Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Blacklist – Primeira temporada – Parte 1

Por: em 10 de dezembro de 2013

The Blacklist – Primeira temporada – Parte 1

Por: em

the blacklist cast

Em meio a uma safra de pilotos sem carisma e criatividade, poucas estreias arrebataram os fãs e audiência americana em 2013. Sabemos com tantas emissoras e produções, é mesmo complicado manter a originalidade e envolver as pessoas com uma saga que nos atraia a sentar na frente da tela por 20 ou 40 minutos semanais.

The Blacklist, quando anunciada, parecia mais uma série investigativa procedural, protagonizada por um criminoso disposto a colaborar com o governo e ajudar a encontrar bandidos muito perigosos, sendo algum deles, até mesmo desconhecidos das autoridades. Inclusive, no site oficial de TBL, a NBC divulgou um pouco mais dos criminosos, que você confere aqui.

Felizmente, com o passar dos episódios, os casos estão cada vez mais intrigantes e influenciam a trama central, que gira em torno do relacionamento da agente Keen com o criminoso Red e também com seu marido Tom. Satisfeitos com os rumos do roteiro e as reviravoltas, decidimos montar um post pra falar um pouco do que nos impressionou até agora. Vamos lá?

 

1×01 – Pilot

The-Blacklist-pilot

Primeiras Impressões aqui.

 

1×02 – The Freelancer

IF

Com a mesma qualidade do piloto, “The Freelancer” apenas confirmou todo o potencial que The Blacklist apresentou inicialmente. Na história, Red e Liz trabalham juntos para impedir que um assassino conhecido com “Freelancer” mate seu próximo alvo. O fato do assassino usar grandes acidentes para matar uma única pessoa, combinado com uma trama sobre tráfico humano, tornou praticamente impossível o episódio ser ruim. Claro que a Floriana Campo, que organizava eventos humanitários contra a exploração humana, no final ser a vilã não é a coisa mais original do mundo, mas a série conseguiu lidar bem com o clichê e transformou-o em algo positivo.

 

1×03 – Wujing

The Blacklist - Season 1

Um episódio muito intrigante, em que mais cartas foram colocadas na mesa. Quem é o homem da maçã e qual o motivo de colocarem câmeras na casa de Liz? O caso da semana trouxe bons momentos com nossa protagonista disfarçada num encontro com um assassino de espiões. Red mostrou que está disposto a fazer qualquer coisa pela Liz. Fiquei impressionada com a frieza dela depois que o Red atirou no homem do Wujin. Não engoli a volta do Tom pra casa, com toda aquela pose de coitadinho. Será que é muito óbvio o marido da Liz ser um vilão? A arma encontrada com os passaportes do moço estava ligada a um crime considerado confidencial pelo FBI. É tudo armação do Red pra incriminar Tom?

 

1×04 – The Stewmaker 

the blacklist 1x04

Pra minha surpresa, The Blacklist nos apresentou um vilão estilo Dexter, com uma vida social, família e cachorro, nada que o apontasse como um homem capaz de derreter suas vítimas da maneira mais cruel possível. Como não ter arrepios quando um criminoso desse tipo está com a Liz? As cenas da cabana me deram medo, incluindo a fuga na floresta. Toda aquela história do fazendeiro que perdeu a família era mesmo a vida do Red? Quem era dona da foto que ele pegou? Quanto ao mistério sobre a vida do marido, Liz encontrou mais uma pista que ligava o moço ao caso confidencial da arma na caixa.  Teria ele usado uma viagem com a amada pra praticar um crime?

 

1×05 – The Courier

the-blacklist-the-courier-Robert-Knepper-02

Qualquer episódio que escale Robert Knepper já merece minha atenção. E quem melhor pra interpretar um assassino que não sente dor? Medo desse sujeito.  Donald como alguém assim é que foi inesperado, mas o agente me convenceu do disfarce na boate. Aquele homem que, no sonho da Liz, quase a estrangulou por informações é a imagem que tenho do Tom, não esse bobo inocente que ele aparenta pra esposa. E quando o episódio mostrou ela vendo aqueles arquivos e fotos e depois Tom com a caixa dizendo que queria conversar, minha ansiedade pro que vinha a seguir era enorme.

 

1×06 – Gina Zanetakos

The Blacklist - Season 1

Quando esse episódio começou, parte comemorou por imaginar que saberíamos desde cedo a verdade sobre Tom. Mas parte de mim não acreditava que o roteiro fosse nos entregar tão cedo um mistério assim. Meus instintos estavam certos. Apesar de ter sido liberado pelo FBI, continuam dúbias as intenções do marido da Liz. Gina Zanetakos  falou a verdade ou é mesmo amante de Tom? Por que Red inventaria tudo isso sobre o marido de Liz se ele fosse um bobo inocente? Teria alguma conexão com os lucros que Red obteve com a morte do agente russo desertor pelas mãos de Gina?

 

1×07 – Frederick Barnes

the blacklist 1x07

“Frederick Barnes” é um dos episódios mais fillers que a série já apresentou até aqui, onde pouca coisa sobre os mistérios ou desenvolvimento dos personagens foram apresentados (exceto o Red voltando para a cada em que cresceu e explodindo o lugar). Apesar disso, mesmo assim ele foi ótimo e interessante de assistir. Até porque quem não se interessaria depois de ver, na cena inicial, um desconhecido matando várias pessoas no metrô com sua “maleta esquecida”? O vilão fazia isso para que, com o foco nas mortes, alguém descobrisse uma cura para a doença super rara de seu filho. Ou seja, aquele típico “fazendo o certo de maneiras totalmente erradas”, onde Red até se compadeceu pelo cientista.

 

1×08 – General Ludd

the blacklist 1x08

No oitavo episódio de The Blacklist, Liz descobre um elaborado plano para destruir o sistema financeiro do país quando um novo nome da lista negra é revelado por Red. O caso da semana, assim como na maioria das vezes, foi ótimo, mas deixou aquela sensação de que poderia ter sido melhor desenvolvido. Sensação essa que é totalmente compensada pela história de fundo que, com o pai adotivo da Liz adoecido, rendeu excelentes momentos. Os maiores destaques ficam para quando Red mata com o travesseiro o pai da amiga e quando conversa com Tom, que supostamente não o conhece (coisa que causa algumas dúvidas). Enquanto isso, a série praticamente grita implicitamente de que o Red é o pai da Elizabeth, o que me deixa com um pé atrás, pois seria muito difícil The Blacklist responder seu maior mistério de maneira tão óbvia. Só nos resta esperar pela resposta…

 

1×09 e 1×10 – Anslo Garrick

the blacklist 1x09

Sensacional. Uma única palavra já define esse episódio duplo que, com toda certeza, é o melhor até aqui. Tudo começa quando Anslo Garrick, o novo membro da lista, tem uma plano brilhante e invade o black site do FBI com o objetivo de capturar Red. A primeira parte é a melhor, principalmente porque se passa em um lugar fechado e isso passou toda a tensão necessária, dando a impressão de que ninguém estava seguro (exceto Red e Liz, obviamente). Porém, a segunda parte não ficou muito atrás e concluiu de maneira igualmente fantástica a história. A cena mais intrigante, sem dúvidas, vai para quando a protagonista finalmente confronta Red, perguntando se ele é seu pai. O criminoso diz que não, será que ele finalmente diz a verdade? Os mistérios pipocam para todos os lados, e eu não poderia estar mais curioso pelas respostas. Quem são as pessoas que sequestraram o Red? O Tom é realmente inocente? Quem é a mulher que Red pesquisou no final do 1×08? E as questões não param por aí, mas infelizmente teremos que esperar até 13 de janeiro para vermos onde tudo isso vai dar…

 

E pra vocês, que curtem The Blacklist tanto quanto nós, aguardem as reviews semanais da série em 2014, que serão divididas entre nós, Andrezza e Douglas.  Agora precisamos saber sua opinião sobre o que rolou até o 1×10 e, claro todas as suas teorias sobre os rumos da série. Pedimos a gentileza de evitar spoilers, mantendo os comentários sobre o que foi apresentado e especulações.


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×