranho e novidade começar agora uma história com o verdadeiro pai. O retorno para a mãe foi emocionante. O abraço e a despedida. “Please, when you kill her, let us know, ok? For closure”.

Foram momentos finais que me deixaram extremamente angustiado. O desespero na cara de Shane percebendo que sua mãe não iria embarcar; Silas aceitando a situação de que sua mãe seria morta; Nancy escolhendo ficar com Stevie, porque ele está “fresco” enquanto os outros filhos já estão “cozinhados” e prontos para enfrentar a vida. Ainda tivemos o lance dos policiais atrás do Sr. Schiff, mas tentaram dar um clima de que eles podiam estar atrás dos Botwin. Genial o Sr. Schiff indo embora algemado falando que sempre amará Nancy e ela percebendo que estragou mais uma vida…mais alguém que se dá mal por culpa dela. A sequência final é realmente inenarrável. Só assistindo para entender.

Weeds terminou muito bem uma temporada regular. Nem Jenji Kohan sabe exatamente o que está por vir, então precisamos esperar até o ano que vem para podermos saber. Nos vemos em 2011!!


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×